Airbag estourado: é possível recuperar? Qual o preço?

Airbag veicular estourado

O airbag é um item de segurança essencial em caso de colisões e acidentes de trânsito — situações que, embora nenhum motorista deseje passar, podem acontecer. Afinal, elas não estão totalmente sob o nosso controle. Sendo assim, em caso de uma batida, por exemplo, será que é possível recuperar o airbag estourado? Ou será que ele dá perda total?

Se você quer entender esse assunto de forma fácil e clara, não deixe de acompanhar as informações a seguir!

Vamos lá?

O que é e para que serve um airbag?

Antes de falarmos se é possível ou não recuperar um airbag estourado, é importante entender o que é e para que ele serve exatamente.

O airbag é um dispositivo de segurança que é acionado em caso de colisão para proteger os ocupantes do veículo (motorista e passageiros).

Ele serve para ajudar a reduzir o impacto do corpo dessas pessoas contra as partes mais rígidas do veículo, como o volante, o painel ou as portas. Dessa forma, esse dispositivo diminui o risco de lesões graves e até mesmo de situações fatais. 

Vale destacar que o airbag trabalha em conjunto com outro item: os cintos de segurança. Estes, por sua vez, são responsáveis por manter as pessoas no lugar em caso de um acidente. 

Assim, ele ajuda a diminuir as chances de ferimentos mais graves causados pelo movimento descontrolado do corpo durante o impacto. O cinto evita que os ocupantes sejam arremessados e atravessem o vidro, por exemplo.

Como funciona o airbag?

O funcionamento de um airbag envolve a atuação de diversos componentes. Os principais são:

  • sensores;
  • sistema de ignição;
  • gerador de gás;
  • bolsa inflável.

Quando um veículo sofre uma desaceleração repentina ou uma colisão, os sensores do sistema de airbag detectam uma mudança na velocidade do veículo. 

Diante desse cenário, esses sensores enviam um sinal elétrico para o módulo de controle do airbag, que determina se é necessário ou não acionar o airbag.

Se o módulo indicar que é preciso inflar o airbag, ele envia um sinal elétrico para o sistema de ignição do gerador de gás. 

Essa ação faz com que uma reação química ocorra dentro do gerador de gás. Desse modo, produz-se uma grande quantidade de gás em questão de milissegundos.

Esse gás é então direcionado para a bolsa inflável — esta, por sua vez, fica dobrada e compactada em uma pequena caixa. 

Quando o gás é direcionado para a bolsa, ela infla rapidamente e se expande para fora da caixa de uma forma muito veloz. Assim, cria uma barreira entre o corpo do ocupante e as partes rígidas do veículo.

Vale mencionar que o airbag é projetado para esvaziar rapidamente após o impacto. Dessa forma, ele permite que o ocupante consiga se mover e sair do veículo com segurança. 

O processo completo referente ao funcionamento do airbag, isto é, desde a detecção da colisão até a inflação e desinflação da bolsa, normalmente ocorre em menos de um segundo.

Por que o airbag pode estourar?

Airbag veicular estourado

Embora o airbag seja uma peça de grande relevância em termos de proteção e segurança, ele pode se danificar durante um acidente. 

Isso pode acontecer por diversos motivos. Os principais são:

  • uso de componentes de baixa qualidade;
  • instalação incorreta;
  • simplesmente pelo fato de que o impacto foi muito forte para que o airbag suportasse.

Sendo assim, diante desse cenário de um airbag danificado, será que é possível recuperá-lo após estourar? Entenda no tópico a seguir!

Afinal, é possível recuperar um airbag estourado?

Até aqui, você entendeu o que é, para que serve e como funciona um airbag. Agora, vamos ao tópico que trouxe você até este artigo: se ele for acionado e estourar, dá para recuperar?

A resposta simples e direta é não. Não é possível recuperar um airbag estourado. Uma vez que a bolsa inflável é acionada, ela deve ser substituída por uma nova. 

Isso é importante para garantir a segurança dos ocupantes do veículo, dado que um airbag danificado pode não funcionar corretamente em caso de uma nova colisão.

Se você ver uma oficina que diz que recupera airbags, saiba que isso não é verdade. 

O que esses estabelecimentos costumam fazer é apenas voltar a tampa para o lugar e desligar a luz de alerta para que os motoristas não percebam que ela não acendeu. E, pior, ainda cobram por essa irresponsabilidade.

Portanto, não caia nesse golpe. Ademais, se você comprar um veículo usado e a luz do airbag não acender ou apagar rapidamente, talvez haja algo errado. 

Sendo assim, nesse caso, vale a pena levar o carro até uma oficina de confiança para que um mecânico qualificado possa verificá-lo.

Um airbag acionado já não é mais seguro, e tentar recuperá-lo pode colocar a sua vida e a de outros passageiros em risco. 

Qual o preço de um airbag novo?

Pessoa abrindo o porta-luvas estourado do carro

Conforme você viu no tópico anterior, airbag estourado não tem conserto. Sendo assim, quanto custa um novo?

O preço de um airbag novo pode variar por conta de diferentes fatores. Por exemplo, por conta do modelo e da marca do veículo, do local onde a instalação será feita, do tipo de airbag e da complexidade do trabalho.

Muitas vezes, outras partes do veículo também precisam ser trocadas, como a fiação, o painel, o módulo, os sensores etc. — o que, evidentemente, deixa o serviço ainda mais caro.

Porém, apenas para você ter uma ideia, o custo de instalação de um sistema de airbag novo pode ficar de R$ 1.000 a mais de R$ 6.000. Então, como você pode ver, não é um reparo barato.

Além da questão financeira, outro aspecto merece atenção com relação a esse tipo de serviço: a mão de obra. Isso porque é fundamental que a instalação do novo airbag seja feita por um profissional qualificado.

Dessa forma, você garante que o trabalho seja feito corretamente e que o novo airbag esteja em plenas condições de funcionamento.

O processo de substituição de um airbag é relativamente simples e rápido. Normalmente, ele leva algumas horas para ser concluído. 

Neste post, você conferiu o que é um airbag, para que ele serve e como funciona. Ademais, viu que não é possível recuperar um airbag estourado. O certo a se fazer é investir em um novo.

Para encerrar, confira este outro post sobre extintor de incêndio veicular: legislação, dicas e cuidados!

Deixe um comentário