Filtros automotivos: função, tipos e quando trocar

Filtros veiculares em cima da mesa

Os filtros automotivos são componentes essenciais para garantir o bom funcionamento de um veículo. Agora, você sabe dizer exatamente quais são eles?

Muitos motoristas conhecem, por exemplo, o filtro de ar e de óleo. Porém, você sabia que existem outros tipos? Para descobrir quais são eles, basta continuar acompanhando o artigo.

Ao longo dele, você conhecerá os principais filtros presentes em um veículo e suas respectivas funções. Além disso, aprenderá quando deve trocá-los. Confira!

Qual é a função dos filtros automotivos?

Os filtros automotivos, também conhecidos como elementos filtrantes, são itens cuja função é manter o motor e outros componentes de um veículo sempre limpos e livres de impurezas. 

Como o próprio nome já sugere, os filtros são responsáveis por filtrar e eliminar sujeiras e partículas de poeira, óleo, combustível etc. para que elas não entrem no motor e em outras partes do automóvel.

Isso porque, caso isso aconteça, pode acabar gerando desgastes nas peças e comprometendo o desempenho e funcionamento adequado de diferentes itens.

Além disso, vale destacar que os filtros ainda ajudam a melhorar a qualidade do ar dentro do veículo — em especial, o filtro de cabine, também conhecido como filtro de ar-condicionado. Mais adiante, você entenderá mais sobre ele.

Quais são os filtros automotivos?

Após conhecer melhor as funções dos filtros automotivos, veja a seguir quais são os tipos de filtros presentes em um veículo, assim como suas principais atribuições!

Filtro de ar

O primeiro filtro automotivo é o filtro de ar. Ele é responsável por filtrar o ar que entra no motor, evitando que partículas de sujeira, poeira e outros detritos danifiquem as peças do motor, principalmente a sua câmara interna.

Ele é um dos filtros mais importantes do veículo, pois um motor sujo e sem ar limpo pode causar perda de potência, aumento do consumo de combustível e desgaste prematuro das peças móveis.

Em contrapartida, o ar limpo garante o desempenho consistente do motor — o que, evidentemente, é o que todo motorista deseja.

Filtro de óleo

Outro tipo de filtro presente em um veículo (e que é bastante conhecido) é o de óleo. 

Este tem como atribuição filtrar o óleo lubrificante que circula no motor, removendo impurezas e partículas que podem comprometer o funcionamento das peças. O próprio motor gera sujeiras com seu desgaste.

Logo, esse tipo de filtro protege não apenas o motor, como também outros itens. Por exemplo, cilindros, pistões, válvulas, velas etc.

Um filtro de óleo sujo pode impedir a passagem de óleo para as partes do motor que precisam de lubrificação. 

Dessa forma, pode-se causar um desgaste excessivo de diferentes componentes, além de danos permanentes que podem custar bem caro — o que, claro, ninguém quer, não é mesmo?

Filtro de combustível

Filtro de combustível veicular

Além do filtro de ar e de óleo, outro tipo de filtro presente em veículos é o de combustível

Esse item, no caso, fica encarregado de filtrar o combustível que chega ao motor, evitando que partículas e impurezas entrem no sistema de injeção. Um filtro de combustível sujo pode:

  • comprometer a bomba de combustível;
  • sujar o sistema de injeção, especialmente os bicos injetores;
  • reduzir o fluxo de combustível para o motor, causando perda de potência e aumento do consumo de combustível.

Por outro lado, um filtro em bom estado garante a economia de combustível e a segurança do motorista ao dirigir.

Filtro de cabine

Por fim, conforme mencionado no começo do artigo, há o filtro de cabine — ou filtro de ar-condicionado, se você preferir.

Esse filtro é responsável por filtrar o ar que entra no sistema de ar-condicionado do veículo, evitando que partículas de poeira, pólen e gases tóxicos entrem no interior do carro. 

Ele é importante para garantir a qualidade do ar dentro do veículo, especialmente para pessoas que sofrem de alergias e problemas respiratórios, como asma, bronquite e sinusite.

Quando trocar os filtros automotivos?

Agora que você já sabe quais são os principais filtros automotivos e qual a importância e função de cada um deles, é válido entender sobre outro tópico: o tempo de troca desses componentes.

Afinal, como diversos itens e peças, os filtros precisam ser substituídos com uma certa regularidade — mas afinal, qual seria o período certo? Bom, isso varia de acordo com cada filtro. Veja!

Troca do filtro de ar

O filtro de ar, que foi o primeiro que apresentamos, deve ser trocado a cada 10.000 quilômetros rodados, aproximadamente, dependendo das condições de uso do veículo. 

Se você costuma dirigir, por exemplo, em estradas de terra e em vias com muita poeira, pode ser necessário trocar esse filtro com mais frequência.

Troca do filtro de óleo

Em relação ao filtro de óleo, ele deve ser trocado em um prazo um pouco mais curto. O recomendado é que ele seja substituído a cada troca de óleo do veículo, que geralmente deve ser feita entre 5.000 e 10.000 km rodados.

Troca do filtro de combustível

No caso do filtro de combustível, o tempo de troca é igual ao do filtro de ar. Ou seja, o indicado é que essa substituição seja feita por volta de 10.000 km rodados — novamente, dependendo das condições de uso do veículo.

Isso porque, às vezes, pode ser necessário fazer a substituição antes desse período. 

Se o veículo estiver, por exemplo, com dificuldades para dar a partida, perdendo eficiência no consumo ou com o motor engasgando ao acelerar, talvez seja hora de trocar o filtro. Esses são sinais comuns quando esse item está com problema.

Troca do filtro de cabine

Filtro de ar condicionado automotivo

Por fim, em relação aos filtros de cabine (ar-condicionado), o prazo de troca costuma ser um pouco maior — de 10.000 a 15.000 km rodados, ou pelo menos uma vez por ano.

Entretanto, note que para todos os filtros, o tempo de troca envolve uma quilometragem estimada, não é uma regra. Até porque cada motorista dirige de uma maneira específica e em diferentes condições e situações.

Além disso, cada veículo tem suas próprias especificidades. Alguns modelos precisam de trocas e reparos mais cedo do que outros.

Sendo assim, o ideal é sempre verificar o manual do proprietário para obter orientações específicas para o seu veículo, ok?

Os filtros automotivos são itens relativamente baratos e de fácil substituição, quando comparados com o tamanho do dano que podem causar se derem problema.

Portanto, se você deseja que seu veículo esteja sempre rodando adequadamente e não lhe dê maiores dores de cabeça, fique de olho nos filtros e respeite os prazos de troca desses componentes, combinado?

E se você gostou do artigo e acredita que ele possa ajudar mais pessoas, compartilhe-o!

Deixe um comentário