5 dispositivos para proteger a sua moto de furtos e roubos

Pneu da moto preso com uma tranca

A segurança é uma preocupação constante para os proprietários de motocicletas, especialmente quando se trata da proteção contra furtos e roubos — duas situações que ninguém deseja passar. Felizmente, existem alguns dispositivos à venda no mercado que são projetados especificamente para proteger a sua moto, sabia? Assim, é possível evitar ou pelo menos diminuir as chances de que seu veículo seja alvo de criminosos. 

Quer saber quais são esses itens? Então confira este post até o final. Ao longo dele, você conhecerá os 5 principais dispositivos para proteger a sua moto e ainda verá mais algumas dicas e orientações importantes para evitar furtos e roubos.

Não perca!

Como proteger a sua moto de furtos e roubos? 5 dispositivos para considerar

Segundo dados da empresa Ituran, o número de furtos e roubos de motos no Estado de São Paulo subiu 34% no início de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. 

De acordo com o levantamento realizado pela companhia, foram mais de 6.600 casos registrados somente nos meses de janeiro e fevereiro. 

Isso mostra que todo motociclista deve buscar medidas e soluções para não ser mais um nas estatísticas.

Nesse sentido, veja a seguir 5 dispositivos para proteger a sua moto de furtos e roubos. Você pode investir um, dois ou todos os itens!

1. Alarme

Um dos dispositivos de proteção mais populares para motos (e também carros) é o alarme. Trata-se de um item que emite sinais sonoros altos e chamativos quando detectam qualquer tentativa de furto ou movimento suspeito próximo à moto

Além dessa característica principal, vale ressaltar que alguns modelos de alarme possuem recursos adicionais, como sensor de inclinação e sistema de bloqueio remoto, que pode ser acionado pelo proprietário em caso de emergência.

Portanto, vale a pena fazer pesquisas no mercado e buscar mais informações sobre as opções de alarmes disponíveis. O preço, evidentemente, dependerá das funcionalidades oferecidas. Quanto mais completo, mais caro será.

Além desse ponto, vale ressaltar que muitas motos 0 km perdem a garantia da parte elétrica se a instalação do alarme for feita de maneira inadequada. Por isso, se for investir nesse item, busque uma oficina de confiança para instalá-lo corretamente.

2. Trava de disco

Pessoa colocando uma trava de disco na moto

Outro dispositivo que você pode investir é a trava de disco. Trata-se de um item simples, mas eficiente, para proteger a sua moto. 

Ela é acoplada ao disco de freio e impede que a roda gire, dificultando a movimentação do veículo por ladrões. Além disso, a trava de disco é portátil e fácil de usar, tornando-a uma opção bastante prática para o dia a dia.

3. Cadeado de corrente

Além do alarme e da trava de disco, outro dispositivo que você pode considerar para proteger a sua moto de furtos e roubos é o cadeado de corrente.

Como o nome já indica, ele consiste em um cadeado que fica preso a corrente e, assim, garante a imobilidade da moto, tornando-a menos atrativa para os criminosos.

Veja também: acessórios e equipamentos que todo motociclista deve ter.

4. Trava de guidão

Outro tipo de trava que você pode investir para proteger a sua motocicleta é o modelo para guidão/manete.

Ela é instalada no guidão da moto e impede que ele seja girado, dificultando a condução do veículo por criminosos e pessoas desconhecidas. 

Vale destacar que tanto a trava de guidão quanto o cadeado de corrente e a trava de disco são dispositivos que costumam ser mais acessíveis. Então, você não precisa gastar quantias elevadas para obtê-los. 

E o principal: todos oferecem uma camada adicional de proteção e segurança para a sua motocicleta — em especial, para momentos em que você precisa estacionar e deixar o seu veículo na rua.

5. Rastreador GPS

Por último, outro dispositivo que você pode considerar é um rastreador GPS. Trata-se de um item mais avançado que permite rastrear a localização da sua moto em tempo real. 

Isso ocorre porque ele utiliza a tecnologia GPS para enviar sinais de localização para um sistema de monitoramento, que pode ser acessado por meio de aplicativos ou plataformas online. 

Dessa forma, caso a moto seja furtada ou roubada, será possível rastreá-la e acionar as autoridades competentes, tornando a recuperação do bem mais fácil.

O único ponto é que de todos os dispositivos, o rastreador GPS costuma ter um custo mais elevado. Em especial, porque além do gasto com a instalação, geralmente é necessário pagar uma mensalidade.

Então, se o seu orçamento estiver apertado no momento, considere, primeiramente, as opções anteriores. E quando a sua situação financeira estiver melhor, invista no rastreador.

Outras dicas importantes para proteger a sua moto de furtos e roubos

Motocicleta com a chave na ignição

Conforme você acompanhou até aqui, existem 5 dispositivos que podem proteger a sua motocicleta de furtos e roubos. Agora, além deles, é válido ressaltar que existem algumas dicas que você deve considerar para evitar essas situações.

  • desencaixe e esconda o cachimbo de vela da moto ao estacionar na rua (muitas vezes, o bandido está nervoso e nem pensará nesse item ausente);
  • preste atenção na hora de estacionar para não deixar a chave na ignição (na correria do dia a dia, isso muitas vezes acontece);
  • esteja atento ao seu entorno e desconfie de pessoas suspeitas, principalmente ao parar;
  • considere a marcação de peças com o número do chassi para inibir a ação de criminosos que desejam vendê-las para desmanches; 
  • procure estacionar sempre em locais seguros, bem iluminados e movimentados;
  • redobre a atenção ao pilotar à noite/de madrugada e em lugares desconhecidos.

Por fim, se você quiser aumentar ainda mais a proteção do seu veículo, considere fazer um seguro para motocicleta.

Inclusive, vale ressaltar que se a sua moto tiver um rastreador instalado, o seguro tende a ser mais barato. Isso porque você já tem um importante dispositivo de proteção e segurança, que ajuda a diminuir os riscos.

Neste post, você conheceu 5 dispositivos para proteger a sua moto de furtos e roubos. Além disso, viu algumas dicas e orientações essenciais para não ser vítima de criminosos. Sendo assim, considere tudo o que aprendeu para garantir mais segurança e proteção.

E se você gostou do artigo e acredita que ele possa ajudar outros motociclistas, compartilhe-o!

Logo do Cadê Guincho com um fundo laranja

Deixe um comentário