Os 6 cuidados para se ter com os pneus da moto

Pessoa montada em sua motocicleta na estrada com foco nas rodas traseiras

Existem alguns cuidados com os pneus da moto que todo motociclista deve ter em seu dia a dia. Afinal, eles ajudam a proporcionar mais segurança, estabilidade, aderência, eficiência e controle ao pilotar.

Agora, você saberia dizer quais são todos esses cuidados? Além disso, será que você costuma levá-los em consideração na hora de se locomover com a sua moto?

Para esclarecer essas e outras questões, confira, com atenção, as dicas e informações que separamos a seguir! Boa leitura!

Quais são os principais cuidados com os pneus da moto?

1. Calibragem

Um dos primeiros cuidados com os pneus da moto que você deve dar atenção em sua rotina refere-se a pressão dos pneus, ou seja, a calibragem.

Isso porque, pneus descalibrados, com baixa pressão, além de comprometerem a aderência e aumentarem o consumo de combustível, podem fazer a roda entortar ou ainda furar, gerando assim uma possível queda, colisão ou acidente

Portanto, para evitar esses e outros problemas, mantenha os pneus da sua moto sempre com a calibragem em dia, ok? O nível de pressão adequado é indicado no manual do proprietário. 

Além disso, procure calibrar os pneus com uma certa regularidade — a cada 15 dias, mais ou menos.

Veja também: pneu de moto furado: o que fazer e como evitar esse problema.

2. Alinhamento e balanceamento

Além de dar atenção a calibragem dos pneus da sua moto, é importante que, de tempos em tempos, você leve o seu veículo até uma boa oficina mecânica para passar por um alinhamento e balanceamento.

Não precisa ser algo tão frequente quanto à calibragem, porém ainda sim é importante investir nesses dois procedimentos — especialmente se você sofreu uma queda, uma colisão, um acidente ou se for trocar os pneus.

3. Condições dos pneus

Pneus de motos

Outro cuidado de suma importância que você deve ter com os pneus da sua moto no dia a dia é estar sempre de olho nas condições em que eles se encontram.

Isso porque é natural que esses componentes se desgastem com o passar do tempo. E dirigir com os pneus “carecas”, velhos e ressecados, definitivamente não é uma boa escolha.

Primeiro, porque ao pilotar com pneus nessas condições você estará colocando a sua segurança e a de outras pessoas em risco. E segundo, porque conduzir um veículo com pneus sem as condições adequadas (carecas) trata-se de uma infração grave.

Isso significa que, além de poder ocasionar um acidente, uma colisão, você pode ser autuado de acordo com o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Por conta disso, você levará cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mais uma multa no valor de R$195,23.

Portanto, pelo menos uma vez por semana, verifique as condições dos pneus do seu veículo. 

Além disso, observe no pneu a sigla TWI (Tread Wear Indicator), pois ela informa o limite máximo de uso do pneu.

4. Trocas

Pegando gancho com o tópico anterior, outro cuidado importante que você deve ter com os pneus da sua moto é trocá-los sempre que você verificar que eles estão com problemas e em más condições.

Agora, para isso, há outro cuidado relevante: adquirir um modelo de pneu adequado para a sua moto, com o tipo, tamanho e formato corretos.

Isso porque, cada moto tem sua especificidade, com padrões e medidas diferentes. Então, ao precisar trocar os pneus do seu veículo, olhe no manual para escolher o modelo certo.

Além disso, opte por uma marca boa e conhecida no mercado, evite pneus usados e frisados/riscados, faça a compra em uma loja de confiança e conte com o serviço de uma oficina especializada e qualificada para realizar o serviço de troca, ok?

Em geral, pneus de moto aguentam cerca de 10 mil km até precisarem de uma troca. Porém, não é uma regra definitiva, afinal, isso pode variar de motociclista para motociclista. 

Portanto, como dissemos na dica anterior, esteja sempre atento às condições dos pneus e, também, veja qual é a recomendação da fabricante no manual do veículo.

5. Atenção após a troca

Depois que os pneus da sua moto forem trocados é importante que, primeiro, eles passem por um alinhamento e balanceamento (como já dissemos), e segundo, que você não “abuse” deles em curvas, frenagens e acelerações intensas.

Como são componentes novos, é importante que eles não sejam “forçados” sem necessidade. Inicialmente, você deve ir pegando o jeito até se acostumar com o padrão de aderência.

Então, nos primeiros quilômetros rodados com os pneus novos, procure dirigir tranquilamente, sem acelerar/frear bruscamente e sem fazer manobras arriscadas — caso contrário, você pode perder o controle da moto e cair, ou causar um acidente envolvendo outras pessoas.

Veja também: como fazer a manutenção da moto de maneira correta.

6. Estacionamento

Várias motos estacionadas na rua

Dando prosseguimento a lista de principais cuidados com os pneus da moto, nós não podemos deixar de falar sobre o ato de estacionar.

Afinal, se você costuma parar a sua moto em “qualquer lugar”, especialmente em locais irregulares, com cascalhos, lama, pedras, entre outros detritos e itens pontiagudos, pode ser que os pneus do seu veículo estraguem com mais facilidade e em pouco tempo.

Portanto, sempre que sair com a sua moto, dê preferência para locais planos e regulares, sem grandes riscos, na hora de estacionar.

Veja também: 7 dicas essenciais sobre como lavar a moto corretamente.

Cuide bem dos pneus da sua moto!

Ao longo deste post você conferiu os principais cuidados com os pneus da moto para se ter no dia a dia.

Portanto, com base nas dicas e informações apresentadas, cuide bem do seu veículo de modo a mantê-lo sempre bem conservado, eficiente e seguro, ok?

Tenha em mente que os pneus são os componentes mais importantes em uma motocicleta. Sem eles, não seria possível pilotar aí. Então, ter bastante cuidado com eles em sua rotina é fundamental!

E se você conhece outros motociclistas e acha que esse artigo pode ser útil para eles, compartilhe-o. Quanto mais pessoas estiverem conscientes e forem cuidadosas com os pneus da moto melhor!

Deixe um comentário