Para diversos motoristas, especialmente os recém-habilitados, estacionar o carro de forma segura é uma tarefa um pouco complicada, afinal de contas, ela exige um certo nível de atenção e cuidado na hora de fazer as manobras.
Podem ter outros carros parados na frente e/ou atrás, por exemplo, podem ter outros veículos passando pela rua, sem contar que é preciso estar atento às placas e sinalizações para evitar multas e outros tipos de problemas.
Por isso, pensando nesse assunto, nós separamos no artigo de hoje as principais dicas de como estacionar o carro com segurança para que você as conheça e claro, utilize-as na próxima vez que for parar em algum lugar. Veja!
Como estacionar o carro com segurança: dicas essenciais
1. Observe o tipo de vaga
Ao se deslocar até um determinado lugar e precisar parar, você verá que, geralmente, existem diferentes tipos de vagas para você estacionar.
Algumas são mais fáceis e retas, por exemplo, então basicamente você só precisa ir para a frente ou para trás e encostar o carro perto da calçada. Outras, no entanto, já são mais trabalhosas, exigindo um grau maior de cuidado e manobras.
Sendo assim, como primeira dica para estacionar o carro com segurança, dê preferência para as vagas mais fáceis, mesmo que isso signifique parar a uma ou duas ruas do local que você vai.
Depois, conforme você for ganhando mais confiança e experiência, passe a estacionar em vagas que te exigem mais.
Se você ficar tentando parar somente nas vagas mais difíceis e não conseguir, pode acabar ficando frustrado e isso só vai prejudicar o processo. Então, não complique as coisas sem necessidade, ok?
2. Procure entrar de ré, olhe sempre os retrovisores e dê seta (para vagas paralelas)
Ao entrar de ré nas vagas, você consegue esterçar melhor as rodas e facilitar as manobras. Portanto, quando for parar, dê preferência para essa direção.
Além disso, olhe sempre os retrovisores alinhando-o com a segunda vaga de distância daquela em que pretende parar e fique a uma distância segura dos outros veículos parados. Lembre-se do que você fez durante a autoescola.
O instrutor não falava esse passo a passo abaixo na hora de fazer a baliza (para vagas paralelas)?
- Pare o carro ao lado do veículo que está à frente do espaço onde irá estacionar;
- Mantenha visualmente os para-choques traseiros dos dois veículos alinhados;
- Engate a ré, vire o volante e, lentamente, deixe o veículo entrar na vaga;
- Utilize o retrovisor para visualizar o carro que está atrás até que o farol dele (perto da guia) esteja visível;
- Em seguida, vire o volante no sentido contrário (totalmente), sempre olhando o carro de trás e a guia.
- Por fim, quando observar que o seu veículo já está paralelo aos outros, volte o volante à posição normal e, se necessário, ande um pouco para frente.
E claro, quando for estacionar em qualquer lugar não deixe de indicar essa ação por meio do uso da seta para o lado da vaga.
3. Tenha calma, paciência e atenção
Por conta de diversos fatores, muitos motoristas ficam nervosos, angustiados, quando precisam estacionar o carro — especialmente se estão começando a dirigir e/ou se é uma vaga que exige baliza e mais manobras.
E isso, claro, só dificulta as coisas.
Por isso, quando for parar o seu veículo, tenha calma, paciência e atenção. Olhe cada ponto, vá devagar e não se preocupe com o que terceiros podem dizer.
Além disso, se você não entrar muito bem em uma vaga, saia completamente dela e faça o processo mais uma vez.
Estacionar bem não é algo que se aprende de um dia para o outro. É necessário um certo tempo de experiência, além de prática para que essa ação se torne cada vez mais fácil e natural.
4. Pratique
Pegando gancho com a dica anterior, se você não se sente muito confiante e seguro para estacionar o carro, pratique.
Então, durante a semana, tire o seu veículo da garagem e treine o ato de estacionar, seja em sua própria rua ou em locais próximos.
Com o tempo, você verá que esse processo ficará mais fácil, visto que você começará a “pegar o jeito da coisa”.
5. Tenha cuidado em descidas
Nem sempre as vagas para estacionar o seu carro serão retas e planas. Por isso, quando precisar parar em uma descida, sempre preste atenção ao freio de mão para deixá-lo completamente puxado.
Além disso, para evitar riscos, mantenha as manutenções e revisões do veículo sempre em dia, ok?
6. Escolha lugares seguros para estacionar
Como o assunto é estacionar o carro com segurança, nada mais certo do que também escolher lugares seguros para fazer isso, certo?
Então, quando for estacionar, dê preferência para estacionamentos confiáveis, particulares, e ruas movimentadas/bem iluminadas (para a noite).
Evite parar em lugares pouco movimentados, escuros e perigosos (na rua), pois você corre mais riscos visto que assim pode favorecer a ação de criminosos.
7. Invista em acessórios e equipamentos
Muitos carros vendidos atualmente possuem câmera de ré e sensores de estacionamento. Se o seu veículo já tem esses itens, ótimo, utilize-os para ter uma ajuda extra na hora de estacionar.
No entanto, se o seu veículo não possui esses acessórios e equipamentos, invista neles. Assim, você terá uma “mãozinha” sempre que for estacionar.
Essas tecnologias proporcionam mais facilidade para estacionar com segurança.
8. Respeite as placas e as sinalizações
Não é porque você encontrou uma vaga livre em um determinado lugar que você pode parar nela.
Às vezes, ela é destinada a idosos ou cadeirantes, possui uma placa de proibido estacionar ou fica ao lado de uma guia rebaixada, por exemplo.
Portanto, respeite as placas e sinalizações para evitar maiores transtornos.
9. Abra a porta com cuidado e certifique-se de ter fechado o carro
Para finalizar as nossas dicas, nós separamos dois cuidados que não envolvem exatamente o ato de estacionar, mas o que você faz após parar: abrir a porta e fechar o carro.
Em alguns lugares ou em vagas mais apertadas, por exemplo, talvez você não tenha tanto espaço para abrir a porta e sair.
Então, antes de deixar o veículo, preste atenção ao que está ao seu lado e abra a porta com cuidado. Assim, você evita batê-la sem necessidade em outro carro, em uma parede, em uma árvore etc.
Você não vai querer que a lataria ou a pintura do seu carro seja danificada por uma besteira, não é verdade?
Além disso, após sair do carro, certifique-se de que você o fechou. Muitas vezes, por distração ou pressa, diversos motoristas não se atentam a isso — e claro, pode ser um risco, afinal, o veículo estará aberto.
Portanto, não deixe de seguir essas dicas (e as anteriores) para estacionar o carro com segurança.
Esperamos que as informações apresentadas tenham te ajudado. E se você achou as dicas úteis, interessantes, não deixe de compartilhar o artigo com sua rede de amigos, ok? Até a próxima!