Os pneus são um componente fundamental para o bom funcionamento de um veículo. Afinal, eles são responsáveis por manter o contato entre o carro e a estrada, e garantir a aderência, a segurança e o desempenho do automóvel em diferentes condições de vias. Nesse sentido, é válido saber que existem diferentes tipos de pneus disponíveis no mercado, cada um com suas particularidades e indicações. Tem, por exemplo, os pneus diagonais (convencionais), os pneus radiais, os pneus off-road, entre outros.
Agora, falando especificamente sobre o pneu radial: você sabe o que ele é, quais as suas características e benefícios? Se não souber, fique tranquilo, pois ao longo deste artigo você conhecerá os principais pontos relacionados a esse pneu.
Vamos lá?
O que são pneus radiais?
Os pneus radiais são um tipo de pneu desenvolvido na década de 1940 pela empresa francesa Michelin, que buscava uma solução para reduzir o desgaste e melhorar a aderência ao solo dos pneus.
Esse pneu possui uma estrutura diferente dos pneus convencionais. No caso, ele conta com uma tecnologia que consiste em um conjunto de camadas de borracha dispostas de forma radial em relação ao eixo do pneu.
Na sua construção, esse modelo de pneu tem uma estrutura composta por lonas de poliéster e fios de aço que são cruzados em um ângulo de 90 graus em relação ao sentido de rolagem do pneu.
Além disso, esse tipo de pneu conta com um cinto de aço que é posicionado sobre a carcaça do pneu.
Assim, por conta dessa estrutura mais reforçada, os pneus radiais possuem uma maior resistência, estabilidade, aderência e durabilidade em comparação aos pneus convencionais.
Qual a diferença de um pneu radial para um comum?
Após entender o que é um pneu radial, vale compreender com mais detalhes quais as suas diferenças para um modelo convencional.
No caso, a principal diferença entre esses dois tipos de pneus está em suas estruturas internas.
Enquanto os pneus convencionais possuem uma estrutura diagonal, com camadas de borracha dispostas em um ângulo de 40 graus, os pneus radiais possuem uma estrutura radial, com camadas de borracha posicionadas em um ângulo de 90 graus em relação ao eixo do pneu.
Outra diferença entre os pneus radiais e convencionais está no desenho da banda de rodagem de cada um deles.
Os pneus radiais possuem um desenho mais moderno, agressivo e “quadrado”, que ajuda a garantir uma melhor aderência em diferentes tipos de superfícies.
Além disso, a disposição dos sulcos nos pneus radiais é feita de maneira mais espaçada e assimétrica, o que permite:
- uma melhor dispersão da água em dias de chuva;
- menos ruído durante a rodagem;
- uma melhor distribuição da carga sobre a superfície do pneu.
Tecnicamente falando, os pneus foram feitos para rodar com a sua base, a sua banda de rodagem, perfeitamente apoiada no chão. E isso é o que ocorre com o pneu radial.
Já o pneu convencional, devido a sua construção, não fica o tempo inteiro com a sua banda apoiada no chão. É por esse motivo que o modelo radial costuma ser mais atrativo e benéfico para veículos.
Quais são os principais benefícios desse tipo de pneu?
Com base nas informações que você conferiu até aqui, já deu para entender melhor quais são as características e diferenciais de um pneu radial, certo? Agora, confira com mais detalhes sobre os benefícios desse modelo de pneu!
Maior durabilidade
O primeiro ponto que merece destaque sobre os pneus radiais é que eles possuem maior durabilidade em relação aos pneus convencionais.
Afinal, as camadas de borracha são dispostas de forma radial, o que permite uma melhor distribuição do peso do veículo sobre o pneu e, consequentemente, uma redução no desgaste.
Melhor estabilidade
Outro benefício do pneu radial é que ele proporciona uma maior estabilidade, principalmente em curvas, pois a camada superior do pneu se mantém em contato constante com o solo, independentemente do ângulo da curva.
Maior aderência e segurança
Além da durabilidade e da estabilidade, os pneus radiais são interessantes, pois possuem uma maior aderência ao solo — o que proporciona uma maior segurança, em especial, em altas velocidades.
Isso acontece porque a estrutura radial permite que a borracha do pneu se deforme menos em velocidades mais elevadas, mantendo, assim, uma área maior de contato com o solo.
Ademais, vale ressaltar que, devido a sua construção ser mais reforçada, o pneu radial é mais resistente a furos e rasgos em sua banda — o que reduz os riscos de acidentes ocasionados por essas circunstâncias durante uma condução.
Maior conforto
Como os pneus radiais possuem um desenho de banda de rodagem mais arrojado, essa característica também acaba sendo benéfica para quem tem um veículo com um pneu desse tipo.
Isso ocorre porque ele proporciona uma menor vibração durante a condução e um maior conforto para os ocupantes do veículo.
Qual o preço de um pneu radial?
Conforme você acompanhou nas explicações acima, os pneus radiais oferecem uma série de benefícios. Logo, isso quer dizer que eles são mais caros que os modelos diagonais.
Porém, é difícil falar um valor exato, pois os preços variam de acordo com a marca, modelo, tamanho e tipo de veículo em que serão colocados. Os pneus radiais podem ser instalados em carros, caminhões, motos, ônibus e até tratores.
Então, o mais importante, caso você queira investir nesse tipo de pneu, é fazer uma boa pesquisa, solicitar orçamentos de diferentes empresas e comparar preços.
Assim, a partir dessas medidas, você poderá encontrar a melhor opção para o seu caso, considerando aspectos como qualidade e custo-benefício.
Existe algum ponto negativo em relação ao pneu radial?
Embora ofereça diversos benefícios, é válido destacar que o pneu radial não é perfeito. Uma particularidade que vale ser ressaltada sobre ele diz respeito às suas laterais.
No caso, elas são mais flexíveis que as de um pneu convencional e, como consequência, são mais fracas e frágeis.
Por conta disso, se você tem ou pretende ter um veículo com pneus radiais, é necessário ter um certo cuidado para que eles não sofram danos na parede lateral.
Fora esse ponto, os pneus radiais, como você viu, são um tipo de pneu superior e normalmente compensam para os mais diversos veículos. Portanto, vale a pena considerá-los.
Para encerrar, confira este outro post que fizemos sobre pneu frisado/riscado!