Especial Dia do Guincheiro – 29 de junho

No dia 29 de junho é celebrado no Brasil o Dia do Guincheiro. Por isso, nós do Cadê Guincho, trouxemos algumas informações e reflexões importantes a respeito desse profissional no artigo de hoje.

Portanto, se você trabalha como guincheiro ou está pensando em começar a atuar nessa área, não deixe de acompanhar a leitura até o final!

O Dia do Guincheiro

Criado em 1999 pelo Projeto de Lei nº 835 e instituído pela Lei nº 10.534/2000, o Dia do Guincheiro está completando 23 anos em 2022, sendo uma homenagem aos profissionais que circulam dia e noite pelas ruas, estradas, rodovias e avenidas do país ajudando motoristas nas mais diversas situações.

A importância do guincheiro

Todos os dias, milhares de motoristas trafegam pelas vias brasileiras, seja a trabalho, seja a passeio, entre outros motivos. 

E com tantos carros, motos, caminhões, ônibus etc. circulando diariamente, é comum nos depararmos com algumas situações como acidentes, colisões e veículos quebrados, que tiveram alguma pane ou outro tipo de problema.

Sendo assim, é nesse momento que entra o profissional do guincho, o guincheiro, afinal de contas, ele é quem ajudará os motoristas e fará a retirada dos veículos para que possam ser levados até um local adequado e seguro.

Exemplo 1 – viagem em família

Imagine que uma família esteja fazendo uma viagem de carro e, de repente, o veículo começa a falhar, a apresentar problemas em determinada parte do trajeto até que ele para de vez.

Dependendo da via ou da região que isso acontecer, pode ser um grande risco para a integridade e para a segurança da família, afinal de contas, e se o carro quebrar no meio de uma rodovia? Ou ainda, em uma região perigosa?

Por isso, para socorrer essa família e evitar que problemas maiores aconteçam, o guincheiro vai até o local e ajuda todos os envolvidos com suas habilidades e o seu braço direito, o caminhão guincho.

Ou seja, um guincheiro não é apenas um profissional que reboca veículos acidentados ou com problemas. Na verdade, ele tem um papel essencial na sociedade. 

Afinal, nas horas mais difíceis, na chuva, no frio, de madrugada, ele deixa a família dele para ajudar a família dos outros.

Exemplo 2 – veículo quebrado

Carro sendo guinchado

Imagine agora que uma pessoa está prestes a sair de casa para ir trabalhar. Ela pega a chave do veículo, abre ele, senta no banco e coloca-a na ignição para dar a partida, porém, nesse momento, o carro simplesmente não liga.

Pode ser a bateria, pode ser falta de combustível, pode ser um problema na ignição, entre outros fatores. 

Pois então, e agora? O que fazer? A pessoa até pode ir ao trabalho utilizando um outro meio de transporte, como trem, ônibus, metrô, táxi ou Uber, por exemplo.

Porém, ao retornar para casa, ela precisa buscar uma solução para o seu veículo, afinal de contas, não dá para deixá-lo parado, sem funcionamento.

Agora, o que fazer se o veículo não liga, não sai do lugar? Não tem como levá-lo empurrando. 

Por isso, chama-se um guincheiro que vai prender o carro no seu caminhão e transportá-lo até uma oficina mecânica para ser verificado e consertado.

A rotina de um guincheiro

Como existem motoristas e motociclistas circulando todos os dias pelo país, em qualquer hora do dia, muitas vezes um guincheiro não tem uma rotina definida.

Afinal de contas, ele fica à espera de chamados, isto é, de ocorrências para que ele possa ser acionado e, assim, prestar os seus serviços.

Por exemplo, no Cadê Guincho, há profissionais à disposição 24 horas por dia. 

Então, não importa se é feriado, se é sábado ou domingo, ou se é de madrugada, em qualquer dia e horário da semana, haverá guincheiros prontos e disponíveis para trabalhar.

E isso, claro, é algo muito importante, pois não dá para adivinhar quando um veículo terá um problema ou quando um acidente acontecerá.

Agora, é claro que essa questão de rotina não é uma regra. Há também profissionais que trabalham em uma jornada mais regrada e definida.

Tudo vai depender da forma que você pretende trabalhar — como autônomo, para uma empresa etc.

Depoimento

Na plataforma do Cadê Guincho existem mais de nove mil guincheiros cadastrados atualmente e um deles é o Sr. Luiz Eduardo, de São Paulo, que atua pelo aplicativo desde 2017. De acordo com ele:

“Guinchar não é uma tarefa fácil, mas é algo prazeroso. Muitas vezes, não temos dia certo, nem horário para trabalhar, pois sempre que o cliente precisa estamos de prontidão para atender. A satisfação é saber que, de alguma forma, ajudamos quem precisa em uma emergência após ter ocorrido uma pane ou infelizmente até mesmo um acidente com o veículo. E eu sempre exerço meu trabalho com zelo.”

Ou seja, apesar dos desafios (que estão presentes em qualquer outra profissão), o Sr. Luiz Eduardo se sente muito feliz e satisfeito com sua área de atuação e não é à toa que ele trabalha há tantos anos como guincheiro.

Cadastre-se no Cadê Guincho

Por fim, para encerrar nosso artigo sobre o Dia do Guincheiro, se você atua nessa área e quer trabalhar em uma plataforma séria, respeitada e muito bem avaliada pelos usuários, cadastre-se no Cadê Guincho!

Veja a seguir algumas das vantagens de fazer parte da maior comunidade de guincheiros do Brasil:

  • Você escolhe a sua própria tabela de preços e quais serviços pode oferecer;
  • Você define suas formas de pagamento e recebe direto do usuário pelo serviço realizado;
  • Não perca tempo fazendo orçamentos. Seja acionado somente quando o serviço estiver fechado;
  • O Cadê Guincho abre a rota sugerida no GPS de sua preferência;
  • O Cadê Guincho investe constantemente para aumentar a exposição e divulgação do aplicativo;
  • Economize tempo, combustível e telefone — a melhor taxa de retorno para seus serviços;
  • Não é exigida exclusividade;
  • Faça seu próprio horário;
  • Os dados de todos profissionais ficam sempre protegidos em nossa base;
  • E muito mais!

Portanto, para mais informações, acesse Profissional Cadê Guincho ou entre em contato com nosso setor de cadastros através do WhatsApp (11) 4003-3175.

Deixe um comentário