Comparativo: Honda CG 160 Titan vs Yamaha Fazer 150

Estrada com as motos Honda CG 160 e Yamaha Fazer 150.

Por conta do preço não tão elevado, além de alguns atributos interessantes, a Honda CG 160 Titan e a Yamaha Fazer 150 são duas motocicletas que fazem bastante sucesso entre os condutores brasileiros.

Ao sair pelas ruas, é bem provável que você se depare com algumas delas circulando por aí. Agora, você saberia dizer qual é a melhor? Está interessado em comprar uma delas e deseja saber qual pode atender melhor às suas necessidades? Então acompanhe este artigo até o fim.

Nele, nós mostraremos as principais características, semelhanças e diferenças entre a Honda CG 160 Titan e a Yamaha Fazer 150. Assim, a partir dessas informações, você poderá avaliar qual faz mais sentido para o seu caso. 

Confira!

Honda CG 160 Titan vs Yamaha Fazer 150: comparativo 

Nós separamos as informações referentes às duas motos em 9 tópicos. O primeiro deles trata sobre o ano de lançamento de cada uma. Acompanhe!

Ano de lançamento

Para começar, falaremos sobre a Honda CG 160 Titan. Ela foi lançada, em sua primeira versão, lá em 1976. Ou seja, trata-se de uma moto que tem bastante tempo de mercado (mais de 45 anos).

Ao longo desse tempo, claro, ela passou por diversas mudanças e melhorias — e você verá ao longo deste artigo como ela está hoje. Já a Yamaha Fazer 150 é uma motocicleta mais nova. Ela foi lançada pela montadora japonesa em 2013.

Aparência

Design e beleza são coisas muito pessoais, não é verdade? O que pode ser bonito para você, pode não ser para outro motociclista.

Agora, vale observar que tanto a motocicleta da Honda quanto a da Yamaha não são veículos muito diferentes em termos de aparência. Apenas um ou outro detalhe que muda de uma para outra.

Para muitas pessoas, a aparência da Fazer 150 é um pouco mais esportiva que a da CG 160. Então, cabe a você avaliar qual lhe agrada mais visualmente.

Motor, potência e torque

Agora que já falamos sobre o ano de lançamento de cada moto, além da aparência delas, falaremos sobre um tópico bastante importante que se refere ao motor, potência e torque de cada veículo.

Para começar, falaremos sobre a Honda CG 160 Titan, considerando o uso de gasolina, ok?

Ela tem um motor monocilíndrico de 162,7 cc (alimentação via injeção eletrônica), com potência máxima de 14,9 cv a 8.000 RPM e torque máximo de 1,40 kgfm a 7.000 rotações por minuto.

Já a Yamaha Fazer 150 tem um motor monocilíndrico de 149 cc (também injeção eletrônica), com potência máxima de 12,2 cv a 7.500 RPM e torque máximo de 1,30 kgfm a 5.500 RPM.

Ou seja, com base nesses dados, é possível observar que a Titan tem mais potência e torque que a Fazer. 

Acessórios e equipamentos de série

Guidão de uma motocicleta na estrada

A Honda CG 160 Titan, conta com:

  • painel 100% digital;
  • rodas de liga leve de 18 polegadas;
  • altura do assento de 790 mm;
  • suporte da pedaleira do garupa em alumínio;
  • lâmpadas halógenas de 35 Watts e 12 volts (o que oferece iluminação eficiente);
  • suspensão dianteira do tipo garfo telescópio e suspensão traseira do tipo duplo amortecedor. 

Já a Yamaha Fazer 150, conta com:

  • painel que mistura analógico e digital (com um marcador de marchas);
  • rodas de liga leve de 18 polegadas;
  • altura do assento de 785 mm;
  • lâmpadas halógenas de 35 Watts e 12 volts;
  • suporte da pedaleira do garupa em aço;
  • suspensão dianteira do tipo garfo telescópio e suspensão traseira do tipo duplo amortecedor. 
  • cavalete central (o que ajuda a estacionar a moto e auxilia em situações de manutenção, como troca de pneu).

Freios

Dando prosseguimento ao comparativo entre a Honda CG 160 Titan e a Yamaha Fazer 150, nós não podemos deixar de falar sobre os freios, afinal, trata-se de um item de segurança de suma importância.

A CG 160 tem um sistema de auxílio de frenagem, chamado de CBS (combined brake system), que utiliza dutos hidráulicos. Além disso, conta com freio dianteiro a disco de 240 mm de diâmetro e freio traseiro do tipo tambor.

A Fazer 150 também tem um sistema de auxílio de frenagem, porém chamado de UBS (unified brake system), que possui uma divisão mecânica. O seu freio frontal é a disco (de 245 mm de diâmetro) e o freio traseiro é do tipo tambor.

Combustível e tanque

Outro assunto que interessa grande parte dos condutores refere-se ao consumo (combustível) das motocicletas.

A Honda CG tem um tanque de 16,1 litros, sendo 3,1l de reserva. E o bocal é do tipo aeronáutico. Já a Yamaha 150 tem um tanque de 15,2 litros, com 3l de reserva, sendo que o bocal é convencional.

Ambas motocicletas têm um consumo médio de 40 km/l rodando na cidade. Além disso, as duas são flex, ou seja, podem ser abastecidas tanto com etanol quanto com gasolina.

Peso e capacidade de carga

Motociclista em uma estrada carregando bagagem

A CG 160 Titan pesa 117 kg. Já a Fazer 150, 130 kg. Então, o modelo da Yamaha é um pouco mais pesado.

Além disso, é interessante falar sobre a capacidade de carga das duas motocicletas, que se refere ao piloto, mais passageiro, bagagem e acessórios. A Honda CG 160 Titan suporta 161 kg e a Yamaha Fazer 150, 170 kg.

Revisão

Chegando quase ao final do comparativo, temos o tópico sobre a revisão.

A primeira revisão tanto da CG 160 Titan quanto da Fazer 150 deve ser realizada aos 1.000 km rodados. Contudo, as revisões seguintes são o que diferem uma moto da outra.

Enquanto a Honda diz que as revisões da CG devem ser feitas a cada 6.000 km, a Yamaha indica um período inferior — a cada 5.000 km.

Preço

Por fim, mas não menos importante, temos o preço — um fator bastante relevante, visto que os veículos no Brasil, de modo geral, estão cada vez  mais caros.

A CG 160 Titan pode ser adquirida, zero, a partir de R$ 18.200. Já a Fazer 150, a partir de R$ 16.990. Então, como você pode observar, o preço do modelo da Yamaha é um pouco menor.

Além disso, vale ressaltar que ambas as motos possuem 3 anos de garantia.

E então, com base nas características e informações apresentadas ao longo deste conteúdo, qual dessas duas motos despertou mais o seu interesse? Comente abaixo!

Deixe um comentário