Carro perdendo força (potência): saiba o que pode ser!

Carro com o capô levantado e um mecânico avaliando

Como dono de um veículo, é importante ter em mente que, em algum momento, você precisará do auxílio de um profissional para resolver algum tipo de problema com ele. Afinal, devido ao uso frequente e também com o passar do tempo, é comum que surjam certos desgastes, avarias ou até mesmo falhas. Nesse contexto, está uma situação que diversos motoristas já passaram (ou estão passando), que é referente ao carro perdendo força (potência). 

Esse comportamento estranho, assim como cheiros e ruídos diferentes, fumaças e engasgos, requerem atenção. Evidentemente, não é certo ignorar esses sinais — até porque, eles podem piorar e gerar um transtorno ainda maior e mais caro para o seu bolso.

Sendo assim, confira neste artigo quais podem ser os principais motivos para um carro perder força, além de outras informações relevantes sobre este assunto. Boa leitura!

Carro perdendo força (potência): entendendo os motivos

Um veículo em perfeito funcionamento consegue subir ladeiras e ruas íngremes sem grandes dificuldades. Porém, quando ele começa a perder força/potência, essas atividades que, de certa forma são simples, acabam ficando mais complicadas.

Por isso, é de suma importância entender o que pode estar ocasionando tal situação. Talvez seja um problema pequeno e fácil de resolver. Porém, pode ser que seja algo mais grave e sério.

A perda de força/potência é um sinal que normalmente indica algum problema relacionado ao motor — o “coração” de qualquer veículo.

Sendo assim, para evitar maiores adversidades com o seu carro, é essencial conhecer os principais motivos relacionados a essa situação de perda. E para isso, confira os tópicos a seguir!

Combustível de má qualidade

Pessoa abastecendo um veículo

Você já ouviu a expressão que “os alimentos são o combustível para o corpo”? Pois então, essa máxima diz respeito sobre o que nós comemos em nosso dia a dia. Quanto mais diversificada, equilibrada e saudável for a nossa dieta, melhor.

Agora, o que isso tem a ver com veículos? Tudo. Afinal, se você tem o hábito de abastecer em qualquer posto, sem se preocupar tanto com a qualidade do combustível, poderá estar colocando o seu carro em risco.

Consequentemente, o seu veículo poderá perder força/potência e ainda apresentar outros tipos de problemas. 

Seguindo a analogia da alimentação, é como se você estivesse comendo apenas “besteira” em sua dieta. Assim, por conta desse ato, a sua saúde acabaria prejudicada.

Portanto, o primeiro ponto que você deve considerar para evitar perda de força/potência do motor é ter cuidado ao abastecer. Evite abastecer em qualquer posto, pois o barato pode sair caro.

Ao utilizar um combustível de má qualidade, a queima acaba ocorrendo de forma mais fraca. Provoca-se um excesso de impurezas e ainda se gera um risco maior de contaminação e entupimento que pode afetar o desempenho do veículo seriamente.

Problemas nas velas, cabos e/ou na bomba de injeção

Para que um veículo consiga dar a partida e funcionar corretamente, é necessário que o sistema de ignição trabalhe de forma adequada.

Contudo, quando os componentes desse sistema, como as velas, os cabos e/ou a bomba de injeção estão com algum tipo de problema, eles acabam atuando fora de sintonia e, assim, o veículo pode não render como deveria.

Por isso, é de suma importância manter tanto as velas quanto a bomba de injeção do seu carro sempre em perfeito estado — o que significa, principalmente, mantê-las limpas e sem danos/avarias. 

O mesmo vale para os cabos das velas. Isso porque se eles estiverem, por exemplo, gastos, ressecados ou mal encaixados, o funcionamento do carro também poderá ser afetado.

Veja também: 7 reparos automotivos mais procurados pelos motoristas.

Defeitos nos bicos injetores, bobina de ignição e/ou bomba de combustível

Além das velas, dos cabos e da bomba de injeção, outros componentes podem estar relacionados a uma situação de carro perdendo força (potência). São eles:

  • bicos injetores;
  • bobina de ignição;
  • bomba de combustível.

Se esses itens estiverem com algum tipo de problema ou defeito, a tendência é que o veículo tenha o seu desempenho comprometido.

Ademais, relacionado especificamente a bomba de combustível, é importante ressaltar que você não rode na reserva, ok? 

Essa situação pode fazer com que esse componente comece a aquecer e a perder a lubrificação — o que geraria uma série de problemas e dores de cabeça.

Sujeiras e/ou entupimentos dos filtros

Outro fator que pode resultar em um carro perdendo força (potência), são as sujeiras/entupimentos dos filtros — tanto no de ar quanto no de combustível.

Quando esses itens se encontram nessa condição, a tendência é que a performance do carro costuma ser afetada.

Sendo assim, é de suma importância que esses filtros estejam sempre limpos e em bom estado. Além disso, eles devem ser trocados de acordo com a indicação no manual do proprietário.

Ar-condicionado

Pessoa ligando o ar condicionado do veículo

Por fim, outro item que pode estar fazendo com que o seu carro perca força durante a sua condução é o ar-condicionado. Principalmente se o seu veículo não tiver um motor tão potente (baixa cilindrada).

Essa situação de perda ocorre, porque o sistema de climatização é interligado ao motor — no caso de veículos a combustão. Modelos com propulsão elétrica ou híbrida tendem a não ser tão impactados por causa do ar-condicionado.

Portanto, procure utilizar esse acessório somente quando ele realmente for necessário, ok? Evite mantê-lo ligado o tempo todo.

Como evitar que o carro perca força (potência)?

O principal caminho para essa finalidade é ter atenção com os pontos que citamos ao longo deste artigo. São cuidados muitas vezes básicos, mas extremamente importantes. 

E ligado a isso, nós não podemos deixar de falar sobre manter as manutenções e revisões do veículo em dia. 

Afinal, assim, as chances de o veículo apresentar qualquer tipo de falha ou problema grave tendem a ser muito menores.

Dito isso, para encerrar o artigo, confira este outro post sobre como escolher uma boa oficina mecânica para o seu veículo

Dessa forma, a partir desse conteúdo, você saberá quais são os principais pontos para avaliar na hora de escolher uma oficina de confiança para o seu carro quando precisar!

Deixe um comentário