8 componentes que fazem parte do sistema de arrefecimento

Sistema de arrefecimento veicular

Quando se trata de cuidar do motor do seu veículo, é fundamental dar atenção ao sistema de arrefecimento e seus componentes.

Isso porque esse sistema tem um papel crucial para o funcionamento adequado de um veículo. Sem ele, seria muito difícil manter um automóvel rodando por muito tempo.

Por isso, confira ao longo deste artigo quais são os 8 principais componentes que fazem parte do sistema de arrefecimento, além de outras informações relevantes sobre o assunto!

O que é o sistema de arrefecimento e qual a sua importância?

O sistema de arrefecimento consiste em um conjunto de componentes que trabalham juntos para resfriar e estabilizar o calor do motor em um veículo e, assim, manter a sua temperatura num intervalo seguro de operação. 

Durante o funcionamento, o motor de um veículo gera muito calor e caso a temperatura fique muito elevada, ela pode causar danos consideráveis aos componentes internos, como:

  • bielas;
  • cilindros;
  • pistões;
  • junta do cabeçote;
  • e outras peças. 

Portanto, o sistema de arrefecimento é um item fundamental para garantir o bom desempenho e a durabilidade do motor. Na prática, esse sistema protege veículos de danos graves e “salgados” para o bolso dos motoristas.

Além disso, vale ressaltar que o sistema de arrefecimento ainda ajuda a reduzir o consumo de combustível do veículo — o que é bastante importante, não é mesmo? Ainda mais nos dias de hoje.

Por isso, é essencial realizar a manutenção regular do sistema de arrefecimento e estar sempre atento a qualquer sinal de falha ou problema.

Quais os principais sinais de que o sistema de arrefecimento pode estar com problema?

Após entender melhor o que é o sistema de arrefecimento e qual a sua importância, vale saber quais sinais indicam que ele pode estar com algum problema.

Um dos principais é o superaquecimento do motor. Outra situação comum é quando há manchas de líquido de arrefecimento embaixo do veículo devido a um possível vazamento de fluido.

Além desses indícios, vale destacar que barulhos estranhos vindo do motor e cheiro de líquido de arrefecimento queimado também são sinais de que pode haver algo de errado com o sistema.

Por isso, quando estiver com seu veículo, fique de olho nesses indícios. E caso constate um ou mais, não deixe de procurar uma boa oficina mecânica o quanto antes para resolver o problema e evitar que ele se torne maior.

Afinal, quais são os 8 principais componentes do sistema de arrefecimento?

Agora que você já conhece os pontos mais relevantes sobre o sistema de arrefecimento do motor, confira a seguir quais são os 8 principais componentes que fazem parte dele!

1. Bomba d’água

Componente bomba d'água veicular

O primeiro componente presente no sistema de arrefecimento é a bomba d’água. Ela é responsável por circular o líquido de arrefecimento pelo sistema.

Ela é acionada pela correia dentada ou pela correia do motor e utiliza a rotação do motor para criar pressão no sistema de arrefecimento. A bomba d’água possui uma hélice que empurra o líquido de arrefecimento através do motor e do radiador.

Sem esse componente, o líquido de arrefecimento ficaria estagnado, o que rapidamente levaria ao superaquecimento e à falha do motor.

2. Líquido de arrefecimento

O segundo item que faz parte do sistema de arrefecimento é o líquido de arrefecimento. Trata-se de uma mistura de água e aditivos químicos que ajudam a reduzir a temperatura do motor e protegê-lo contra a corrosão

Ele é responsável por absorver o calor gerado pelo motor e transportá-lo para o radiador — e falando nele…

3. Radiador

O terceiro componente (e também um dos mais conhecidos pelos motoristas) é o radiador. Ele consiste em um item responsável por dissipar o calor gerado pelo motor, mantendo a temperatura dentro dos limites adequados. 

O radiador é composto por um núcleo, tanque superior e inferior, além de uma série de tubos e aletas que ajudam a dispersar o calor. 

4. Sensor de temperatura

Outro item relevante presente em um sistema de arrefecimento é o sensor de temperatura. Como o nome já indica, ele monitora a temperatura do motor e envia essa informação para o módulo de comando do carro. 

O módulo, por sua vez, usa essa informação para controlar a mistura ar-combustível e ajustar a injeção de combustível de modo a garantir o melhor desempenho e economia de combustível.

5. Termostato

Componente termostato veicular

Além do sensor de temperatura, há o termostato — uma peça relacionada à anterior. 

No caso, ele é um componente que fica localizado dentro do bloco do motor e é responsável por regular a temperatura do líquido de arrefecimento, abrindo e fechando o fluxo de fluido para o radiador. 

Quando o motor está frio, o termostato permanece fechado, mantendo o líquido de arrefecimento dentro do bloco do motor para ajudar a aquecê-lo mais rapidamente. 

Já quando a temperatura do motor aumenta, o termostato abre, permitindo que o líquido de arrefecimento flua para o radiador para dissipar o calor.

6. Válvula termostática

Em sexto lugar da lista de componentes que fazem parte do sistema de arrefecimento está a válvula termostática. 

Esta, por sua vez, é designada a regular a temperatura do fluido de arrefecimento. Quando a temperatura do líquido de arrefecimento está abaixo do ideal, a válvula termostática fica fechada, impedindo que o líquido de arrefecimento circule pelo radiador. 

Já quando a temperatura aumenta, a válvula termostática abre, permitindo que o líquido de arrefecimento circule pelo radiador.

Em resumo, a válvula termostática é um componente que trabalha em conjunto com o termostato para garantir o fluxo adequado do líquido de arrefecimento.

7. Ventoinha

Outro item que compõe o sistema de arrefecimento do motor é a ventoinha. Ela ajuda a intensificar o resfriamento do líquido de arrefecimento no radiador.

8. Tubos e mangueiras

Por último, mas não menos importante, vale ressaltar a presença dos tubos e mangueiras no sistema de arrefecimento. 

Afinal, esses dois itens tem como função conectar todos os componentes que fazem parte desse sistema. Sem eles, o sistema não funcionaria corretamente.

Neste post, você conheceu os 8 principais componentes que fazem parte do sistema de arrefecimento. Além disso, entendeu porque esse sistema é tão importante em veículos.

Para continuar expandindo seus conhecimentos sobre o universo automotivo, confira este outro post sobre óleo sintético, semissintético ou mineral: qual usar?

Deixe um comentário