13 dicas para evitar furto e roubo de veículos

Ladrão tentando abrir a porta de um carro

O furto e roubo de veículos no Brasil são situações que afetam inúmeros pessoas todos os anos, gerando grandes dores de cabeça e prejuízos financeiros para quem é proprietário de um carro, uma moto, um caminhão etc.

Diante desse cenário, vale a pena adotar alguns cuidados e investir em algumas medidas para reduzir as chances de passar por essas situações. Agora, quais? É sobre isso que você verá ao longo deste post!

Portanto, se você quer conferir dicas úteis e valiosas para evitar o furto e roubo de veículos, acompanhe, com atenção, as informações a seguir!

Como evitar o furto e roubo de veículos: 13 dicas essenciais

1. Certifique-se sempre de trancar o veículo 

Uma dica simples (e para muitas pessoas, óbvia), diz respeito a sempre se certificar de que você trancou o seu veículo. Afinal, um carro aberto é um prato cheio para criminosos.

No entanto, a grande questão é que, devido à rotina corrida e aos diversos compromissos e afazeres diários, muitas pessoas, na pressa, acabam esquecendo de trancar os seus veículos. Consequentemente, correm mais riscos de serem furtadas ou roubadas. 

“Ah, mas é uma parada rápida na banca ou na padaria”. É exatamente nesses vacilos que os criminosos encontram suas maiores brechas. Em poucos minutos ou até mesmo segundo eles podem agir.

Portanto, parou em algum lugar, estacionou e desceu do carro? Não deixe de confirmar se o veículo está realmente trancado. E se houver qualquer desconfiança, volte e cheque. O mesmo vale para os vidros, verifique sempre se estão fechados.

2. Não deixe objetos no interior do veículo

Qualquer tipo de objeto que esteja no interior do seu veículo, pode ser alvo de criminosos. Desde um aparelho de GPS, um documento, uma bolsa, um fone ou um carregador de celular até uma sacola vazia. 

Qualquer item pode ser confundido com um produto de valor e atrair a atenção de criminosos. Portanto, evite deixar objetos no interior do veículo, especialmente à mostra. 

Se tem algum item que você não pode levar consigo, guarde-o no porta-luvas. Nada de deixá-lo exposto no banco ou no chão do carro, por exemplo.

Além disso, com base nesse assunto, não deixe de colocar um insulfilm nos vidros do seu carro para ter um pouco mais de segurança, privacidade e melhorar o conforto térmico no interior do veículo.

3. Tenha cuidado onde você estaciona

Rua com iluminação e carros estacionados

Outra dica relevante para evitar o furto e roubo de veículos é ter cuidado onde você estaciona. Afinal, nem toda região é segura.

Sendo assim, tenha bom senso ao estacionar. Procure vagas que sejam bem iluminadas, que fiquem próximas de prédios, edifícios e áreas movimentadas e que tenham câmeras de segurança por perto.

No mais, opte por um estacionamento caso observe que a rua não é o local mais apropriado na região onde está.

4. Antes de abrir a garagem, observe tudo ao seu redor

Ao sair de casa e, principalmente, ao voltar de algum lugar, observe tudo ao seu redor antes de abrir a garagem. Veja se não há alguém suspeito a pé, em uma moto ou em um veículo, e se não tem ninguém estranho na rua, na calçada ou esquina.

Isso porque muitos criminosos aproveitam esse momento. Eles ficam esperando uma oportunidade e, de repente, aparecem para furtar e roubar seu carro, seus pertences ou até mesmo a sua casa.

Portanto, só abra a sua garagem se não houver nenhum perigo à vista. Se houver algo estranho, dê algumas voltas no quarteirão com seu veículo e depois retorne. Em último caso, chame a polícia.

5. Mantenha uma distância segura de veículos ao parar em semáforos

Muitos motoristas têm o hábito (ruim) de dirigir “colados” em outros veículos, inclusive, ao parar em semáforos.

Porém, há criminosos que param propositalmente na frente de veículos para, depois, roubar quem está atrás.

Sendo assim, para evitar essa situação, mantenha uma distância segura de veículos, especialmente em semáforos, assim como a primeira marcha engatada.

Isso porque se de repente um ou mais criminosos saírem do veículo da frente, você terá espaço e poderá fazer uma manobra rápida para a direita ou esquerda e, assim, escapar de um furto ou roubo.

6. Planeje suas rotas

Percursos que você costuma fazer regularmente em sua rotina, como ir e voltar do trabalho, não exigem tanto preocupação. Afinal, você já conhece as regiões e está habituado por onde passa.

Porém, ao ir para lugares diferentes ou ao fazer viagens de carro, por exemplo, é importante que você planeje, com antecedência, as rotas que percorrerá.

Dessa forma, poderá dirigir por caminhos mais seguros e tranquilos, que não colocarão você e a sua família em risco.

7. Invista em acessórios, equipamentos e dispositivos de segurança em veículos

Pessoa segurando o controle do alarme do carro

Por fim, mas não menos importante, se estamos falando sobre dicas para evitar furto e roubo de veículos, nada mais justo do que investir em acessórios, equipamentos e dispositivos de segurança, certo?

Nesse contexto, você pode investir, por exemplo, em um alarme, em uma trava, em um rastreador, em um bloqueador ou outro item que achar relevante no mercado.

Esses itens ajudam a afastar os criminosos e a inibir a ação deles. Trata-se de uma forma de obter uma proteção extra contra esses malfeitores. 

Então, vale a pena considerar o uso desses acessórios, equipamentos e dispositivos em seu veículo.

Dicas extras

8. Após as compras, guarde as sacolas no porta-malas, não nos bancos ou no chão;

9. Tenha o hábito de travar as portas e fechar os vidros mesmo dentro da garagem;

10. Evite permanecer no carro enquanto espera alguém;

11. Não namore dentro do carro, especialmente à noite e em lugares desertos;

12. Não diga a flanelinhas e guardadores que demorará para voltar;

13. Tome cuidado com a chave do seu veículo, não a deixe em qualquer lugar e não a dê para qualquer pessoa.

E então, gostou do conteúdo? As 13 dicas sobre evitar furto e roubo de veículos foram úteis? Se sim, compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Assim, mais pessoas poderão saber sobre essas informações e se proteger de criminosos!

Deixe um comentário