Dia nacional do Fusca

Farol de fusca

O Fusca é um carro muito popular e apresenta diversos nomes dependendo da região do planeta onde está inserido. No entanto, nenhuma denominação é tão irreverente e icônica quanto à palavra Fusca. Admirado por muitas pessoas, esse veículo tem uma história marcante e carrega inúmeras curiosidades ainda desconhecidas por uma parte do público.

A data 20 de janeiro é conhecida por todos os amantes do mundo automotivo por ser o Dia Nacional do Fusca. Ela foi inventada no ano de 1989 por alguns entusiastas brasileiros em comunhão com uma montadora alemã.

Apesar de ter passado longos anos, o Fusca não caiu em desuso. Pelo contrário, ainda existem muitos motoristas que demonstram prazer em pilotar essa máquina de quatro rodas. Por isso, preparamos um artigo repleto de informações e curiosidades a respeito desse simpático veículo. Vamos conferir?

O Fusca em uma abordagem histórica

Fusca em uma estrada

No ano de 1953 a marca alemã Volkswagen iniciou as operações do Fusca no Brasil. Na época, a montagem do modelo era realizada em um galpão situado no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

Então, lá nos primórdios, esse carro era oficialmente chamado de Volkswagen Sedan. O primeiro Fusca com características brasileiras surgiu no dia 3 de janeiro de 1959. A sua linha de produção estava localizada na unidade industrial de Anchieta, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

No entanto, esse modelo de carro já era montado no Brasil anteriormente, mas com diversos componentes importados. E foi justamente nesta data que o índice referente à nacionalização do carro atingiu a marca de 54%.

Desse modo, pode-se dizer que o Dia Nacional do Fusca não foi criado à toa. Na verdade, o sucesso foi tão grande que motivou a venda de aproximadamente 3,1 milhões de Fuscas dentro do Brasil. Apesar de esse carro marcar o início da indústria de automóveis no Brasil, ele não foi o primeiro veículo nacionalizado pela Volkswagen.

Na verdade, a também famosa Kombi já estava sendo montada desde 1957 com grande parte dos seus componentes fabricados em território nacional. Dessa forma, ambos os modelos compartilhavam diversas peças, incluindo o motor.

No entanto, com o passar do tempo, o Fusca passou a ser produzido com versões diferentes de motor, contendo quatro cilindros refrigerados com ar. Atualmente, pode-se dizer que o câmbio desse carro ainda contém a tração das quatro rodas e as quatro marchas. Em contrapartida, o tamanho do seu motor passou por um processo de evolução.

Primeiramente, foi modificado de 1.2 para a potência 1.3. No decorrer, surgiram as versões 1.5 e 1.6. O primeiro automóvel do Brasil com teto solar. Em 1965 os amantes do Fusca foram contemplados com o teto solar.

E vale a pena mencionar que esse modelo foi o primeiro automóvel nacional a adotar essa tecnologia. Na ocasião, a escotilha era confeccionada com chapa, diferentemente dos dias atuais, onde os tetos solares são fabricados a base do vidro.

Além disso, outra diferença estava na forma de manusear esse equipamento: o acesso era totalmente manual. Assim, a Volkswagen demonstrava grande confiança quanto ao clima tropical predominante no Brasil. No entanto, o volume de vendas não atendeu as expectativas da montadora. Rapidamente o modelo ficou conhecido como Cornowagen, diminuindo, assim, o potencial de venda do carro.

O Fusca foi o carro mais vendido durante 23 anos

Fusca estacionado

Em um período de 23 anos o Fusca ocupou o primeiro lugar no ranking dos automóveis mais vendidos em território nacional. O início desse sucesso se deu em 1959, após o veículo ser nacionalizado.

Dessa forma, o automóvel seguiu firme na liderança de vendas até o ano de 1982. Em 1983, o Fusca perdeu o primeiro lugar para o Chevette. Já entre os anos 1984 e 1986, o Monza foi o carro líder de mercado no Brasil. No entanto, em 1987 a Volkswagen voltou a ter um automóvel com grande sucesso nas vendas: o Gol.

O quarto carro mais fabricado no Brasil

Obviamente, o sucesso proporcionado pela venda expressiva do Fusca impactou positivamente o processo de fabricação da montadora. Com isso, esse foi o primeiro modelo de carro fabricado no Brasil a atingir o marco de um milhão de unidades fabricadas. Após isso, apenas o Uno, o Palio e o Gol conseguiram alcançar essa marca elevada de vendas.

No entanto, vale mencionar que esses carros apresentaram modelos diferentes no decorrer dos anos devido às gerações distintas na sua base de fabricação. Entretanto, o Fusca produzido no Brasil sempre apresentou fidelidade ao mesmo projeto, passando, unicamente, por algumas modificações pontuais.

A série de despedida

Fusca no dia nacional do fusca

Em 1996 a fabricação do Fusca foi encerrada. No entanto, ele não poderia sair de cena sem receber uma homenagem, certo? Então, para fechar com chave de ouro, a Volkswagen decidiu lançar a campanha Fusca Série de Ouro, contendo 1.500 exemplares do carro. Essa versão especial foi fabricada com faróis de milha, estofamento similar ao do Pointer GTI, vidros na cor verde, desembaçador traseiro e painel contendo o vidro branco.

Em 1998 a montadora realizou o lançamento do New Beetle. O intuito foi fazer uma reedição do Fusca antigo. No ano de 2012 a Volkswagen resolveu lançar o New Beetle de segunda geração. Esse carro também foi inspirado no modelo original do Fusca. No entanto, o conjunto mecânico e o visual apresentam um formato mais esportivo. Já no ano de 2017, a linha do “Novo Fusca” parou de ser fabricada no território nacional.

Modelos derivados do Fusca

Fusca na praia

Muita gente não sabe, mas o Fusca inspirou o surgimento de diversos modelos de carros espalhados pelo planeta. Assim, além de estimular a Volkswagen durante o processo de fabricação de novos automóveis, o Fusca também serviu de base para a fabricação de veículos de outras marcas.

Isso aconteceu por causa da simplicidade de sua mecânica, capaz de proporcionar um alto grau de confiança e segurança. Além disso, a sua grande aceitação dentro do mercado proporcionou ao Fusca um papel fundamental no processo de implementação da indústria brasileira de automóveis. Assim, pode-se dizer que esse veículo fez história, por isso, merece ser reverenciado no Dia Nacional do Fusca. Gostou de ler sobre a história do Fusca? Então aproveite para descobrir como fazer a manutenção preventiva do seu carro.

Cadê Guincho buscador de guincho e reboque 24 horas

Deixe um comentário