Teto solar interfere no consumo de combustível? Entenda!

Carro com teto solar e duas pessoas com as mãos para cima

O teto solar é um acessório cada vez mais popular em carros de diferentes categorias. Afinal, ele pode proporcionar uma experiência de direção mais agradável e confortável — o que todo motorista deseja.

Agora, um assunto que costuma ser falado sobre esse item refere-se a sua possível influência no consumo de combustível. Afinal, o teto solar faz um veículo gastar mais?

Para entender essa questão com mais detalhes, acompanhe as explicações a seguir!

O teto solar pode interferir no consumo de combustível?

O teto solar é um tipo de abertura na parte superior de um carro que permite a entrada de luz natural e ar fresco. Assim, ele proporciona uma experiência mais agradável para os ocupantes do veículo.

Normalmente, esse item é feito de vidro temperado, plástico ou policarbonato, podendo ser operado de forma manual ou eletronicamente. 

No caso, ele é montado em um mecanismo retrátil, que pode ser aberto ou fechado por meio de um botão, ou uma alavanca no painel do carro.

Porém, será que esse simples acessório realmente pode interferir no consumo de combustível de um carro? 

Para entender essa questão com mais facilidade, é necessário considerar dois aspectos principais: o peso e a resistência do ar.

Nos tópicos a seguir, você entenderá sobre esses dois pontos com mais profundidade!

Peso

O teto solar em si não interfere diretamente no consumo de combustível, pois ele não possui nenhum mecanismo que afete a queima do combustível no motor. 

No entanto, o teto solar é um acessório que adiciona um peso extra a um carro — geralmente, por volta de 15 kg, devido a instalação do vidro e do sistema que o faz funcionar. Isso, se ele não for blindado, pois caso seja o peso pode chegar facilmente a 40 kg. 

Por conta dessa circunstância, o consumo de combustível do veículo tende a ser levemente aumentado, pois o motor precisa trabalhar mais para mover o peso extra do carro. 

Esse peso adicional pode ser mais significativo em carros menores. Contudo, é válido ressaltar que o aumento no consumo normalmente é pequeno, quase imperceptível.

Resistência do ar

Mulher dentro de um veículo com o teto solar aberto

Outro ponto que está relacionado ao teto solar e a um eventual aumento no consumo de combustível é a resistência do ar.

Isso porque, quando o teto solar está aberto, há mais “turbulência” dentro do carro, o que pode aumentar a resistência do ar. 

Consequentemente, essa situação pode levar a um aumento no consumo, especialmente se o veículo estiver em velocidades mais altas (acima de 80 km/h).

O que ocorre é que o carro precisa trabalhar mais para vencer a resistência do ar e manter a velocidade. O mesmo vale se você mantiver os vidros abertos também, além do teto solar.

Agora, vale ressaltar que assim como o peso adicional, a diferença no consumo de combustível não costuma ser muito grande, ok?

Em média, estima-se que o teto solar possa aumentar o consumo em cerca de 5% em relação a um carro sem esse acessório.

Então, se o seu carro faz, por exemplo, 10 km/l sem o teto solar, com o item instalado e aberto ele pode fazer por volta de 9,5 km/l.

Outros pontos que merecem consideração

Como você viu, o peso e a resistência do ar são os dois principais fatores ligados ao teto solar e a um possível aumento no consumo de combustível.

Contudo, é válido mencionar que o impacto no consumo também poderá variar de acordo com:

  • o modelo do carro (design);
  • o tamanho do teto solar;
  • a frequência que um motorista utiliza o acessório em sua rotina;
  • a velocidade que um motorista costuma conduzir no seu dia a dia.

Como minimizar o impacto do teto solar no consumo de combustível?

No geral, o impacto do teto solar no consumo de combustível é mínimo e não deve ser uma preocupação significativa para os motoristas.

Contudo, se você tem um carro com esse item e está preocupado com um possível impacto dele no consumo do seu veículo (afinal, os preços não andam muito “amigáveis”), saiba que existem algumas medidas que você pode adotar para minimizar esses efeitos. Veja!

Utilize o teto solar com moderação

Como mencionado mais acima, o teto solar aberto cria uma resistência ao vento que pode aumentar o consumo de combustível. Por isso, procure não utilizá-lo sempre. Se não houver necessidade, mantenha-o fechado.

Utilize o teto solar de preferência em velocidades mais baixas

Além de evitar usar o teto solar desnecessariamente, vale a pena utilizá-lo apenas em velocidades mais baixas se você não quiser gastar mais do que o normal com combustível. 

Verifique a pressão dos pneus regularmente

Embora não esteja relacionada diretamente com o teto solar, a pressão inadequada dos pneus pode afetar o consumo de combustível. 

Portanto, como terceira orientação, verifique a pressão dos pneus regularmente e a mantenha dentro dos limites recomendados pelo fabricante, ok?

Dirija de forma mais econômica

Uma condução mais suave e econômica pode ajudar a reduzir o consumo de combustível, independentemente de ter ou não um teto solar instalado em seu carro. 

Sendo assim, evite acelerar ou frear bruscamente e mantenha uma velocidade constante sempre que possível. Essas providências prolongam também a durabilidade de freios e pneus, entre outros componentes.

Mantenha o carro em boas condições

Por fim, outra medida importante que você deve considerar para evitar um consumo excessivo de combustível é manter o seu carro em boas condições.

Então, tenha cuidado com ele no dia a dia e não deixe de mantê-lo com a manutenção e as revisões em dia, combinado? 

Ar-condicionado x teto solar: dá para economizar?

Mulher dentro de carro com o teto solar aberto

Conforme você acompanhou ao longo do artigo, os tetos solares não afetam consideravelmente o consumo de combustível de um veículo. 

Agora, você sabia que se você utilizar esse acessório com sabedoria é possível economizar combustível? 

Geralmente, quando motoristas estão com calor, eles abrem as janelas ou utilizam o teto solar, ou o ar-condicionado. 

Porém, o uso frequente do ar-condicionado pode afetar o consumo de combustível, pois ele utiliza a energia do motor para funcionar.

Sendo assim, se você seguir as orientações anteriores e utilizar o teto solar de forma adequada, poderá obter uma certa economia de combustível por não precisar acionar o ar-condicionado o tempo todo.

Em resumo, em velocidades abaixo de 80 km/h, dê preferência para os vidros abertos e para o teto solar. Já em velocidades acima de 80 km/h, opte pelo ar-condicionado. 

Ficou mais claro qual a relação do teto solar com o consumo de combustível? Esperamos que as informações apresentadas tenham sanado as suas dúvidas sobre o assunto. E caso tenha algo a acrescentar, comente abaixo!

Deixe um comentário