9 cuidados para se ter com a pintura de um carro preto

Traseira de um carro preto

Muitas pessoas têm ou desejam ter um carro preto devido a sua aparência e visual, porém, é importante ter em mente que é preciso ter alguns cuidados específicos com essa cor.

Quer descobrir quais são eles? Então não deixe de acompanhar as informações a seguir com atenção!

Quais os 9 cuidados para se ter com a pintura do carro preto?

A pintura de um carro preto é elegante e clássica, porém também pode ser exigente em termos de cuidado e manutenção.

Isso porque o preto é uma cor que tende a destacar qualquer imperfeição na superfície, como arranhões, marcas, manchas e riscos.

Sendo assim, para evitar esses problemas, confira a seguir os 9 cuidados principais para se ter com a pintura de um carro preto!

1. Evite lavar o carro sob o sol

O primeiro cuidado que você deve ter com o seu carro preto é evitar lavá-lo sob o sol.

Afinal, nessas circunstâncias, o clima quente pode fazer com que a água seque rapidamente na superfície, de modo a deixar eventuais manchas e marcas de água na pintura que podem ser difíceis de remover.

Portanto, o ideal é lavar o carro em um lugar coberto e com sombra, e deixá-lo secar naturalmente. Ou também, você pode fazer isso com um pano macio (mais adiante falaremos sobre esse assunto).

Além da questão da lavagem, vale ressaltar que a exposição excessiva ao sol pode ainda danificar a pintura do seu carro preto, deixando-a opaca e sem brilho. 

Isso porque carros pretos absorvem os raios de sol e, com o tempo, a incidência direta e frequente pode acabar desgastando a sua pintura.

Sendo assim, quando for sair, passear etc. evite estacionar o seu veículo em locais muito abertos, em que o sol “bate” diretamente.

2. Use produtos específicos para lavar o carro

Ainda no assunto “lavagem”, é importante que você tenha cuidado com os produtos que utilizará em seu carro preto.

Não use sabão em pó ou detergentes para lavar o carro. Afinal, eles podem danificar a pintura e deixá-la opaca. 

Ao invés disso, opte por produtos específicos para lavagem de carros, que são formulados para preservar a pintura e ainda dar brilho ao veículo.

Ademais, não use produtos abrasivos, como esponjas ásperas ou escovas duras, visto que elas podem danificar a pintura do seu carro preto, deixando riscos e marcas. 

Use apenas produtos de limpeza automotivos suaves e uma esponja ou luva macia.

3. Seque o carro com um pano macio

Pessoa passando um pano no carro preto

Conforme explicado no começo do artigo, você tem duas possibilidades para secar o seu carro após uma lavagem: deixá-lo na sombra enquanto isso ocorre ou utilizar um pano macio.

Se você optar por essa segunda opção, não deixe de secar o carro com um pano macio e sem fiapos, como o de microfibra. Dessa forma, você pode evitar marcas de água, riscos e maiores problemas à lataria. 

Além disso, não esfregue o pano na pintura com força. Apenas faça movimentos suaves e circulares para retirar o excesso de água, ok?

4. Lave o carro com uma certa regularidade

Dando andamento a lista de cuidados essenciais para se ter com a pintura de um carro preto, temos neste quarto item a regularidade da lavagem do carro.

Isso porque se você quer manter a pintura do seu carro bem conservada, impecável, é de suma importância fazer uma lavagem regular nele. 

Então, a cada 10-15 dias, procure limpar e higienizar o seu veículo. A sujeira acumulada pode riscar a pintura do seu veículo, principalmente se houver partículas de areia ou poeira, por exemplo.

Portanto, evite ficar mais de um mês sem lavar o seu carro. Ademais, apenas relembrando, utilize produtos adequados e específicos para pinturas pretas durante essas lavagens.

5. Evite ficar encostando na pintura do carro

Outro cuidado que você deve ter com seu carro preto é evitar ficar encostando as mãos ou objetos na pintura. 

Isso porque essa ação, embora pareça inofensiva, pode acabar deixando marcas e arranhões na superfície do veículo — o que, consequentemente, tende a comprometer a sua estética.

6. Evite estacionar sob árvores ou próximo a construções

Além de escolher um local com sombra na hora de estacionar o seu carro para lavagem, vale a pena ter cuidado para evitar pará-lo sob árvores ou próximo de construções.

Afinal, nesses cenários, você pode expor o seu veículo a elementos que podem danificar e manchar a pintura, como folhas, galhos, frutas, fezes de pássaros, detritos etc.

Sendo assim, quando for estacionar o seu carro, dê preferência para um local coberto/protegido.

Essa, inclusive, é uma orientação que já demos aqui em nosso blog no post sobre 12 dicas de como manter um veículo conservado. Vale a pena conferi-lo depois!

7. Limpe manchas e marcas imediatamente

Pessoa passando um produto de limpeza veicular

Manchas e marcas podem ser muito visíveis em um carro preto, por isso é importante limpá-las imediatamente para evitar danos permanentes na pintura. 

Novamente, use um produto de limpeza automotivo específico para manchas e siga as instruções do fabricante. Assim, você garante a aplicação correta do item e evita maiores dores de cabeça.

8. Utilize cera para proteger a pintura

A cera automotiva é uma ótima maneira de proteger a pintura de um carro preto, pois ajuda a criar uma camada protetora contra a sujeira e os raios UV do sol. 

Nesse sentido, procure aplicar esse produto com uma certa periodicidade (a cada dois ou três meses) em seu veículo. Lembrando, apenas, de comprar uma cera de qualidade, de uma marca conhecida e com uma boa reputação, ok?

9. Invista em polimentos 

Por fim, encerrando a lista de cuidados para se ter com a pintura de um carro preto, nós não podemos deixar de falar sobre o polimento.

Isso porque esse procedimento ajuda a remover as impurezas e marcas da pintura, deixando-a mais brilhante e bonita. 

É interessante fazer o polimento do carro a cada seis meses ou pelo menos uma vez ao ano, dependendo do seu tipo de uso e das condições climáticas.

Gostou do artigo? As dicas e orientações foram úteis? Esperamos ter ajudado! 

Para encerrar, compartilhe este conteúdo com a sua rede de amigos. Assim, mais pessoas que têm carro preto conhecerão esses 9 cuidados e, desse modo, poderão cuidar melhor de seus veículos!

Deixe um comentário