Quero ser mecânico automotivo. Por onde começar?

Mecânico automotivo tirando a roda de um carro

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há mais de 110 milhões de veículos registrados no Brasil atualmente. Desse total, cerca de 60 milhões são automóveis. Então, trabalhar como mecânico automotivo ou em uma outra profissão relacionada a esse universo pode ser uma escolha bastante interessante. Afinal, demanda é o que não falta.

Por isso, se você está pensando em atuar como mecânico automotivo, mas não sabe muito bem por onde começar, acompanhe com atenção as informações deste artigo!

Como se tornar um mecânico automotivo

Qualificação (conhecimento técnico)

Não tem como ser diferente. Se você quer se tornar um bom mecânico automotivo, uma das primeiras coisas que você precisa fazer é se qualificar — especialmente em relação a conhecimentos técnicos.

Ou seja, você precisa estudar, fazer cursos (online e presenciais), ler livros, assistir palestras, participar de workshops e o que mais possível para adquirir e expandir conhecimentos. 

Felizmente, hoje em dia há muitos materiais e conteúdos disponíveis na internet, principalmente no Google e no YouTube. Então, cabe a você procurá-los e consumi-los. 

Além disso, vale a pena considerar também meios mais tradicionais de ensino, como fazer um curso técnico (por exemplo, pelo Senai) e/ou fazer uma faculdade de engenharia mecânica. 

Lembrando que não é obrigatório ter formação superior para atuar como mecânico. Porém, é claro que ter um diploma na área gera mais valor.

Em geral, o que você precisa aprender/dominar para ser um mecânico qualificado são assuntos relacionados a:

  • acessórios veiculares;
  • elétrica;
  • eletrônica;
  • injeção;
  • manuseio de máquinas/equipamentos presentes em oficinas;
  • motores;
  • pintura;
  • lataria;
  • câmbio;
  • freios;
  • suspensão;
  • transmissão;
  • sistemas automotivos de modo geral.

Você precisa ter esses conhecimentos para conseguir analisar adequadamente os veículos dos clientes, identificar o ou os problemas presentes, elaborar diagnósticos corretos e trabalhar em soluções que de fato vão resolver a situação.

Além disso, é importante que você tenha habilidades manuais, atenção aos detalhes, paciência, uma boa concentração e precisão, e saiba trabalhar em equipe, afinal, normalmente há outros profissionais em uma oficina, concessionária etc.

Atualização constante

Homem anotando informações e olhando o notebook

Como você viu anteriormente, a busca por qualificação é um elemento essencial para se tornar um bom mecânico automotivo.

Porém, engana-se quem pensa que, depois de adquirir certos conhecimentos, não é preciso mais aprender e estudar. Muito pelo contrário.

Isso porque a cada ano que passa o mercado automotivo evolui. Surgem novas peças, novos acessórios e novas tecnologias.

Por exemplo, a comercialização de veículos híbridos e elétricos só tende a crescer daqui em diante, e esses automóveis não são exatamente iguais aos de antigamente. Eles possuem novos sistemas, peças diferentes etc.

Portanto, se você quer ser um mecânico qualificado e que os clientes estarão sempre buscando os seus serviços, é de suma importância que você se atualize constantemente.

Dessa forma, qualquer mudança e novidade que houver nesse universo, você estará por dentro e saberá o que fazer e o que evitar.

Atendimento

Qualquer lugar que você trabalhe como mecânico automotivo, será necessário falar e interagir com pessoas, especialmente com os clientes que precisam de algum tipo de serviço em seus veículos.

Por isso, é fundamental que, além de ser um profissional qualificado e ter conhecimento técnico sobre o universo automotivo, você preste sempre um bom atendimento.

Dessa forma, os clientes ficarão mais satisfeitos e a tendência é que, além de voltarem mais vezes, eles indiquem e falem de você para outros motoristas e motociclistas.

Consequentemente, você sempre terá demanda e clientes em busca dos seus serviços.

Tenha em mente que o seu atendimento deve ser sempre respeitoso, educado e transparente. Não tente enganar os seus clientes. 

Além disso, busque sempre explicar as situações da forma mais clara possível. Às vezes, um motorista pode querer entender melhor o que houve com o carro dele, qual o problema etc. porém, ele não tem o mesmo conhecimento que você sobre o assunto.

Portanto, quando for conversar com ele, procure dar explicações simples e objetivas de modo que ele consiga ter uma noção melhor da situação e do que precisa ser feito. 

Rede de contatos

Dois homens observando o capô do carro levantado

Ao seguir as dicas e informações anteriores, você estará no caminho certo para ser um bom mecânico automotivo.

Agora, vale ressaltar que outro ponto importante para ser bem-sucedido nessa carreira é investir na sua rede de contatos.

Isso porque começar do zero, sozinho, pode ser bem mais difícil. Portanto, busque na internet, nas redes sociais, por exemplo, bons profissionais e tente fazer contato com eles.

Procure conversar com esses profissionais, tirar dúvidas, pedir dicas e demonstrar interesse. Assim, aos poucos, você terá diversos contatos na área que podem ajudá-lo de muitas maneiras, inclusive com oportunidades de trabalho.

Além disso, vale ressaltar que uma boa forma de construir a sua rede de contatos está ligada ao tópico sobre qualificação.

Sabe por quê? Porque ao fazer cursos, assistir palestras, participar de treinamentos, ir a eventos do setor automotivo etc. você pode conhecer diversos profissionais que atuam na mesma área que você pretende trabalhar.

Sendo assim, você pode fazer amizade com essas pessoas, trocar ideias e aprender com elas. Esse apoio é de suma importância, especialmente para quem está começando.

Decida como deseja trabalhar

Para finalizar, é importante que, durante o seu planejamento para se tornar um mecânico automotivo, você pense de qual forma pretende trabalhar.

Você pode, por exemplo, trabalhar em uma oficina na sua cidade. Pode também trabalhar em uma concessionária de veículos. Ou, ainda, montar o seu próprio negócio.

Se essa terceira opção é a que mais lhe interessa, convidamos então você a conferir este outro post que publicamos aqui em nosso blog sobre como diferenciar a sua oficina mecânica da concorrência!

Lembrando que se você quiser ter o seu próprio negócio no setor automotivo, você precisa:

  • montar uma estrutura adequada;
  • comprar as máquinas e os equipamentos necessários;
  • providenciar a documentação para funcionar dentro da lei;
  • investir em tecnologia;
  • contar com uma equipe qualificada (afinal, você não conseguirá dar conta de tudo sozinho se quiser crescer);
  • investir em marketing e divulgação.

Então, como você pode ver, para ter a sua própria oficina, é necessário lidar com diferentes questões para que o negócio se torne realidade e faça sucesso!

Gostou do artigo? As dicas e informações ajudaram? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

Deixe um comentário