O motor flex não reconhece o combustível? Saiba o que fazer!

Pessoa abastecendo um veículo na bomba de combustível

O motor flex é um sistema que permite abastecer um veículo tanto com gasolina quanto com etanol, oferecendo, assim, a possibilidade para que motoristas escolham qual combustível utilizar em seus automóveis.

No entanto, às vezes pode acontecer um problema no qual o motor flex não reconhece o combustível, seja etanol ou gasolina. E isso, além de ser uma situação frustrante, pode resultar em alguns problemas e transtornos. 

Por isso, como forma de lidar com essa situação e entender por que ela pode acontecer, nós abordaremos neste artigo as possíveis causas desse problema e o que é possível fazer para resolvê-lo. Confira!

O que é e como funciona o motor flex?

Antes de saber com mais detalhes o que ocasiona problemas no reconhecimento do combustível e o que você pode fazer para resolver essa situação, vale a pena compreender o que é e como funciona um motor flex.

No caso, um motor flex é um motor de combustão interna projetado para operar com gasolina, etanol ou ambos os combustíveis.

Isso é possível porque esse tipo de motor consegue reconhecer automaticamente qual combustível está sendo usado. E, a partir disso, ajustar a mistura de ar/combustível para a melhor eficiência possível. 

Esse reconhecimento ocorre por meio da sonda lambda e do sistema de injeção eletrônica do veículo, que controla a quantidade de combustível injetada no motor.

O que é e qual a importância da sonda lambda?

A sonda lambda é um importante sensor do sistema de injeção eletrônica dos motores flex. Sua função é medir a quantidade de oxigênio presente nos gases do escapamento de modo a enviar um sinal para o módulo de controle do motor (ECM).

Dessa forma, ela permite que a injeção de combustível seja ajustada de maneira adequada para obter uma queima completa e eficiente. 

Assim, a sonda lambda ajuda não apenas a melhorar o desempenho do motor, como também a reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes. 

Se a sonda lambda estiver com problema, ela não informará o sistema eletrônico corretamente e o motor não funcionará como deveria. Isso porque ele pode estar regulado para um combustível, mas estar recebendo outro do tanque.

Afinal, o motor flex pode não reconhecer o combustível?

Após entender melhor o que é e como funciona um motor flex, podemos nos aprofundar no assunto que trouxe você até esse artigo.

Isso porque as explicações anteriores ajudarão a compreender por que o reconhecimento do combustível pode não acontecer. Acompanhe!

Quais as possíveis causas de o motor flex não reconhecer o combustível?

Componente veicular sonda lambda

Quando um motor flex não reconhece o combustível, existem alguns motivos que podem explicar essa situação.

O primeiro (e um dos principais) refere-se a problemas no sensor de combustível, isto é, na sonda lambda. 

Se ela estiver com algum defeito, pode gerar falhas na leitura da mistura de combustíveis, fazendo com que o motor não reconheça o combustível escolhido.

Outra situação que pode explicar o não reconhecimento de combustível em um motor flex é uma falha no sistema eletrônico.

Afinal, como você viu, esse sistema é responsável por controlar a leitura e a mistura de combustíveis. Logo, quando há algum tipo de falha nele, pode resultar em problemas de reconhecimento do combustível.

Além das situações anteriores, outra possível causa ligada ao não reconhecimento de combustível no motor flex é o uso de combustível adulterado.

Isso porque esse tipo de combustível costuma ter uma composição química alterada. Assim, ele pode dificultar a leitura correta da mistura de combustíveis pelo sistema eletrônico.

Por fim, outras situações que podem ocasionar uma dificuldade no reconhecimento de combustível no motor flex, são:

  • defeitos no escapamento;
  • filtro de combustível sujo;
  • bicos injetores com problemas.

Como você pode ver, existem diferentes razões que podem explicar um problema no reconhecimento de combustível. No entanto, é válido ressaltar que essa situação não é tão comum hoje em dia. 

A evolução do sistema flex

Antigamente, em carros mais antigos (fabricados antes de 2010), o sistema flex não reconhecia o combustível tão rapidamente — mesmo se não houvesse os problemas citados anteriormente.

Isso porque os softwares na época eram mais lentos e tinham menos parâmetros para seguir. 

Por conta dessas circunstâncias, a aprendizagem era um pouco mais demorada e limitada. Assim, o motor flex não reconhecia diferentes combustíveis tão facilmente.

O que costumava acontecer para que o motor flex não reconhecesse o combustível era o seguinte:

Quando o motorista estava rodando com um tipo de combustível, abastecia com outro e logo depois desligava o carro, a injeção eletrônica tinha mais dificuldade para “perceber” que outro tipo de produto estava sendo utilizado.

Dessa forma, o sistema demorava mais tempo para fazer as adaptações necessárias. E, como consequência, o motor não funcionava ou ficava falhando logo após o motorista ligá-lo de novo.

Porém, é importante destacar que os sistemas atuais são muito mais modernos e eficientes. Logo, eles conseguem reconhecer qual combustível está no tanque sem maiores problemas.

O que fazer quando o motor flex não reconhece o combustível ao abastecer?

Mecânico verificando sistema elétrico veículo

Conforme você acompanhou no tópico anterior, o problema envolvendo o motor flex que não reconhece o combustível não é muito comum em carros atuais.

Porém, se você tem um veículo que foi fabricado há pouco tempo e acredita que ele está com algum problema para reconhecer o combustível abastecido, é necessário saber o que fazer para resolver essa situação, certo?

Pois bem, a principal medida é verificar a sonda lambda. Além disso, é importante verificar se o sistema elétrico do veículo está funcionando corretamente e se não há problemas nos bicos injetores ou no filtro de combustível.

Como são trabalhos mais manuais, que exigem um certo conhecimento técnico e, talvez, equipamentos específicos, como scanners, o mais indicado para lidar com esse problema é levar o seu veículo até uma oficina ou um mecânico de confiança.

Assim, um profissional capacitado poderá avaliar a situação e realizar possíveis trocas e reparos.

Entendeu por que em algumas situações o motor flex não reconhece o combustível? Além disso, ficou claro o que você deve fazer para solucionar esse tipo de problema?

Esperamos que as informações apresentadas tenham esclarecido as suas dúvidas sobre o assunto. E se quiser saber mais sobre o universo automotivo, acesse nosso blog — há inúmeros conteúdos para você conferir!

Deixe um comentário