Seguro para motocicleta vale a pena?

Pessoa selecionando um ícone de proteção com uma motocicleta dentro

Um assunto controverso que envolve o universo automotivo refere-se ao seguro para motocicleta. Afinal, vale a pena contratá-lo? Sim? Não?

A questão é que o Brasil, como sabemos, não é o país com o trânsito mais seguro do mundo. Basta observar a quantidade de furtos e roubos que acontecem frequentemente — e não apenas de motos, mas de carros e caminhões também.

Por conta disso, é natural que muitos motociclistas busquem formas de amparo e proteção, como a contratação de um seguro. Contudo, devido a algumas questões, em especial, o preço, diversas pessoas desconsideram esse investimento.

Agora, será que essa é a decisão mais adequada a se tomar? Ou será que é melhor contratar um seguro para motocicleta, mesmo que não seja tão barato? Para responder a essas questões, acompanhe as informações a seguir!

O que é um seguro para motocicleta?

Para começar as explicações, partiremos do conceito básico sobre o que é um seguro para motocicleta.

Um seguro para motocicleta consiste em um tipo de contrato firmado entre duas partes — a seguradora e o segurado.

No caso, o segurado é você, motociclista. Já a seguradora é a empresa responsável por garantir coberturas e indenizações, caso aconteça algum problema com o seu veículo.

Dessa forma, em caso de um sinistro, como furto, roubo, acidente etc. você estará assegurado e, assim, não terá maiores prejuízos e dores de cabeça.

A abrangência e as coberturas dependem do serviço contratado. Geralmente, há diferentes planos para escolher e cada detalhe dele é descrito na apólice — documento que formaliza a contratação e reúne todas as informações referentes às responsabilidades da seguradora e do segurado.

Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de seguro?

Agora que você já conhece os conceitos de seguro, seguradora e segurado, e apólice, vale a pena saber quais são as principais vantagens e desvantagens desse tipo de serviço. Afinal, ele tem tanto prós quanto contras. Veja!

Evita/reduz prejuízos

Mesmo que você seja um motociclista bastante responsável e cuidadoso, situações como furto, roubo ou até mesmo acidentes podem acontecer com você. 

Evidentemente, é possível reduzir as chances de essas e outras situações acontecerem com algumas medidas e atitudes. 

Porém, é difícil garantir que elas nunca aconteçam. Até porque, muitas vezes elas se sucedem por conta de terceiros.

Sendo assim, o primeiro ponto positivo do seguro para motocicleta é que ele ajuda a evitar/reduzir prejuízos em caso de uma situação adversa.

Garante a reposição do veículo

Homem apontando para motocicletas

Outra vantagem do seguro para motocicleta é que, caso um problema mais complicado aconteça com seu bem, você tem a garantia de reposição do seu veículo.

Imagine ter estacionado em uma rua e, ao voltar, não encontrar a moto no lugar. Ou ainda, imagine se envolver em um acidente e, diante dessa circunstância, o seu veículo acaba pegando fogo.

Nessas duas situações, você perderia a sua motocicleta, caso não tivesse um seguro. Porém, tendo esse item, é possível garantir a reposição do veículo.

E essa questão se torna ainda mais relevante se você utiliza a moto para trabalhar ou fazer uma renda extra, por exemplo, como motoboy.

Ajuda em situações do cotidiano

Quando se fala em seguro, geralmente as pessoas associam esse item a situações mais graves e delicadas. Contudo, ele pode ser útil não apenas nessas circunstâncias.

Isso porque os seguros automotivos costumam oferecer serviços 24 horas. Então, se você precisar, por exemplo, de um guincho ou de uma ajuda com pane seca, ou chave quebrada na ignição, poderá ter o auxílio do seguro. Assim, evitam-se problemas e maiores “perrengues”.

Agora, como nem tudo é perfeito, existe uma desvantagem sobre esse item…

Não é muito acessível

Conforme mencionado no começo do post, o preço do seguro para motocicleta pode ser um obstáculo para diversos motociclistas.

Isso ocorre porque, primeiro, comparado com os carros, o risco de furtos, roubos e acidentes com motos é maior. Logo, o preço do seguro tende a ser um pouco “salgado” — o que faz com que muitos motociclistas não optem por essa proteção.

Ademais, dependendo da moto que você tem, da região onde mora e dos lugares que costuma trafegar, o preço do seguro também pode acabar ficando mais elevado.

Contudo, é válido ressaltar que, hoje em dia, existem diversas seguradoras que oferecem esse tipo de serviço e a maioria disponibiliza tanto planos básicos quanto pacotes adicionais para você escolher.

Então, com uma boa pesquisa, análises e comparações, é possível encontrar um seguro que atenda às suas necessidades e que não pese tanto no seu bolso.

Afinal, vale a pena fazer um seguro para motocicleta?

Com base nas informações apresentadas até aqui, já dá para imaginar qual é a resposta para essa pergunta, certo?

Considerando os níveis de segurança do trânsito no Brasil, a contratação de um seguro para motocicleta normalmente vale a pena. Afinal, trata-se de uma forma de se proteger de eventuais adversidades.

Portanto, faz sentido contratá-lo — ainda mais se você utiliza a moto com frequência em seu dia a dia.

Agora, como você viu no tópico sobre o preço, o seguro, para diversas pessoas, pode não ser tão viável. Por isso, se esse é o seu caso, o tópico a seguir o ajudará!

Quais outras maneiras de proteger a sua motocicleta?

Motociclista pilotando uma moto

Além de contratar um seguro para a sua motocicleta, existem algumas outras maneiras para que você possa proteger o seu bem.

A primeira delas refere-se a instalar um rastreador e/ou um alarme em seu veículo. Além disso, você pode investir em um cadeado/trava.

Outra maneira de se proteger é ficar sempre atento ao dirigir e tomar cuidado ao estacionar e ao parar em semáforos, Afinal, são nesses momentos que diversos bandidos costumam agir.

Por fim, a última orientação refere-se aos lugares e horários que você dirige. Isso porque nem toda região é segura. Ademais, o mesmo vale para determinados períodos do dia, como pilotar a noite ou de madrugada.

Portanto, evite tais lugares e horários, se possível. É uma forma extra de se resguardar.

Por que as motocicletas são mais visadas por criminosos?

Para encerrar o artigo, vale a pena entender porque as motocicletas são tão visadas por criminosos.

O primeiro motivo diz respeito a facilidade e rapidez com que os bandidos conseguem cometer esse crime em comparação com outros tipos de veículos, como carros e caminhões.

Em um caso recente, registrado na primeira semana de 2023, em São Paulo, criminosos levaram um minuto para furtar uma moto parada

Além disso, outra razão para que bandidos cometam esse tipo de ato é porque as motos permitem se locomover rapidamente. Assim, eles podem usar o veículo roubado para praticar outros crimes e fugir com uma certa facilidade.

Por fim, o terceiro principal motivo ligado ao furto ou roubo de motos refere-se ao intuito dos criminosos em vender as peças do veículo para desmanches ilegais. Assim, eles podem se desfazer do bem e ganhar dinheiro com os itens vendidos.

Portanto, se você não quer ter prejuízos e maiores transtornos, vale a pena considerar o investimento em um seguro para motocicleta.
Para terminar, confira este outro post que publicamos recentemente aqui em nosso blog sobre 13 dicas para evitar furto e roubo de veículos!

Deixe um comentário