Qual o melhor óleo lubrificante para motor diesel?

Óleo lubrificante veicular

Saber como escolher um óleo lubrificante para motor diesel é uma tarefa fundamental. Afinal, trata-se de um item crucial para o funcionamento correto de um veículo.

No entanto, devido à grande variedade de marcas e opções disponíveis no mercado automotivo, acaba ficando difícil saber qual escolher e qual é a melhor.

Sendo assim, se você tem essas dúvidas e quer esclarecê-las, não deixe de acompanhar a leitura a seguir!

Qual é a função do óleo lubrificante?

Antes de falarmos com mais profundidade sobre qual é o melhor óleo lubrificante para motor diesel, é importante entender o que ele é e para que ele serve.

O óleo lubrificante consiste em uma substância líquida e gordurosa, que, como o nome já indica, tem como função lubrificar o motor de veículos — não apenas os que são a diesel, vale ressaltar. 

E essa é uma tarefa de muita importância, pois os motores dos veículos são compostos por diversas peças e componentes que, sem a lubrificação adequada, podem entrar em atrito e gerar uma série de problemas.

Algumas consequências dessa situação, são:

  • desgaste excessivo de peças;
  • corrosão;
  • formação de depósitos;
  • trepidações/vibrações;
  • acúmulo e formação de borra;
  • dificuldades na hora de dar a partida;
  • aumento no consumo de combustível;
  • redução da vida útil do motor.

Portanto, se você quer evitar esses e outros problemas, é essencial ter atenção com o óleo lubrificante do seu veículo.

Em resumo, o óleo lubrificante é um item indispensável para garantir o desempenho e a proteção do seu veículo. Afinal, ele está diretamente relacionado ao funcionamento adequado do “coração” de um automóvel: o motor.

O que considerar ao escolher um óleo lubrificante para motor diesel?

óleo lubrificante veicular

Agora que você já entendeu o que é um óleo lubrificante, qual a sua função e a sua importância, vale a pena saber quais são os principais pontos que você deve considerar na hora de escolhê-lo.

O primeiro deles refere-se a sua composição. Isso porque é importante que o óleo que você escolher tenha certos aditivos que possibilitem uma melhor qualidade ao produto.

Os principais são: anticorrosivos, antidesgastantes, antiespumantes, antioxidantes e melhoradores de viscosidade

Se ao analisar um produto, você observar que ele tem todos esses aditivos acima, você estará no caminho certo para comprar o óleo certo.

Contudo, a composição é apenas uma das considerações que você deve fazer. A outra, diz respeito ao tipo de óleo.

No mercado, existem três tipos principais de óleo lubrificante:

  1. sintéticos;
  2. minerais;
  3. semissintéticos.

O óleo sintético é produzido de maneira artificial, a partir de laboratórios. Já o mineral é proveniente do refinamento do petróleo bruto. E, por fim, há o semissintético, que é desenvolvido por meio da mistura de óleos básicos minerais e sintéticos (este não é tão indicado, vale ressaltar).

Cada veículo e cada motor trabalha melhor com um tipo de óleo. Então, é fundamental se atentar a essa questão para não comprar o produto errado. 

A mistura de diferentes tipos de óleo é totalmente contraindicada. Afinal, cada um possui naturezas químicas próprias e uma combinação entre eles pode ser bastante prejudicial.

Por último, como terceiro ponto fundamental para considerar na hora de escolher um óleo, fique atento às especificações do produto em termos de viscosidade e desempenho.

Qual o momento certo para trocar o óleo lubrificante?

A partir das informações apresentadas no tópico anterior, agora fica mais fácil de entender qual é o momento certo para realizar a troca desse item em seu veículo. Sabe por quê? Porque cada tipo de óleo tem um prazo específico.

No caso do óleo sintético, a troca deve ser feita a cada 10 mil quilômetros (isso em condições normais de uso). Agora, se no seu dia a dia você pega muito trânsito e enfrenta um tráfego pesado, carregado, pode reduzir esse prazo pela metade.

Já no caso do óleo mineral, esse tempo de troca em condições normais de uso é menor — a cada 5 mil km. 

Por fim, há o óleo semissintético, que consiste na mistura dos dois. Por conta disso, a sua troca deve ser feita a cada 7.500 quilômetros.

Agora, vale ressaltar que, se você não costuma dirigir muito e mal atinge esses números ao rodar com o seu veículo, é importante fazer a troca de óleo a cada 12 meses, isto é, um ano.

Considere o que vencer primeiro: a quilometragem ou o prazo de tempo.

Quais as principais marcas que vendem óleo lubrificante para motor diesel?

Ok, você já entendeu o que é o óleo lubrificante, qual a sua função e importância. Além disso, viu os três pontos principais que deve considerar na hora de comprar esse produto e quando fazer a sua troca. Contudo, qual marca escolher?

Como você conferiu no começo do artigo, existem diversas marcas que fazem a venda de óleos lubrificantes. Algumas são boas e confiáveis, já outras exigem mais cuidado e atenção.

Por isso, para você evitar a compra de um óleo ruim, de baixa qualidade, é interessante considerar as sete marcas a seguir. Afinal, elas são as mais conhecidas e utilizadas do mercado. São elas:

  1. Petronas;
  2. Ipiranga;
  3. Castrol;
  4. Mobil;
  5. Shell.
  6. Lubrax;
  7. Texaco.

Afinal, qual o melhor óleo lubrificante para motor diesel?

Pessoa segurando manual veicular

Após aprender esse “caminhão” de informações, chegamos à pergunta que trouxe você até este artigo: qual o melhor óleo lubrificante para motor diesel?

Como você viu ao longo do conteúdo, existem diversos aspectos importantes que devem ser analisados na hora de comprar esse produto. E, além deles, há uma questão crucial: o manual do seu veículo.

Isso porque é por meio do manual do seu carro ou caminhão, que você saberá exatamente qual é o melhor óleo lubrificante para o seu veículo.

Se alguém disser que o melhor é X ou Y sem sequer conhecer o seu veículo, desconfie. Afinal, conforme dissemos ao longo do artigo, cada veículo e cada motor tem suas particularidades. 

Logo, o manual do veículo é a fonte mais adequada e confiável para você recorrer na hora de comprar o óleo certo para o seu automóvel.

Gostou do conteúdo? As informações apresentadas foram úteis? Deixe um comentário abaixo com as suas impressões!

Deixe um comentário