O que é uma moto custom? Conheça alguns modelos!

Lateral de uma moto custom

Entre tantos modelos de motocicletas disponíveis no mercado, há uma categoria que se destaca pela personalidade e estilo único: a moto custom. 

Com suas linhas elegantes, pinturas personalizadas e visual imponente, esse tipo de moto cativa os apaixonados por motociclismo e atrai olhares por onde passa.

Neste post, nós explicaremos o que são motos custom, quais as suas principais características e variações e, no final, apresentaremos uma lista com diversos modelos para comprar. Confira!

O que é uma moto custom?

Uma moto custom é um tipo de motocicleta que se destaca por seu design personalizado, estrutura e características únicas. 

Essas motos são frequentemente associadas a um estilo de vida específico e têm uma estética marcante que as diferencia das motos convencionais. Elas são projetadas para refletir a personalidade e as preferências de cada proprietário.

Os pilotos de motos custom são atraídos pelo apelo visual, bem como pela sensação de liberdade e individualidade que esses modelos proporcionam.

Esses veículos são construídos com uma atenção especial aos detalhes e oferecem uma série de opções de customização para atender aos gostos de cada pessoa.

Não à toa, “custom” é uma palavra em inglês que significa “customizado”, “personalizado”. Então, já dá para entender do que se trata esse tipo de motocicleta, não é mesmo?

Quais as principais características de uma moto custom?

As motos custom possuem diversas características que as distinguem dos modelos tradicionais. Conheça a seguir as principais!

Design personalizado

Se tem um atributo marcante referente às motos custom é o seu design único e personalizado. 

Desde o formato do tanque de combustível até a posição dos guidões e os detalhes cromados, cada elemento é cuidadosamente projetado para criar uma moto com um visual exclusivo.

Motor de alto desempenho

Embora o estilo seja uma parte fundamental das motos custom, o desempenho também é levado em consideração. 

Geralmente, essas motos são equipadas com motores de alto desempenho, capazes de proporcionar uma experiência de pilotagem emocionante.

Assentos confortáveis

Homem pilotando uma moto custom

Além do estilo e do desempenho, o conforto é uma preocupação importante nas motos custom. 

Por conta disso, os assentos costumam ser projetados para oferecer suporte adequado durante longas viagens, proporcionando uma posição de pilotagem confortável.

Suspensão personalizada

Outra característica que vale ser mencionada sobre uma moto custom é que normalmente a sua suspensão é projetada e ajustada para atender às preferências de cada piloto. 

Isso pode incluir a instalação de garfos dianteiros alongados, amortecedores traseiros ajustáveis e outras modificações para melhorar o conforto e a dirigibilidade.

Pneus largos

Por fim, embora não seja uma regra, é válido ressaltar que muitas motos custom são equipadas com pneus largos, que não apenas melhoram a estabilidade e a aderência, como também contribuem para um visual robusto e imponente.

Quais os principais estilos e variações das motos custom?

Até aqui, você viu o que é uma moto custom e conheceu as suas principais características. Contudo, além desses aspectos, vale falar sobre a classificação desses veículos. Isso porque eles possuem diferentes estilos e variações. Veja!

Chopper

Uma das variações mais conhecidas quando se trata de motos custom é a chopper, um modelo caracterizado por seu visual esticado e minimalista. 

Essas motos têm um guidão alto, tanque de combustível estilizado, assento único e apresentam um garfo dianteiro alongado.

Esse modelo custom ficou bastante conhecido por conta do filme “Easy Rider” e do programa de TV “American Chopper”.

Cafe racer

Moto custom Cafe Racer

Inspiradas nas motos de corrida das décadas de 1950 e 1960, as cafe racers são caracterizadas por seu estilo agressivo. 

Elas apresentam um assento estreito e alongado, pedaleira recuada, guidões baixos e uma posição de pilotagem mais esportiva.

Brat

As motos brat são uma combinação de elementos vintage e contemporâneos. Elas são conhecidas por seu assento plano e estofado, lanternas pequenas e pneus largos.

Tracker

As motos tracker têm origem nas corridas de terra e são projetadas para oferecer um desempenho off-road. Elas apresentam um estilo aventureiro, assento plano, pneus biscoito e suspensão elevada.

Scrambler

Assim como as trackers, as motos scrambler têm um estilo aventureiro e off-road. Elas apresentam pneus com cravos, escapamento elevado, assento plano e guidão amplo, oferecendo versatilidade para enfrentar diferentes tipos de terrenos.

Touring

As motos touring são projetadas para longas viagens e oferecem conforto e espaço de armazenamento. 

Elas são mais robustas e geralmente possuem carenagem frontal, malas laterais e assentos largos para acomodar o piloto e o passageiro com conforto. É fácil notar esse modelo ao encontrá-lo pelas ruas, estradas e rodovias.

Rat bike

Por fim, há as rat bikes, conhecidas por seu estilo rústico e despojado. Elas são mais raras de se ver e têm um visual envelhecido, com pintura desgastada, peças reaproveitadas e enferrujadas, e uma estética ríspida.

“Rat” é uma palavra em inglês para “rato”, então você já deve ter uma ideia sobre o visual dessa custom, certo?

Quais os modelos de moto custom disponíveis?

Homem ajoelhado olhando uma moto custom da marca Royal Enfield

Agora que você já conhece as principais características de uma moto custom, assim como seus estilos e variações, vale saber quais são os modelos disponíveis no mercado referentes a esse tipo de motocicleta.

Felizmente, para quem gosta dessa categoria, há diversas opções para escolher. No Mercado Livre, por exemplo, há inúmeros modelos custom à venda e elas custam de R$ 10 mil a R$ 200 mil.

Ou seja, há opções para todos os bolsos e gostos. Alguns modelos classificados como motos custom são:

  • Royal Enfield Meteor;
  • Harley-Davidson Street Bob;
  • Yamaha Bolt;
  • Kawasaki Vulcan S;
  • Honda Rebel;
  • Indian Scout;
  • Harley-Davidson V-ROD;
  • BMW R18;
  • Royal Enfield Interceptor;
  • Dafra Horizon 150;
  • Suzuki Boulevard S40;
  • Honda Shadow 750;
  • Harley-Davidson Fat Boy;
  • Royal Enfield Classic 350;
  • Suzuki Boulevard M800;
  • Haojue Chopper 150;
  • Yamaha Midnight Star 950;
  • Suzuki Intruder LC 1500;
  • Harley-Davidson Sportster 883;
  • Yamaha V-Max 1200.

Como você pode ver, há diversos modelos de diferentes marcas para escolher. Alguns podem ser comprados 0 km, já outros apenas no mercado de usados e seminovos.

Ao longo deste post, você conferiu os principais aspectos de uma moto custom. Além disso, conheceu diversos modelos para comprar. Portanto, se você pensa em investir nesse tipo de motocicleta, analise cada opção para fazer uma boa escolha.

Para encerrar, responda para a gente: entre todas as motos apresentadas, qual você teria e por quê? Deixe um comentário abaixo!

Logo do Cadê Guincho com o fundo azul

Deixe um comentário