Fluido do câmbio automático: 6 sinais de que é preciso trocá-lo

Câmbio automático veicular

A troca de fluido do câmbio automático é um assunto que costuma envolver uma certa polêmica no universo automotivo. 

Isso porque grande parte das montadoras não especifica no manual o prazo correto para a substituição deste item. Consequentemente, muitos proprietários não sabem muito bem quando devem fazer essa troca — se é que realmente devem fazê-la.

Sendo assim, para esclarecer essa questão e ajudá-lo na preservação do sistema de transmissão do seu veículo, nós separamos neste post os 6 principais sinais de que o fluido (óleo) do câmbio automático precisa ser trocado. Veja!

Quais os 6 sinais de que o fluido (óleo) do câmbio automático precisa ser trocado?

Se você tem um carro com câmbio automático, provavelmente já sabe que o fluido do câmbio é um componente crucial para o funcionamento do sistema. 

Afinal, ele é responsável por lubrificar as engrenagens e garantir que o câmbio funcione corretamente, permitindo uma mudança de marcha suave, confortável e precisa.

Porém, com o tempo, o fluido pode se desgastar e perder suas propriedades, o que pode levar a problemas no câmbio e até mesmo a danos ao motor. 

Por isso, confira a seguir os 6 sinais de que é hora de trocar o fluido do câmbio automático do seu veículo e, assim, evite prejuízos e maiores dores de cabeça!

1. Luz de advertência no painel

As luzes do painel do carro servem para alertar motoristas sobre os mais variados problemas — inclusive, envolvendo o sistema de transmissão.

Sendo assim, se você observar que a luz de advertência do câmbio automático está acesa no painel do seu veículo, é sinal de que há um problema com o fluido ou com algum outro componente que faz parte desse sistema.

Logo, é essencial que você leve o seu carro até uma oficina especializada ou a um mecânico de confiança para que um profissional qualificado possa averiguar e corrigir o problema.

Esse alerta sempre aparece quando o sistema detecta alguma coisa errada no câmbio — pode ser no fluido ou em algum item da caixa de transmissão.

2. Dificuldade para mudar de marcha

Outro sinal que pode indicar a necessidade de troca do óleo do câmbio automático refere-se à dificuldade do veículo para mudar de marcha.

Um fluido sujo ou desgastado pode causar uma mudança irregular de marchas, resultando em dificuldades, como trancos, resistência ou ainda uma impressão de que o sistema está “patinando” na hora da troca. 

E como consequência, isso pode afetar a performance do veículo e ainda aumentar o desgaste das engrenagens — o que, evidentemente, ninguém deseja.

É importante ter em mente que o fluido do câmbio é responsável por garantir que as engrenagens sejam trocadas suave e rapidamente. 

Logo, se ele não estiver em condições adequadas de funcionamento, a tendência é que o câmbio apresente problemas e dificuldades ao mudar de marcha.

Portanto, se você observar algum tipo de obstáculo para mudar de marchas, é necessário levar o seu veículo para que um profissional verifique o que está acontecendo.

3. Barulhos estranhos

Pessoa segurando o câmbio automático veicular

Um dos sinais mais comuns de que o fluido do câmbio automático precisa ser trocado é a presença de ruídos estranhos na transmissão

Então, se você notar um som semelhante a um zumbido, estalo ou batida, ou ainda, um chiado/raspagem quando muda de marcha, saiba que se trata de mais um um sinal de que o fluido está desgastado ou contaminado. 

Conforme explicado, o fluido do câmbio é responsável por lubrificar as engrenagens presentes no sistema, e se ele não estiver em um bom estado, o câmbio pode começar a fazer barulhos estranhos ou até mesmo a vibrar.

4. Vazamentos

Além dos sinais anteriores, outro forte indicativo para trocar o óleo do câmbio automático são os vazamentos.

Esse vazamento, que pode ser facilmente observado por meio de uma poça de fluido vermelho ou marrom sob o seu veículo.

No caso, ele é causado por diversos fatores, incluindo problemas no sistema de transmissão ou um problema no próprio câmbio. 

Agora, independentemente da causa, o importante é levar seu carro a um mecânico ou a uma boa oficina mecânica para que um profissional possa resolver o problema.

Essa situação de vazamento é como se fosse um sangramento. Quando uma pessoa está sangrando, geralmente é porque ela está machucada e tem algo de errado, certo? 

Pois então, a mesma ideia se aplica a um vazamento em um carro. Por isso, é essencial não ignorar esse sinal.

5. Odor estranho

Se você sentir um odor estranho dentro do seu veículo, saiba que isso também pode ser um sinal de que o fluido do câmbio automático está desgastado ou contaminado. 

O fluido, além das atribuições já citadas, ajuda a resfriar o câmbio e a evitar um superaquecimento. Logo, se o fluido estiver sujo ou baixo, ele não será capaz de realizar essa função adequadamente.

Como consequência, você poderá sentir um cheiro de queimado ao conduzir.

6. Problema de desempenho

Mecânico trocando óleo do carro

Por último, outro sinal de que é hora de trocar o fluido do câmbio automático é quando você começa a notar problemas de desempenho no seu carro. 

Isso pode incluir uma perda de potência, dificuldade em acelerar ou uma diminuição na eficiência de combustível. 

Esses problemas podem ser causados pelo desgaste do fluido, que pode estar afetando o desempenho do motor.

Considerações finais

Ao longo deste post, você viu que o fluido (óleo) do câmbio automático é um elemento de grande relevância para manter o sistema de transmissão em operação, assim como o funcionamento geral do seu veículo. 

Portanto, é fundamental se atentar aos 6 sinais que apresentamos para que você invista na troca deste componente assim que necessário. Quanto antes você resolver esse problema, melhor.

Assim, além de prolongar a vida útil do seu câmbio automático, você poderá prevenir danos maiores, mais graves e mais caros que possam afetar o seu veículo.

E para esse propósito, lembre-se: conte com uma oficina especializada ou com um mecânico de confiança para realizar esse tipo de serviço. Dessa forma, você poderá evitar transtornos e maiores contratempos.

Gostou do post? Quer ampliar os seus conhecimentos sobre o universo automotivo? Acesse nosso blog e confira outros posts. Até a próxima!

Deixe um comentário