Peças de carro online: 12 dicas para aprender a escolher

Pessoa segurando celular em frente a um notebook

No mundo em que vivemos, cada vez mais moderno e tecnológico, nós utilizamos a internet para praticamente tudo. Inclusive para comprar produtos e serviços dos mais variados tipos.

Nesse contexto, vale a pena saber sobre como comprar peças de carro online. Isso porque, um dia ou outro, você pode precisar da internet para comprar um determinado item ou componente para o seu veículo.

E, evidentemente, você não deseja cair em um golpe ou fazer um mau negócio, certo?

Portanto, confira neste artigo 12 dicas essenciais que o ajudarão na hora de escolher peças para o seu carro de forma online. Tenha uma ótima leitura!

12 Dicas essenciais para comprar peças de carro online

Como já conhecido, fazer compras pela internet é uma opção cômoda e prática, visto que você pode fazer toda a transação no conforto da sua casa, por meio do seu computador, tablet ou celular.

Ademais, comprar no ambiente online é interessante, pois permite que você tenha acesso a inúmeras lojas — inclusive de outras cidades, Estados e até mesmo de outros países.

Agora, não é porque você tem toda essa facilidade que você não deve ter cuidado ao comprar pela internet. Pelo contrário. Afinal, infelizmente há pessoas com más intenções e que tentam enganar usuários.

Sendo assim, para evitar problemas, prejuízos e maiores transtornos, veja a seguir 12 dicas essenciais para comprar peças de carro online!

1. Pesquise a reputação da loja

Ao fazer pesquisas na internet referente a uma peça que precisa para o seu carro, naturalmente você encontrará diversas opções de lojas que comercializam o produto em questão.

Nesse sentido, ao encontrar uma boa oferta, antes de fechar qualquer negócio, pesquise sobre a reputação da loja. Veja se os clientes falam bem dela, se há muitas reclamações, se há mais comentários positivos do que negativos etc.

No próprio Google, nas redes sociais da empresa e no site Reclame Aqui, você já consegue ter uma boa ideia sobre o trabalho, o profissionalismo e a credibilidade do estabelecimento.

Agora, se você não encontrar muitas informações sobre a loja em nenhum lugar, desconfie. Afinal, assim você não tem um parâmetro para utilizar e, como consequência, pode correr riscos desnecessários.

Por fim, ainda nessa pesquisa, vale a pena verificar:

  • as avaliações de pessoas que já compraram o produto (se houver) para saber o que acharam;
  • se a loja possui um endereço físico;
  • se o estabelecimento tem CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

2. Leia a descrição e as especificações do produto

Mão segurando uma lupa no notebook

Outra dica relevante para escolher peças de carro online é ler, cuidadosamente, a descrição e as especificações da peça que está considerando comprar.

Quanto mais detalhes houver, melhor. Afinal, assim você pode entender exatamente o que é a peça/acessório, para que serve — e o principal, se atende às suas necessidades.

Ademais, se tiver alguma dúvida ou dificuldade para compreender alguma informação, entre em contato com a loja ou o vendedor e peça ajuda.

Observe como a pessoa te trata e se ela realmente sabe o que está falando e é atenciosa ao falar com você. O atendimento é um aspecto que também conta bastante, pois demonstra respeito, seriedade e profissionalismo.

3. Tenha muita atenção com preços atrativos demais

Ao pesquisar por peças de carro online, você encontrará diversas lojas que vendem o componente que precisa/deseja. Muitas terão preços parecidos. Porém, há uma ou outra que pode se destacar por comercializá-lo por preços mais baixos.

Diante desse contexto, é de suma importância que você tenha bastante atenção. Afinal, se a maioria das empresas está vendendo uma determinada peça, por exemplo, por R$ 450, por que há uma loja específica que está comercializando-a por R$ 230? Qual o motivo para esse “desconto”?

É fundamental se atentar a essa questão, pois o barato pode sair caro. De repente, a loja não existe e você não receberá a peça. 

Ou ainda, o componente pode estar danificado, com problema ou ser de baixa qualidade — o que inclusive pode ser um risco para o seu veículo e para a sua segurança.

Por fim, você ainda pode ser enganado e receber outro item no lugar da peça, como um tijolo. Casos como esse, já viraram notícias diversas vezes nos últimos anos.

4. Procure o número de série

Outra dica relevante para escolher peças de carro online é verificar o número de série do produto.

Portanto, antes de comprá-lo, procure esse número. Veja se ele está na descrição do anúncio ou peça para a loja ou o vendedor encaminhá-lo a você.

Sem esse número — que é único e atribuído a cada peça na linha de montagem, no processo fabril — pode ser sinal de que o produto é falsificado, “paralelo” ou até mesmo roubado.

5. Navegue pelos menus e categorias do site da loja

Loja online na tela de um computador

Um bom site que vende peças de carro online, normalmente é bem estruturado e organizado. Isso significa que há menus e categorias que separam cada tipo de item. Por exemplo:

  • acessórios;
  • alarme e segurança;
  • farol e iluminação;
  • freio;
  • motor;
  • pneus e rodas;
  • som e vídeo;
  • suspensão;
  • etc.

Portanto, para escolher aquilo que precisa, navegue por esses menus e categorias. Elas tendem a ajudar bastante no seu processo de pesquisa.

Dicas extras

Para encerrar o artigo, confira mais algumas dicas importantes para não fazer um mau negócio ao escolher/comprar peças de carro online:

6. peça nota fiscal;

7. verifique se a peça tem certificação. Normalmente, é a Cesvi, a IQA ou a do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia);

8. veja sobre o período de garantia que a empresa/vendedor oferece;

9. dê preferência para peças novas e originais;

10. observe bem a embalagem ao receber o produto (veja se não há problemas);

11. considere pedir ajuda para um mecânico de confiança;

12. converse com um atendente ou vendedor, seja por chat, mensagem ou ligação, e tire todas as suas dúvidas sobre a peça.

Dessa forma, seguindo essas 12 dicas que apresentamos ao longo deste artigo, você poderá fazer uma compra rápida, segura e eficiente, evitando eventuais problemas, prejuízos e dores de cabeça.

Gostou do artigo? Compartilhe-o com sua rede de amigos e familiares! Assim, você poderá ajudar mais pessoas que precisam comprar peças para o carro de forma online!

Deixe um comentário