Moto de trilha: saiba como escolher a ideal!

Motoqueiro dirigindo uma moto de trilha

Se você gosta de pilotar sobre duas rodas e adora praticar esportes radicais, a moto de trilha pode ser um veículo bastante interessante para você comprar. Porém, como escolhê-la? Quais pontos considerar na hora de adquiri-la?

Por ter características e finalidades distintas das motos tradicionais, é natural que surjam algumas dúvidas sobre quais aspectos devem ser avaliados ao comprar uma moto de trilha.

Sendo assim, para te ajudar nessa questão, nós resolvemos produzir este artigo. Ao longo dele, você verá dicas essenciais sobre como escolher uma moto deste tipo da maneira correta. Tenha uma ótima leitura!

Como escolher a moto de trilha ideal? Dicas essenciais

Ter uma moto de trilha é ter um veículo aventureiro, que você utilizará para pilotar em diversas estradas off-road. Contudo, para isso, é necessário escolher o modelo certo.

À vista disso, veja a seguir dicas essenciais que você deve considerar para tomar uma decisão de forma mais adequada e assertiva em relação a esse tipo de moto!

Pense na modalidade que deseja praticar

Embora seja conhecida pela prática de trilha (inclusive, por isso que faz parte do seu nome), a moto de trilha não tem apenas essa finalidade.

Existem basicamente oito modalidades que você pode praticar com esse tipo de moto. São elas:

  1. asfalto e trilha;
  2. somente trilha;
  3. enduro;
  4. motocross;
  5. freestyle motocross;
  6. cross country;
  7. rally;
  8. trial.

O que as diferencia, em essência, são os locais onde cada modalidade é praticada e o tipo de competição.

Portanto, ao planejar a compra da sua moto de trilha, pense na modalidade que você deseja praticar. Assim, poderá adquirir um veículo apropriado, com as características certas e que atenda às suas necessidades.

Considere o seu nível de pilotagem

Em toda categoria automobilística, existem pilotos iniciantes, intermediários e experientes. Cada um possui um nível específico de conhecimento sobre pilotagem.

Sendo assim, para escolher a sua moto de trilha da forma certa, não deixe de considerar o seu nível de pilotagem.

O veículo que você comprar precisa condizer com a sua experiência. Se você escolher, por exemplo, uma moto muito pesada, sendo iniciante, poderá ter dificuldades para pilotá-la e acabar se frustrando.

Por isso, para evitar maiores contratempos e dores de cabeça, seja realista e escolha um modelo adequado, de acordo com a sua bagagem. Inclusive, essa é uma forma de reduzir riscos, como acidentes.

Defina o seu orçamento

Pessoa segurando o celular com a calculadora aberta

Ao comprar qualquer tipo de veículo, é essencial definir um orçamento para adquiri-lo. Afinal, isso ajuda você a se organizar e a se planejar melhor, de modo a evitar possíveis problemas financeiros.

Sendo assim, a partir das dicas anteriores, comece a fazer algumas pesquisas na internet e veja, em média, quanto terá que desembolsar para adquirir a moto que deseja.

Existem motos de trilha de todos os tipos, das mais simples às mais completas e robustas. Portanto, pesquise bastante para encontrar um modelo que atenda às suas necessidades e caiba no seu bolso.

Avalie marcas conhecidas

Além de pensar na modalidade que deseja praticar, considerar o seu nível de pilotagem e definir o seu orçamento, outra dica fundamental para escolher sua moto de trilha é avaliar marcas conhecidas na hora de comprá-la.

Dito isso, no momento de comprar a sua moto, dê preferência para modelos de marcas que já possuem um certo renome no mercado, como Honda, Kawasaki, Yamaha e KTM, ok?

Dessa forma, você poderá comprar um veículo de qualidade, de modo a reduzir as chances de problemas frequentes relacionados a manutenção e ao desgaste de peças e componentes, por exemplo.

Reflita se você comprará uma moto nova, seminova ou usada

Assim como no mercado de motos tradicionais, carros, entre outros veículos, vale a pena pensar se você comprará uma moto de trilha nova, seminova ou usada.

Para quem está iniciando ou não tem um orçamento muito elevado, uma moto usada pode fazer sentido.

Assim, você poderá usá-la, ir se aperfeiçoando na prática e, posteriormente, poderá comprar um modelo melhor, mais robusto e novo.

Pilotar uma moto de trilha é uma atividade que exige força, equilíbrio, reflexo, resistência, além de determinação e habilidades manuais.

Então, se você está começando ou não dispõe de muito capital, procure uma moto usada ou seminova para ir treinando e pegando o jeito.

Agora, se você já tem uma certa experiência no assunto e tem recursos suficientes para comprar uma moto de trilha 0 km, vá em frente.

Veja também: o que devemos saber antes de comprar um veículo usado?

Busque recomendações

Gif pessoa dirigindo uma moto de trilha

Por fim, mas não menos importante, outra dica para você considerar na hora de escolher uma moto de trilha é buscar recomendações de pessoas que já pilotam veículos desse tipo.

Assim, você poderá ouvir opiniões de pessoas que têm autoridade no assunto e que podem falar sobre os principais prós e contras de modelos e marcas.

Em eventos e competições, por exemplo, você consegue ter contato com diversas pessoas desse meio.

Além disso, vale a pena procurar grupos e páginas no Facebook e Instagram. Por meio desses canais, você poderá encontrar pessoas que podem ajudá-lo e orientá-lo.

Dica extra: não esqueça dos equipamentos de segurança

Conforme você acompanhou até aqui, existem diversas dicas que deve levar em consideração para escolher uma moto de trilha.

Agora, além de avaliar cada aspecto apresentado, é essencial que você não se esqueça dos equipamentos para pilotar a sua moto. 

Afinal, como se trata de uma condução mais radical, esportiva e aventureira, é de suma importância pensar na sua segurança

É importante ter em mente que, ao pilotar esse tipo de motocicleta, você está sujeito a alguns riscos, como quedas.

Portanto, não deixe de investir em: botas, capacete, cotoveleira, joelheira, luvas, óculos, entre outros acessórios e equipamentos de segurança.

E então, ficou mais fácil agora escolher a sua moto de trilha? Como você viu, existem diversas dicas importantes para considerar. Portanto, não deixe de analisá-las com atenção para que você possa fazer um bom negócio!

Para encerrar, deixe um comentário abaixo contando o que você achou deste artigo! Ele foi útil? Queremos saber a sua opinião! Além disso, se tiver alguma dúvida, escreva-a para que possamos ajudá-lo!

Deixe um comentário