Carros elétricos não podem ser rebocados? Entenda!

Carro sendo rebocado

Veículos elétricos estão se tornando cada vez mais populares devido à sua eficiência energética e menor impacto ambiental. Contudo, existe uma questão ainda não muito clara que envolve esse tipo de automóvel: afinal, carros elétricos podem ou não ser rebocados em caso de uma pane ou falta de carga na bateria?

Se você tem interesse em entender melhor sobre este assunto, convidamos você a conferir as informações a seguir!

Quais as características e funcionamento dos carros elétricos?

Primeiramente, antes de entender se os carros elétricos podem ou não ser rebocados, é válido conhecer suas principais características e o seu funcionamento. 

Afinal, trata-se de modelos que se distinguem de automóveis tradicionais em alguns aspectos. No caso, eles têm um motor elétrico e baterias em vez de um motor a combustão e um tanque de gasolina

De forma resumida, o motor elétrico é responsável por converter a energia elétrica da bateria em movimento, enquanto a bateria é o armazenador de energia que alimenta o motor. Por fim, há ainda o carregador que é usado para recarregar a bateria quando ela fica sem energia.

A seguir, entenda com mais detalhes sobre cada um dos itens acima!

Motor elétrico

O motor elétrico é uma peça de engenharia sofisticada que funciona de forma diferente dos motores a combustão interna. Em vez de queimar combustível para criar energia, ele usa campos magnéticos para gerar movimento. 

Quando a energia elétrica é fornecida ao motor, um campo magnético é criado, o que faz com que o rotor gire. 

O rotor está conectado a uma transmissão que envia o movimento para as rodas, fazendo, assim, com que o carro se mova.

Bateria

A bateria é o componente central do sistema de carros elétricos. Ela é composta por células individuais que armazenam energia em forma de eletricidade. 

Essas células são normalmente feitas de íons de lítio, que são leves e capazes de armazenar grandes quantidades de energia. 

A bateria é um fator determinante para a autonomia do carro elétrico. Afinal, quanto maior a sua capacidade, maior será a distância que o veículo poderá percorrer com uma única carga.

Carregador

Carregador carro elétrico

Por último, mas não menos importante, há o carregador — dispositivo usado para recarregar a bateria quando ela fica sem energia. 

Existem diferentes tipos de carregadores disponíveis, desde os modelos de parede até os pontos e estações de carregamento de alta potência. 

O tempo necessário para recarregar uma bateria varia conforme a capacidade da bateria e a potência do carregador. 

Em geral, os carros elétricos podem ser carregados em tomadas domésticas comuns. Contudo, carregadores de alta potência podem reduzir o tempo de recarga consideravelmente.

Afinal, carros elétricos podem ou não ser rebocados?

A partir do conhecimento sobre as características e o funcionamento dos carros elétricos, torna-se mais factível responder essa pergunta.

A resposta simples e direta é não. Carros elétricos não podem ser rebocados normalmente, da mesma forma que os veículos convencionais.

Isso ocorre porque a maioria dos modelos elétricos não possui o ponto neutro (ou ponto morto) da embreagem. O que esses veículos têm, na verdade, é um sistema de transmissão automática.

Por essa razão, a roda do carro precisa estar em movimento para a energia elétrica ser enviada para o motor. Sem ela, o motor não funcionará e a roda ficará travada, impedindo que o carro seja rebocado.

Ademais, embora os automóveis elétricos tenham a função “N” no seletor de marchas, ela serve somente para desconectar os freios e permitir que o veículo seja empurrado por alguns metros até um local seguro.

Um carro elétrico nunca pode ser rebocado?

Conforme você acompanhou acima, a ausência do ponto neutro e a presença de um sistema de transmissão diferente acabam sendo obstáculos para rebocar veículos elétricos.

Contudo, vale destacar que os carros elétricos podem ser rebocados, sim — desde que apenas por curtos períodos e distâncias, e em baixas velocidades. Ou desde que haja um guincho apropriado para realizar o transporte.

Se não houver um cuidado adequado e o motor elétrico for forçado a trabalhar sem a presença de energia elétrica, ele pode superaquecer e resultar em danos permanentes.

Além disso, é válido mencionar que a bateria de veículos elétricos é sensível a impactos e a mudanças de temperatura.

Logo, o processo de rebocamento precisa ser feito de forma correta, caso contrário poderá causar danos, prejuízos e dores de cabeça.

Quais cuidados ter ao rebocar carros elétricos?

Antes de rebocar um carro elétrico, é necessário consultar o manual do proprietário para verificar se há alguma recomendação específica do fabricante. 

Em alguns casos, pode ser necessário, por exemplo, desligar a bateria antes de começar o processo de rebocamento.

Ademais, conforme mencionado, é importante usar um equipamento de reboque adequado, que deve ser projetado especificamente para carros elétricos.

Caso o veículo elétrico precise ser transportado em um guincho, a opção mais segura é utilizar o modelo plataforma, que carrega o veículo inteiro em cima da prancha sem necessidade de contato com as rodas no chão.

Outra opção é utilizar um reboque específico para carros elétricos, que possuem suportes especiais para acomodar a bateria e evitar maiores danos.

O que os proprietários de carros elétricos devem fazer em caso de problemas? 

Como você viu até aqui, o processo de rebocamento de veículos elétricos é um pouco diferente e envolve alguns cuidados especiais.

Sendo assim, se você tiver um modelo desse tipo e se deparar com um problema em que ele precise ser guinchado, a melhor opção é entrar em contato com a assistência técnica do fabricante do veículo. 

Assim, profissionais qualificados poderão ajudar a resolver a situação de maneira segura e eficiente. 

Como evitar a necessidade de reboque?

Recarregando carro elétrico

Conforme você acompanhou durante as explicações deste artigo, o reboque de veículos elétricos até pode ser feito. Porém, exige cuidados específicos para evitar maiores adversidades.

Sendo assim, o melhor a se fazer para não precisar recorrer a esse tipo de serviço é, primeiro, cuidar bem do veículo e, segundo, planejar os seus trajetos e as suas viagens (principalmente) com antecedência.

Dessa forma, você garante que tem carga suficiente na bateria para circular, de modo a evitar maiores problemas e a necessidade de chamar um guincho.

Além dessas orientações, outras dicas que você pode considerar são: investir em um carregador portátil ou usar um aplicativo de localização de postos de carregamento para ajudá-lo a encontrar uma estação de recarga quando precisar.

Assim, a partir dessas medidas, você diminui as chances de ter problemas e de ter que recorrer a um guincho.

Se você tiver um carro elétrico, é importante sempre manter a bateria carregada e evitar dirigir longas distâncias sem verificar o nível de carga.

Agora, se você precisar de um serviço de reboque, além de consultar o manual, procure uma empresa especializada e veja se ele tem guinchos compatíveis com carros elétricos.

Por fim, esteja preparado para pagar um valor adicional por esse serviço. Afinal, ele não é como os outros.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo!

Deixe um comentário