Finalidade do compressor do ar-condicionado veicular

Compressor do ar-condicionado veicular

Você já ouviu falar sobre o compressor do ar-condicionado? Em termos simples, esse item é o coração do sistema de ar presente em um carro. Por isso, conhecê-lo, assim como entender o seu funcionamento é essencial.

Em dias quentes, por exemplo, durante o verão, é comum que grande parte dos motoristas ligue o ar-condicionado em algum momento para refrescar o ambiente o qual se encontram, isto é, o interior do veículo. E isso só é possível graças ao compressor.

Portanto, se você quer saber mais sobre o compressor do ar-condicionado e qual o seu papel nesse sistema de climatização veicular, acompanhe, com atenção, as informações que separamos a seguir!

Entendendo o compressor do ar-condicionado veicular

O compressor do ar-condicionado nada mais é do que uma peça que tem como finalidade aquecer e refrigerar o ar. Em sua composição há:

  • bobina de campo magnético;
  • disco frontal (ou disco de arraste);
  • eixo;
  • êmbolos;
  • pistões;
  • polia;
  • válvulas.

Agora, como essa peça funciona na prática?

Funcionamento do compressor de ar-condicionado

A partir do momento que você pressiona o botão de ar-condicionado em seu veículo, o compressor é acionado por uma polia através das correias do motor ou por meio de um motor elétrico (isso varia de veículo para veículo).

Para conseguir refrigerar o ar, o compressor comprime então o gás refrigerador, de modo a enviá-lo para o condensador do carro. 

Nesse momento, é realizado um processo que se chama arrefecimento, no qual é gerada uma queda na temperatura do ambiente.

Basicamente, o compressor comprime o gás refrigerante do sistema que foi succionado na forma gasosa de baixa pressão, liberando-o na forma gasosa de alta pressão.

Em outros termos, o compressor move e comprime o líquido refrigerante para aumentar a pressão do sistema e, assim, gerar a troca de temperaturas nos momentos apropriados.

Agora, vale ressaltar que, apesar de ser o “coração” do sistema de climatização veicular, o compressor não trabalha sozinho. 

Na verdade, para que todo o sistema funcione corretamente há um trabalho conjunto que envolve filtros, dispositivos de expansão, além de componentes como o condensador e o evaporador.

Assim, com todas essas peças e componentes trabalhando adequadamente, é possível utilizar o ar-condicionado no veículo de modo proporcionar maior conforto térmico tanto para o motorista quanto para os seus passageiros.

Agora, se o compressor não estiver funcionando corretamente…

Consequências de um compressor com mau funcionamento

Compressor de ar-condicionado veicular dentro do sistema do carro

Se o compressor do seu veículo estiver com algum problema, consequentemente o sistema de ar-condicionado não trabalhará corretamente.

Isso significa que, ao utilizar o ar-condicionado, ele pode não aquecer ou resfriar a temperatura interna do veículo como deveria e como você gostaria.

Sendo assim, nesse caso, é de suma importância buscar uma oficina mecânica de confiança para que um profissional qualificado e com os equipamentos certos possa fazer uma averiguação no sistema e, assim, trocar o componente se necessário.

Geralmente, o profissional utiliza equipamentos e máquinas específicas, como manômetro, multímetro, bomba de vácuo e um termômetro para verificar o estado do sistema de ar-condicionado e as peças que fazem parte dele.

Lembrando que caso seja necessário fazer a substituição do compressor, é necessário comprar uma peça que tenha as mesmas especificações do fabricante, ok?

Quanto custa um compressor?

Manter a manutenção e as revisões do seu veículo em dia é fundamental para evitar maiores problemas, gastos e transtornos. E por que estamos dizendo isso? Porque um compressor novo, original, não é um item tão barato assim.

O valor, claro, é diferente de acordo com cada modelo de carro. Contudo, apenas para você ter uma ideia, o preço de um compressor novo custa a partir de R$ 800,00.

Então, se você não deseja gastar essa quantia tão cedo com o compressor do seu carro, tenha cuidado com ele e leve o seu veículo até uma oficina o quanto antes, caso perceba algum mau funcionamento.

A importância da limpeza e lubrificação do compressor

Para que o sistema do ar-condicionado funcione de maneira adequada e não haja falhas/problemas, é importante que o compressor esteja sempre bem limpo e lubrificado com um óleo específico.

Isso porque, muitos problemas que acontecem com o compressor ou algum item do sistema de ar-condicionado se devem a sujeira, contaminação e/ou falta de lubrificação.

As principais atribuições do óleo lubrificante são: lubrificar peças móveis, filtrar sujeiras e/ou partículas, auxiliar no arrefecimento do compressor e evitar que as vedações das conexões fiquem ressecadas. 

Então, sempre que levar o seu veículo até um mecânico, peça para ele verificar essas questões de limpeza e lubrificação e também para averiguar o filtro de cabine.

Isso porque se esse filtro não estiver em um bom estado e higienizado, pode acabar ocasionando problemas respiratórios e até mesmo dermatológicos.

O uso do ar-condicionado no inverno

Quando se fala em ar-condicionado, grande parte das pessoas já o associa ao uso do equipamento em dias mais quentes, no verão. Porém, mesmo em dias mais frios, como no inverno, é importante utilizá-lo.

Isso porque assim evita-se o ressecamento das mangueiras, entre outros problemas no sistema. O recomendado é ligá-lo pelo menos uma vez por semana.

Curiosidade: origem e evolução do ar-condicionado

Você sabe quando o ar-condicionado foi utilizado pela primeira vez em um veículo? Tem alguma ideia? Esse componente teve sua origem em carros no final da década de 1930, nos Estados Unidos, com o Packard 1939.

E desde então o ar-condicionado em veículos passou por diversas mudanças, transformações e melhorias.

Antes, ele era visto como um item de luxo. Depois, como um equipamento extra, opcional em carros. Agora, o ar-condicionado é basicamente um componente padrão em veículos.

Além disso, esse item tem passado por evoluções nos últimos anos de modo a se tornar mais eficiente, automatizado e sustentável, isto é, pensado para não impactar o meio ambiente.

E então, você sabia tanto sobre o ar-condicionado e o “coração” desse sistema, o compressor? Esperamos que as informações apresentadas tenham ajudado a entender melhor como eles funcionam e qual a importância deles.

Gostou do post? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo com as suas impressões!

Deixe um comentário