Os 8 defeitos mais comuns em motocicletas

Mecânico verificando os componentes de uma motocicleta

Todo veículo, seja ele um carro, uma moto, um caminhão ou outro, em algum momento apresentará algum tipo de problema ou defeitos. Afinal, devido ao uso constante e, às vezes, ao mau uso, tais situações podem acabar acontecendo — e nesses casos, é necessário recorrer a uma boa oficina mecânica.

Agora, você saberia dizer exatamente quais são os defeitos mais comuns em motocicletas? Tem alguma ideia? Nesse artigo, nós trouxemos essa informação, de acordo com feedbacks de condutores e mecânicos.

Portanto, se você quer descobrir quais são os defeitos mais comuns em motocicletas e o que fazer para evitá-los/resolvê-los, acompanhe as informações a seguir!

Quais são os defeitos mais comuns em motocicletas?

1. Nível de óleo

Um dos defeitos mais comuns em motocicletas está relacionado ao nível de óleo — ou melhor, a falta dele. E essa é uma situação que pode se tornar uma grande dor de cabeça, se não for resolvida logo.

Sabe por quê? Porque o óleo ajuda a lubrificar o motor, assim como as suas peças internas, e quando ele não está nos níveis corretos, diversos componentes podem sofrer desgastes e ser danificados.

Além disso, se o óleo utilizado não for de qualidade, isto é, de uma marca boa e conhecida no mercado, o veículo também poderá apresentar problemas.

Portanto, mantenha os níveis de óleo adequados, na quantidade ideal para a sua moto, e procure utilizar um produto de qualidade para evitar maiores gastos e transtornos.

2. Luzes

Um defeito comum em motos e que não é tão complexo como o anterior e os próximos refere-se ao sistema de luzes do veículo. 

Isso porque devido a algum problema, como trepidação durante a rodagem, ou por conta do próprio tempo de vida útil, as lâmpadas da moto podem queimar.

Sendo assim, é necessário fazer a troca dessa peça para que o veículo não tenha problemas de iluminação, especialmente à noite e em situações de neblina, por exemplo.

Todas as luzes — de freio, setas e de neblina — precisam estar em perfeito funcionamento para evitar maiores problemas, além de multas e pontos na CNH.

Agora, vale ressaltar que se o problema envolvendo as luzes da sua motocicleta for constante, talvez haja alguma falha na parte elétrica do veículo e, por isso, é necessário que um profissional qualificado verifique essa situação.

3. Freios

Sistema de freio de uma motocicleta

Desgaste das sapatas e problemas nas pastilhas ou no disco são comuns em motocicletas, e isso, claro, está diretamente relacionado ao sistema de freios.

Portanto, é importante estar sempre atento caso algo não esteja funcionando como deveria nesse sistema, por exemplo, na hora de acionar o pedal ou o manete. 

O sistema de freio precisa estar sempre em boas condições para que a sua segurança não seja colocada em risco. Então, se constatar qualquer problema, procure ajuda especializada — talvez seja necessário trocar uma ou mais peças.

Já pensou se você precisa frear em uma via e acaba não conseguindo? Nenhum motociclista deseja passar por isso.

4. Pneus

Diversos motociclistas não dão a devida atenção aos pneus de suas motos. Por conta disso, dirigem com eles carecas, murchos ou em más condições, sem contar que exigem muito desses componentes acelerando e freando bruscamente.

Por isso, para evitar problemas com pneus (e rodas), atente-se ao desgaste desses componentes, mantenha-os calibrados e substitua-os quando for necessário.

5. Injeção eletrônica

Outro defeito comum em motocicletas refere-se ao sistema de injeção eletrônica, cujo objetivo é dosar de maneira adequada a mistura ar/combustível para que a queima de combustível no veículo ocorra corretamente.

Quando a injeção eletrônica está com algum tipo de problema, a tendência é que o motor seja afetado e a moto perca potência, comece a emitir fumaça pelo escapamento e/ou passe a consumir mais combustível do que o comum.

Além disso, vale ressaltar que a injeção eletrônica está diretamente relacionada à qualidade do combustível. 

Portanto, é de suma importância dar a devida atenção a esse sistema, inclusive, evitando abastecer a sua moto em postos que não parecem muito confiáveis.

6. Velas de ignição

Velas de ignição, depois de um certo tempo de uso, também podem apresentar problemas, sendo que assim como a injeção eletrônica, elas estão associadas ao combustível do veículo. 

As velas de ignição são componentes responsáveis por gerar a centelha que gera a explosão da mistura ar/combustível.

Portanto, se você notar falhas no motor ou problemas relacionados à potência, ou ao consumo do seu veículo, talvez seja um problema nas velas.

Vale observar ainda que as velas devem ser mantidas sempre bem limpas e em um bom estado de conservação.

7. Embreagem

Cabo de embreagem de uma motocicleta

Desajustes no comprimento dos cabos da embreagem podem gerar problemas que afetarão o seu acionamento. Por conta disso, a troca de marchas, por exemplo, pode ser impactada, ficando mais difícil de ser realizada.

Nesse sentido, é interessante que o comprimento desses cabos sejam regulados para que não haja maiores problemas na embreagem.

8. Correntes

Componentes da transmissão, como as correntes, costumam apresentar alguns defeitos por conta do atrito constante ocasionado pelo uso frequente da moto (ou também pelo modo de pilotagem).

Devido a essa situação, é de suma importância observar como estão as correntes da sua moto e lubrificá-las/apertá-las sempre que for necessário.

A importância de conhecer os defeitos mais comuns em motocicletas

Ao longo deste post você conferiu quais são os 8 defeitos mais comuns em motocicletas. Agora, por que saber disso é tão importante?

Porque, primeiro, assim você pode tomar mais cuidado no dia a dia e ficar atento para que tais problemas não aconteçam com a sua moto. E caso aconteçam, você saiba o que fazer para resolvê-los.

E, segundo, porque se você é um profissional que trabalha ou pretende trabalhar em uma oficina mecânica, você já fica sabendo quais os tipos de serviço envolvendo motos que mais têm demanda.

Dessa forma, você poderá se especializar em cada problema e ter todos os equipamentos e ferramentas necessárias para resolver os defeitos da melhor maneira possível. E, isso, consequentemente, o ajudará a ser um profissional mais qualificado e procurado pelos motociclistas.

Gostou do post? Achou as informações úteis? Comente abaixo quais foram as suas impressões. E se tiver algo a acrescentar sobre o assunto, basta utilizar o espaço abaixo!

Deixe um comentário