Chaves codificadas: entenda o que são e como funcionam!

Pessoa segurando uma chave codificada veicular

As chaves veiculares foram criadas no começo da década de 1990. No início, elas eram mais simples e confeccionadas apenas com um segredo mecânico e uma lâmina metálica. 

Porém, com o passar dos anos e devido a busca por mais segurança, surgiram no mercado chaves mais modernas e tecnológicas, como as chaves codificadas. Você já ouviu falar sobre elas?

Hoje em dia, basicamente todos os veículos que saem de fábrica possuem uma chave desse tipo. Por isso, vale a pena entender com mais detalhes o que elas são de fato e como funcionam na prática. 

Para tanto, acompanhe as informações a seguir com atenção!

O que é uma chave codificada?

Para entender exatamente o que é uma chave codificada, vale a pena fazer uma analogia com um item que faz parte do dia a dia de grande parte das pessoas: o celular.

No começo, os celulares eram aparelhos de certa forma limitados, com poucas funcionalidades e uma baixa camada de segurança. 

Contudo, esses e outros aspectos foram evoluindo ano a ano de modo que atualmente é possível configurar reconhecimento facial e impressões digitais para bloquear e desbloquear o celular.

Pois bem, a chave codificada é como se fosse a impressão digital de um veículo!

Isso porque uma chave desse tipo é composta por um chip que guarda um código eletrônico exclusivo referente a cada automóvel.

Então, da mesma forma que cada pessoa tem uma impressão digital, cada veículo que usa uma chave codificada possui um código único. 

Assim, o nível de segurança acaba sendo maior, afinal, cada chave liga, desliga, trava e destrava um veículo específico.

Como funcionam as chaves codificadas?

Como você viu acima, a principal característica das chaves codificadas é que elas possuem um chip interno, sendo que esse componente é o responsável por armazenar um código eletrônico exclusivo que faz toda a mágica acontecer.

Mas afinal, como esse tipo de chave funciona exatamente? Apesar de parecer um sistema complexo, o funcionamento das chaves codificadas é bastante simples.

O que ocorre é o seguinte: a chave codificada (transponder), ao ser acionada, envia um sinal para a central de segurança presente no interior do carro (imobilizador). Assim, por meio dessa comunicação, ela permite tanto dar a partida no veículo quanto abrir e trancar as suas portas.

Se a codificação da chave e a da central coincidirem, você conseguirá destravar e travar as portas sem maiores problemas e ligar o veículo para poder dirigir.

Agora, se não houver uma correspondência nessa comunicação, o motor simplesmente não pegará e você não conseguirá abrir ou fechar as portas do veículo (exceto se houver a opção para fazer isso manualmente).

E se você perder a chave codificada?

Pessoa segurando uma chave codificada veicular com um carro atrás

Mesmo que você seja uma pessoa cuidadosa, pode acontecer de, um dia, você acabar perdendo a sua chave. Sendo assim, o que fazer nesse caso?

A primeira solução seria utilizar a chave reserva. Afinal, dessa forma você poderia continuar pilotando o seu veículo sem maiores dificuldades.

Porém, se você não tiver essa chave reserva, outro caminho seria entrar em contato com a empresa que lhe vendeu o veículo para solicitar uma nova chave. 

Isso porque, como você viu, devido ao fato de que cada chave codificada tem um código único, exclusivo, você não conseguirá acionar o seu veículo com nenhuma outra chave.

Portanto, para conseguir utilizar o carro novamente, será necessário recorrer à fabricante ou concessionária para que você possa obter a chave certa e, assim, voltar a pilotar.

Quais cuidados você deve ter com as chaves codificadas?

Pegando gancho com o que foi dito anteriormente, o primeiro cuidado que você deve ter com a chave codificada é ter atenção aos lugares onde você a coloca e guarda. Afinal, conforme você viu, há um certo trabalho caso você a perca um dia.

Além disso, outro cuidado que você deve ter com essa peça é evitar molhá-la, pois diante dessa circunstância, ela pode estragar devido ao contato com a água ou outro tipo de líquido.

Ademais, outra orientação diz respeito a quedas. Isso porque se você derrubar a chave no chão, ela pode estragar, visto que possui diversos componentes eletrônicos em seu interior.

É claro que uma vez ou outra, não tem problema. Mas se isso costuma acontecer com frequência ou se houver, por exemplo, uma queda de uma altura considerável, as chances de danos e problemas são maiores. Portanto, tome cuidado para evitar esse tipo de situação.

Por fim, um último cuidado que você deve ter refere-se a hora de estacionar o seu veículo. 

Isso porque existem criminosos que utilizam aparelhos que podem bloquear a comunicação entre a chave codificada e central da segurança do automóvel — o que, consequentemente, pode facilitar a ação deles para furtos e roubos.

Na prática, funciona assim: ao acionar o botão da chave para travar o seu veículo, o aparelho utilizado pelos criminosos pode bloquear o sinal e impedir que o fechamento das portas seja feito. 

Dessa forma, o veículo acaba ficando aberto — o que facilita a ação dos criminosos. Por isso, ao estacionar, sair do carro e acionar o botão da chave, não deixe de verificar também a maçaneta manualmente.

Trata-se de um cuidado simples, básico, mas que pode ser de grande relevância para evitar maiores contratempos.

Quanto custa para obter uma nova chave codificada?

Pessoa apontando uma lupa em notas de dinheiro

Se você seguir as orientações apresentadas acima, dificilmente terá problemas com sua chave codificada. Entretanto, se alguma coisa acontecer com essa peça um dia e você precisar de uma nova, é importante saber quanto isso custará.

Por ser um sistema mais moderno e tecnológico, obter uma chave codificada acaba sendo mais caro do que se tivesse uma chave convencional.

No caso de uma chave convencional (que é menos segura, vale ressaltar), é possível obtê-la gastando R$ 50,00 ou até menos em um chaveiro de confiança.

Agora, no caso da chave codificada, os valores costumam partir de R$ 150,00. Ou seja, três vezes mais. Sem contar que dependendo do modelo do carro, essa quantia pode ser ainda maior.

Portanto, para evitar dores de cabeça e gastos extras, tenha sempre cuidado com a sua chave, ok?

Entendeu o que são chaves codificadas e como elas funcionam? Como você acompanhou, o principal objetivo desse item é gerar uma camada de proteção extra para quem possui um veículo.
Para encerrar, confira este outro post: injeção eletrônica – o que é e qual a sua finalidade!

Deixe um comentário