Rodas cromadas: o que são e quais os cuidados?

Carro com roda cromada

Na busca por customizar e deixar veículos com outro visual (mais sofisticados, elegantes e chamativos), muitas pessoas investem em diferentes itens e acessórios para seus automóveis, como as rodas cromadas.

Agora, mais do que escolher um modelo específico, é de suma importância saber quais cuidados ter com esse tipo de roda. Afinal, assim é possível mantê-las bonitas, preservadas e em bom estado por bastante tempo.

Quer entender o que são rodas cromadas, quais os principais cuidados para se ter com elas, além de outros assuntos sobre essa peça? Então confira as informações a seguir!

O que são rodas cromadas?

As rodas cromadas são um tipo de acabamento para rodas de automóveis. Elas são feitas de metal, geralmente aço ou alumínio, e recebem uma camada de cromo para obter um revestimento brilhante. 

Esse acabamento é feito por meio de um processo de eletrodeposição de cromo, que envolve a imersão da roda em uma solução de cromo e um ácido que ajuda a remover impurezas da superfície. Depois disso, as rodas são polidas para obter o brilho desejado.

O cromo é conhecido por sua resistência à corrosão, tornando as rodas cromadas mais duráveis ​​e resistentes aos efeitos do tempo e do clima.

Além disso, por conta do visual, vale destacar que esse tipo de roda dá um toque diferenciado e mais estiloso a um veículo — o que, evidentemente, atrai muitos motoristas.

Normalmente, as rodas cromadas são encontradas em carros esportivos e de luxo, porém elas também podem ser instaladas em carros mais populares.

Quais as vantagens das rodas cromadas?

As rodas cromadas oferecem diversas vantagens, além da sua aparência. 

Elas podem, por exemplo, melhorar o desempenho do veículo, já que costumam ser mais leves do que as rodas de aço ou ferro fundido. Assim, elas contribuem para a aceleração do automóvel e para a resposta da direção. 

Além disso, vale ressaltar que as rodas cromadas são mais resistentes a arranhões e desgastes do que as rodas pintadas.

Existe algum ponto de atenção com relação às rodas cromadas?

Carro sendo alvo de furto

Conforme você acompanhou acima, as rodas cromadas oferecem diferentes tipos de vantagens. Porém, há um ponto sobre elas que merece atenção — e ele está além dos cuidados que abordaremos logo a seguir.

No caso, nós estamos falando aqui sobre o risco de furto. Isso porque rodas cromadas costumam ser mais visadas por criminosos. Então, se você tem ou pretende instalar esse tipo de peça, é importante ter esse aspecto em mente. 

As rodas cromadas costumam ser fáceis de vender e de fazer dinheiro para quem está as vendendo. 

Por isso, inclusive, talvez valha a pena colocá-las no seguro para evitar maiores contratempos. Cada seguradora trabalha essa questão de uma maneira.

Quais os principais cuidados para se ter com rodas cromadas?

Após conhecer o conceito de rodas cromadas, quais as suas vantagens e o seu principal ponto de atenção, é válido saber como cuidar delas corretamente.

Para esse objetivo, acompanhe os tópicos a seguir!

Faça uma limpeza periódica

Para que as rodas cromadas estejam sempre bonitas e brilhando, é essencial limpá-las pelo menos uma vez por semana, com água e sabão neutro.

Dessa forma, além de preservar a aparência da peça, você evita possíveis manchas e o acúmulo de barro, terra, detritos e sujeiras.

Para essa finalidade, use um limpador de rodas específico para rodas cromadas. Além disso, evite produtos ácidos, a base de amoníaco e abrasivos, como esponjas ásperas, pois eles podem arranhar/danificar o acabamento cromado.

Lembrando que essa lavagem deve ser feita com as rodas frias, ok? Assim, você evita que manchas e marcas possam aparecer na peça.

A limpeza adequada e periódica das rodas mantêm o bom estado de conservação da peça e contribui para que elas estejam sempre intactas.

Tenha atenção ao meio-fio

Na hora de estacionar o seu veículo, é importante ter alguns cuidados para evitar maiores problemas e transtornos, como não parar em local proibido, escolher um local seguro e com movimento etc.

E no caso das rodas, especificamente, é fundamental ter atenção para não encostá-las no meio-fio, afinal, isso pode acabar danificando-as.

Um simples esbarrão já pode comprometer as rodas, inclusive de modo a ter que trocá-las. 

Portanto, tome cuidado ao estacionar e ao trânsito de modo geral. Até porque, se outros veículos encostarem nas suas rodas, eles podem estragá-las também — e, evidentemente, não é uma situação que você deseja, certo?

Inspecione as rodas regularmente

Ao voltar para casa após um dia de trabalho ou depois de um passeio, por exemplo, verifique como estão as rodas cromadas. Observe se não há arranhões, descamações ou outros tipos de problemas. 

Se notar algum dano, leve o veículo até um profissional para que ele possa avaliar a extensão do problema e determinar o que pode ser feito para resolvê-lo.

Considere o polimento

Além dos aspectos anteriores, outro ponto que você pode considerar para cuidar bem das rodas cromadas do seu veículo é o polimento.

Isso porque, por meio desse procedimento, as rodas do seu automóvel podem ficar mais protegidas e com uma aparência de nova por um longo tempo.

Você pode investir nesse serviço a cada 2-3 meses, mais ou menos. Lembrando, claro, de escolher uma empresa séria e de confiança para fazer o procedimento corretamente em seu veículo.

Verifique regularmente a pressão dos pneus

Medindo a pressão do pneu de um carro

Um aspecto que também merece cuidado com relação às rodas cromadas diz respeito ao nível de pressão dos pneus. Afinal, ambos estão diretamente relacionados.

No caso, uma pressão inadequada dos pneus pode causar danos às rodas cromadas. Portanto, regularmente, verifique a pressão dos pneus e a mantenha dentro dos limites recomendados pelo fabricante.

Projeta as rodas do clima

Por fim, outra orientação que você deve considerar para cuidar de forma apropriada das rodas cromadas refere-se à proteção delas do clima.

Isso porque as rodas cromadas são mais suscetíveis à corrosão e oxidação (ferrugem) em climas úmidos ou chuvosos. 

Sendo assim, procure aplicar uma camada de cera protetora (selante) nas rodas para protegê-las do clima e, dessa forma, evitar maiores danos, ok? 

Esse cuidado é ainda mais importante e necessário para quem vive em regiões litorâneas, próximo de praias.

Neste post, você entendeu o que são rodas cromadas, quais as suas principais vantagens e como cuidar delas efetivamente. Agora, coloque em prática o que aprendeu para manter essa peça sempre bonita, brilhante e conservada.
Para encerrar, confira este post sobre o efeito da maresia nos carros!

Deixe um comentário