Moto x Scooter: entenda as principais diferenças entre elas

Motos e scooters uma do lado da outra

Se você deseja investir em um veículo motorizado de duas rodas, é muito importante entender quais são as principais diferenças entre moto x scooter. 

Isso porque, ao contrário do que muita gente pensa, elas não são iguais. Cada uma possui determinadas características, além de certas vantagens e desvantagens que podem influenciar a sua condução e a sua tomada de decisão em adquiri-las.

Portanto, se você quer entender de maneira clara o que difere uma moto de uma scooter (e vice-versa) e qual pode ser a melhor opção para o seu caso, acompanhe, com atenção, as informações a seguir!

Quais as principais diferenças entre moto e scooter?

Posicionamento no veículo

Uma das principais diferenças entre moto e scooter refere-se ao posicionamento em cima do veículo.

Enquanto que na moto os condutores vão “montados”, na scooter eles vão sentados, de modo que os pés fiquem protegidos dentro da carenagem. 

Ou seja, há uma diferença na postura quando se compara uma moto com uma scooter. Porém, claro, esse não é o único ponto que muda de uma para outra.

Quadro, suspensão, rodas e pneus

Outros itens que diferenciam uma moto de uma scooter são o quadro, a suspensão e as rodas/pneus do veículo. Todos esses componentes são maiores e mais robustos nas motos.

Por exemplo, muitas motos possuem rodas aro 17/18 — o que ajuda a ter mais estabilidade e aderência nas vias, especialmente em trajetos urbanos. Já as scooters possuem rodas aro 10/12.

Velocidade

Por conta de sua estrutura e composição, as scooters de entrada, mais simples, são veículos projetados para serem conduzidos em velocidades mais baixas — até 100 km/h. Enquanto isso, as motos podem chegar ao dobro (e até mais) dessa velocidade. 

Desempenho

Por ser um veículo mais compacto e menos potente, a scooter acaba sendo um pouco inferior em termos de desempenho. 

Então, se você deseja conduzir um veículo com motor mais forte, a opção pela moto acaba fazendo mais sentido — a não ser que você invista em uma scooter mais “encorpada” (o que também acaba saindo mais caro).

Veja também: 7 dicas essenciais sobre como lavar a moto corretamente.

Câmbio

Pessoa andando com uma scooter na rua

Outra diferença importante entre uma moto e uma scooter é que para dirigir uma moto, na maioria dos casos, é necessário apertar a embreagem e trocar as marchas no pedal de câmbio com o pé.

Já no caso das scooters, a troca de marcha é automática, pois esse tipo de veículo possui uma transmissão continuamente variável (CVT). Então, o condutor basicamente só precisa acelerar e frear.

Tal característica acaba gerando mais praticidade e conforto ao pilotar, especialmente porque ao dirigir em cidades mais movimentadas, com trânsito, é necessário ficar trocando de marcha continuamente. 

Logo, com o câmbio automático, não é preciso se preocupar com embreagem e troca de marchas — o que torna a direção mais tranquila e funcional.

Agora, vale ressaltar que não são apenas as scooters que possuem transmissão automática. Há modelos de motos que também possuem esse tipo de câmbio.

Por isso, caso tenha interesse nesse tipo de moto, recomendamos que você confira depois este outro post que fizemos sobre as principais motos automáticas disponíveis no mercado brasileiro.

Tanque de combustível

Normalmente, o tanque de combustível das motos tradicionais fica à frente do piloto. Enquanto isso, nas scooters ele fica localizado abaixo do assento. 

Ou seja, é necessário descer da scooter e levantar o assento para que o frentista possa então abastecê-la no posto de combustível.

Vale ressaltar ainda que em alguns modelos de scooter o tanque de combustível fica no assoalho central do veículo. Nesse caso, não é necessário levantar o assento para abastecer.

Distribuição de peso

Dando andamento as explicações sobre as principais diferenças entre moto e scooter, nós não podemos deixar de mencionar a distribuição de peso. Isso porque ela influencia na hora de pilotar.

No caso das motos, essa distribuição é mais equilibrada e homogênea. Porém, nas scooters, o peso fica mais concentrado na parte traseira. E isso acontece por conta do tópico seguinte.

Posição do motor

Enquanto o motor da moto fica no meio do veículo, abaixo de onde o condutor senta, nas scooters, ele fica na parte de trás, próximo a roda traseira. Por isso, a distribuição de peso é diferente e merece atenção ao frear e fazer manobras.

Inclusive, vale destacar também que o freio dianteiro é o da mão direita na scooter e o traseiro é o da mão esquerda. Muitas pessoas acabam se confundindo.

Tração

Outra diferença que vale ser ressaltada sobre esses dois tipos de veículos é que a tração, na moto convencional, é feita via corrente. Já na scooter, via correia na transmissão CVT.

Oferta, demanda e preço

Por fim, outros pontos que também diferem motos e scooters referem-se à oferta, demanda e preço cobrado por esses dois tipos de veículos.

Atualmente, há muito mais modelos de motos no mercado do que scooters. Então, tende a ser mais fácil escolher uma moto, afinal, há diversas opções disponíveis.

Além disso, o preço cobrado por cada veículo costuma ser diferente. Hoje, há motos um pouco mais baratas do que scooters — porém, claro, isso varia de modelo para modelo.

Qual opção escolher?

Pessoa encostada na parede ao lado de uma moto

Ao longo deste artigo você conferiu diversas informações a respeito das principais diferenças entre moto e scooter. 

Como você viu, cada uma possui características específicas, além de pontos positivos e negativos.

Por isso, para escolher um desses veículos para o seu dia a dia, você precisa analisar o seu tipo de uso e a sua rotina. Qual opção lhe atenderá melhor? A moto ou a scooter? 

Para iniciantes, a scooter pode ser uma boa opção. Já para quem deseja investir em um veículo que não custa tão caro, a moto pode ser o caminho. Porém, claro, isso não são regras.

Então, reflita sobre essas questões levando em consideração cada aspecto que apresentamos ao longo deste post. Dessa forma, você poderá tomar uma decisão mais assertiva e adequada para o seu caso!

Agora, qualquer que seja sua escolha — moto ou scooter — é fundamental utilizar acessórios e equipamentos de segurança sempre que for dirigir. Afinal, assim você evita maiores riscos e problemas, caso alguma adversidade aconteça.

E além dessa questão de acessórios e equipamentos, é de suma importância manter sempre uma direção defensiva e cautelosa ao sair para pilotar, ok?

Gostou do conteúdo? As informações apresentadas esclareceram as suas dúvidas? Esperamos que sim! E para sabermos a sua opinião, deixe um comentário abaixo. Adoraríamos ouvir o que você tem a dizer!

Deixe um comentário