4 componentes do sistema elétrico do carro

Pessoa mexendo no sistema elétrico do carro

Todo carro, seja ele de passeio, de luxo, de corrida ou utilitário, possui em sua composição inúmeras peças e componentes, inclusive em relação ao sistema elétrico.

Agora, você sabe exatamente quais são os principais componentes do sistema elétrico do carro? Se não souber, tudo bem, pois é sobre isso que você verá ao longo do artigo de hoje.

Portanto, se você quer entender quais são os 4 itens mais importantes que compõem o sistema elétrico do carro, além de outras informações relevantes sobre este assunto, acompanhe a leitura a seguir com atenção!

Sistema elétrico do carro: quais são os 4 principais componentes?

Antes de falarmos especificamente sobre os principais componentes desse sistema, vale explicar o que ele é, para que serve e qual a sua importância.

O sistema elétrico do carro, como o nome já indica, consiste em um sistema cuja função é alimentar todos os componentes elétricos de um veículo. Por conta disso, ele está diretamente relacionado com: 

  • a partida no motor;
  • a direção e injeção eletrônica;
  • o funcionamento de vidros e travas elétricas;
  • o funcionamento dos faróis, do alarme, do rádio, do ar-condicionado, das luzes do painel, dos sensores, da câmera de ré e até mesmo da buzina.

Então, como você pode observar, esse sistema é fundamental para o funcionamento adequado de diversos itens presentes em um veículo, sendo ativado assim que você gira a chave ou aperta o botão de partida.

Se esse sistema estiver com algum problema, o seu carro poderá enfrentar diferentes defeitos e mau funcionamento, inclusive não funcionar corretamente — o que, claro, nenhum motorista deseja.

Sendo assim, agora que você já sabe o que é o sistema elétrico, para que ele serve e qual a sua importância, veja quais são os seus 4 principais componentes! 

1. Bateria

Bateria de um carro

Quando falamos sobre o sistema elétrico do carro e seus componentes, a bateria é como se fosse o coração desse sistema.

Quando você coloca a chave na ignição ou aperta o botão de partida, a bateria é prontamente acionada de modo a enviar eletricidade para todos os componentes do carro.

Em resumo, a bateria é o componente responsável por fornecer a corrente elétrica que alimenta o carro. 

Sem ela, o sistema de combustão (encarregado por fazer o motor trabalhar), assim como outros itens do veículo, simplesmente não funcionariam.

Portanto, esteja sempre de olho na bateria do seu veículo e troque-a quando necessário. Esse componente não dura para sempre. A sua vida útil é de 3-4 anos, no máximo.

2. Motor de arranque

Motor de arranque de um carro

Pegando gancho com o componente anterior, o motor de arranque é responsável por acionar o motor principal de um veículo até que ele esteja preparado para funcionar sozinho. 

Esse motor atua rapidamente, apenas por alguns segundos, de modo a ficar inoperante após o carro começar a se locomover. 

Por isso, inclusive, é conhecido também como motor de partida. Basicamente, ele transforma energia elétrica em energia mecânica.

3. Alternador

Alternador de um carro

Mesmo quando o motor do carro não está ligado, diversos componentes e equipamentos elétricos estão funcionando, e isso só é possível graças ao alternador.

O alternador permite que todos esses itens funcionem. Ele gera a energia necessária e também ajuda a manter a bateria do veículo carregada, sendo que o seu acionamento se dá por meio de correias e polias.

Basicamente, o alternador funciona como um carregador de celular. Você não carrega o seu aparelho durante um tempo e depois o utiliza sem que ele precise estar conectado na tomada? 

Pois então, a ideia do alternador é essa. Esse componente transforma a rotação do motor em eletricidade e recarrega a bateria do veículo enquanto ele está em movimento.

4. Interruptores

Interruptores de um carro

Outro componente de suma importância presente no sistema elétrico de um veículo são os interruptores. Eles são responsáveis por liberar a corrente elétrica.

Sabe quando você utiliza o interruptor em sua casa para acender a luz? Então, a ideia é basicamente essa. Por meio de um acionamento, o circuito elétrico é ligado ou desligado em seu carro.

Vale ressaltar ainda que em circuitos de corrente elétrica mais elevada, são utilizados relés — que funcionam como interruptores magnéticos.

Ponto importante sobre o sistema elétrico automotivo

À medida que os veículos evoluem e se tornam mais modernos e tecnológicos, de modo a utilizar mais itens, peças e componentes elétricos, o sistema elétrico fica cada vez maior (às vezes mais complexo) — e claro, mais necessário.

Porém, nem todas as oficinas e nem todos os profissionais que atuam nesse setor se atualizam e sabem exatamente o que fazer e como fazer quando algum problema acontece com esse tipo de sistema.

Sendo assim, um ponto importante que você deve considerar é sempre buscar uma oficina de confiança para levar o seu veículo quando precisar de algum reparo, troca ou manutenção.

Evite deixar o seu carro nas mãos de “qualquer um” para não ter grandes transtornos e dores de cabeça.

E se você é um mecânico ou pretende ser um, esteja sempre buscando qualificação e atualização. O mercado automotivo é dinâmico, isto é, ele muda constantemente e todo ano surgem novidades. Por isso, esteja preparado para elas. Não se acomode.

Principais problemas e falhas no sistema elétrico do carro

Para encerrar o artigo, vale a pena saber sobre os principais problemas e falhas no sistema elétrico do carro, afinal, nunca se sabe quando você poderá enfrentá-los com seu veículo. São eles:

  • bateria arriada/fraca;
  • alternador danificado;
  • cabos soltos ou estragados;
  • fusível queimado;
  • lâmpadas queimando frequentemente;
  • velas frouxas ou encharcadas;
  • sensores e/ou interruptores danificados.

Por isso, para evitar esses e outros problemas, é de suma importância tomar cuidado com seu carro para mantê-lo sempre em boas condições. E para isso, é fundamental manter as revisões e manutenções dele em dia.

Como você viu, não é só um problema na bateria que pode prejudicar o funcionamento do seu carro e do seu sistema elétrico. Outros componentes também podem afetá-lo.

E então, gostou do artigo? As informações apresentadas contribuíram para o seu aprendizado sobre o assunto? Esperamos que sim! E se você achou o conteúdo útil e acha que ele pode ser interessante para outras pessoas, compartilhe-o!

Deixe um comentário