Imagine que você esteja conduzindo o seu veículo em uma viagem em família. De repente, escuta um barulho forte e sente a direção ficar estranha. Você então encosta o veículo para ver o que aconteceu e, ao sair dele, se depara com o pneu dianteiro esquerdo furado. Nessa hora, você pode chamar um guincho, por exemplo, ou trocar o pneu do carro sozinho utilizando o estepe.
Para essa segunda alternativa, em específico, é necessário que você saiba como fazer a troca, caso contrário poderá enfrentar problemas e correr riscos. Não só você, como a sua família também.
Sendo assim, para ajudar você caso enfrente uma situação dessas um dia, nós separamos neste post os 10 passos básicos para trocar o pneu do carro — você verá que é mais simples do que imagina. Confira!
Como trocar o pneu do carro: 10 passos básicos
1. Estacione o veículo em um local adequado
O primeiro passo para trocar o pneu do carro consiste em uma orientação básica de segurança: busque estacionar o veículo em um local adequado. De preferência em uma área que seja plana e com pouco tráfego.
2. Sinalize a situação com o triângulo e o pisca-alerta
Se você tiver problemas com o pneu no meio de uma via, como o exemplo do começo do artigo, é importante que, após estacionar em um local seguro, você acione o pisca-alerta e utilize o triângulo para sinalizar que o seu carro está sob reparos.
O indicado é deixar o triângulo a pelo menos 30 metros do veículo. Assim, os riscos de colisões, atropelamento e acidentes mais sérios são reduzidos.
3. Pegue os itens necessário para realizar a troca do pneu
Feita a sinalização com o triângulo e o pisca-alerta, agora você deve pegar os itens necessários para realizar a troca do pneu.
No caso, o estepe (pneu reserva), a chave de roda (ou de cruz) e o macaco. Normalmente, eles ficam no porta-malas do veículo.
4. Puxe o freio de mão e engate a primeira marcha
Após pegar os itens para realizar a troca, deixe-os perto do veículo e volte para dentro do carro.
Neste quarto passo, você deve puxar o freio de mão (é provável que já tenha feito isso ao parar, mas é sempre bom ressaltar) e, depois, engate a primeira marcha. Se o seu veículo tiver câmbio automático, posicione-o na letra “P”.
5. Afrouxe as porcas
Resolveu as questões anteriores? Ótimo! Saia novamente do carro, pegue a chave de roda e a utilize no sentido anti-horário para afrouxar as porcas (não as solte por completo).
Talvez seja um pouco duro para afrouxar as porcas. Por isso, jogue o seu peso corporal contra a chave de roda ou utilize o pé para empurrá-la.
6. Posicione o macaco
Agora, neste sexto passo, você deve posicionar o macaco corretamente sob a lateral do veículo. Normalmente, em carros mais novos, há uma indicação sobre onde deve colocá-lo exatamente.
Certifique-se de que o equipamento está na lataria e não na parte plástica do automóvel.
7. Levante o carro
Com o macaco posicionado e a sua base bem apoiada no chão, estabilizada, levante o carro utilizando o equipamento até que o veículo fique a uma altura razoável, que permita fazer a troca do pneu.
Quando a roda do carro estiver fora do chão por completo, remova todas as porcas e tire o pneu.
Lembrando de guardar todas as porcas juntas para não perdê-las. Até porque, você precisará delas depois para o passo número 8.
Uma dica relevante é colocar o pneu danificado embaixo do veículo, próximo ao macaco. Assim, se o equipamento não aguentar o peso e ceder, evitará maiores problemas e prejuízos. É mais uma medida de precaução.
8. Coloque o estepe
Retirou o pneu danificado? Pegue então o estepe e coloque-o no veículo, apertando bem as porcas. Primeiramente, faça isso com as mãos e, depois, utilize a chave de roda para garantir que estão bem firmes.
É indicado enroscar as porcas em forma de “X” (ou estrela) para garantir mais equilíbrio e evitar que o pneu se solte. Então, coloque as duas primeiras em diagonal e as restantes também.
9. Retire o macaco
Após firmar o estepe adequadamente no veículo, é hora de retirar o macaco. Faça isso lentamente e com cuidado.
Com o novo pneu já encostado no chão, é interessante apertar as porcas mais uma vez para garantir que não estejam soltas.
10. Guarde o pneu danificado e os itens utilizados
Por fim, após terminar o trabalho, guarde o pneu danificado no carro, assim como os itens utilizados — macaco, chave de roda e o triângulo.
Depois, leve o pneu furado até um borracheiro ou oficina e caso ele não possa ser salvo, compre um novo. Não esqueça: o estepe é apenas uma solução temporária.
Viu só como é possível trocar o pneu do carro em 10 passos básicos? Não tem muito segredo.
Pneu: dicas bônus
Agora que você já sabe o passo a passo para trocar o pneu do carro, é interessante saber duas dicas essenciais relacionadas a esse assunto.
A primeira delas diz respeito à calibragem do estepe. Isso porque nunca se sabe quando você precisará utilizar esse pneu reserva. Então, é importante mantê-lo sempre em boas condições, caso seja necessário acioná-lo.
Já pensou se o pneu do seu carro fura, você se direciona até o porta-malas para pegar o estepe e se depara com um pneu murcho, sem condições de ser utilizado? Não seria uma situação muito agradável, não é mesmo?
Portanto, além de calibrar os quatro pneus do seu carro, é indicado que você faça o mesmo com o estepe. Não precisa ser na mesma frequência, porém vale a pena ter esse cuidado.
Por fim, a segunda dica é: mantenha um par de luvas com o estepe. Afinal, ao precisar trocar a roda do carro, você utilizará ferramentas e mexerá em um componente que provavelmente estará sujo devido ao contato com o asfalto, terra, barro etc.
Lembrando que, depois, após fazer a troca, você precisará voltar para o veículo para dirigir e encostará no volante, no câmbio, no cinto e em outros itens.
Então, para não machucar a sua mão e ficar com ela suja após trocar o pneu, vale a pena investir em um par de luvas e deixá-lo no porta-malas do veículo para situações como essa.
Para encerrar, veja este outro post: 5 sinais de que você precisa trocar os pneus do seu carro!