
Saber como lavar a moto corretamente é um cuidado essencial que todo motociclista deve ter.
Isso porque, além de ajudar a manter o veículo conservado e com uma boa aparência, tal atitude contribui para que ele não sofra desgastes desnecessários, ferrugens, corrosão, entre outros tipos de problemas.
Além do mais, trata-se também de uma ótima maneira de deixar o veículo bem apresentado e brilhando caso você queira vendê-lo.
É claro que você pode utilizar apenas um pano e água para fazer essa limpeza, porém com um pouco mais de cuidado e dedicação, é natural que o resultado seja melhor e mais satisfatório.
Sendo assim, se você tem uma moto e quer saber como higienizá-la de modo que pareça que ela acabou de sair de uma loja, confira, com atenção, as dicas que separamos ao longo deste artigo!
Como lavar a moto corretamente: 7 dicas essenciais
1. Prepare-se
Primeiro de tudo: para lavar a moto corretamente, você precisa se preparar, afinal, assim você pode fazer todo o processo com muito mais calma, tempo e organização.
Então, inicialmente, escolha um dia da semana e um horário para que você possa fazer a limpeza.
Com isso definido, separe itens como: panos macios e/ou luva de microfibra, pincel, escova, produtos de limpeza (shampoo com pH neutro) e um banquinho (se achar necessário) para ficar mais confortável e não ter que ficar o tempo todo em pé ou agachado.
Lembrando que ao separar os produtos de limpeza, evite esponjas e solventes químicos, ok? Afinal, eles podem danificar a pintura e outros componentes da moto.
2. Tenha cuidado com a pressão da água na moto

Muitos motociclistas acham que é uma boa ideia utilizar um jato de água de alta pressão para limpar a moto, afinal, a tendência é que a sujeira seja retirada com mais facilidade.
Contudo, o que acontece é que, dependendo da intensidade, da força da água, a pintura e algumas partes elétricas/eletrônicas podem ser danificadas — o que, claro, não é algo que você deseja, certo?
Portanto, ao lavar a sua moto, utilize uma mangueira de baixa pressão ou um balde de água. E ao molhar o seu veículo, não faça isso tão perto. O indicado é manter pelo menos um metro de distância dele.
3. Faça a limpeza da moto na sombra e com o motor frio
Agora que você já sabe que deve se preparar para a limpeza e que você precisa ter cuidado com a pressão da água, é hora de começar a lavagem de fato.
Para isso, primeiro, faça a limpeza na sombra e, segundo, realize a higienização com o motor frio. Assim, você evita manchas, danos em componentes, riscos para si mesmo (como queimaduras), entre outros problemas.
Portanto, dê preferência para a lavagem logo de manhã, na garagem, quando você ainda não rodou com a sua moto.
4. Comece a lavagem
Com a mangueira na pressão adequada e respeitando a distância recomendada, comece a molhar a moto para amolecer a sujeira presente.
Em seguida, dilua em água o produto para a limpeza (o shampoo) dentro de um balde, pegue seu pano ou luva de microfibra, mergulhe-a no recipiente e comece a passá-la na moto — lembrando sempre de fazer movimentos circulares e leves.
O indicado é começar sempre de cima para baixo.
Além disso, vale ressaltar que você não deve passar o pano ou a luva com produto em componentes que possuem óleo e graxa. Para esses itens, o ideal é utilizar uma escova ou um pincel.
Inclusive, esses dois itens devem ser utilizados em partes menores e mais difíceis de limpar, como componentes do motor e os aros dos pneus.
Quanto mais você se atentar aos detalhes, melhor será o resultado final.
5. Utilize um desengraxante
Como dissemos na dica acima, você não deve passar o pano ou a luva de microfibra com produto em itens que possuem óleo e graxa. Água e sabão não serão suficientes para essas partes.
Então, para esses casos, vale a pena utilizar um desengraxante e aplicá-lo com um pincel limpo, ok?
6. Enxague a moto e seque bem

Além de lavar bem a sua moto, você deve enxaguá-la e secá-la com o mesmo cuidado.
Então, após terminar todo o processo anterior, pegue a mangueira ou o balde de água para enxaguar a sua moto, atentando-se sempre para cada parte do veículo e, depois, com um pano macio, seque-a com cuidado, principalmente as partes elétricas.
7. Passe cera, hidratante e gel (dica extra)
Para encerrar as nossas dicas sobre como lavar a moto corretamente, nós separamos uma orientação extra. Ou seja, você não precisa, necessariamente, segui-la para fazer uma boa lavagem em seu veículo.
Porém, como sabemos, muitos motociclistas gostam de manter a moto brilhando, com uma ótima aparência.
Por isso, como sétima e última dica, passe uma cera de carnaúba, além de um hidratante e um gel em sua moto — lembrando que isso deve ser feito depois que ela já passou pelos processos anteriores e encontra-se bem seca, ok?
Para isso, aplique a cera no tanque de maneira uniforme e sem exageros e, com um pano ou uma luva de microfibra, espalhe-a sobre o local (sempre fazendo movimentos leves e circulares).
Além disso, para melhorar ainda mais o acabamento e dar um toque final, passe um hidratante no banco e um gel específico na roda.
Dessa forma, você estará fazendo uma espécie de polimento manual e, com isso, a sua moto ficará ainda mais limpa e com o brilho realçado.
Qual a frequência adequada para lavagem da moto?

Para encerrar o artigo, separamos uma dúvida que muitos motociclistas têm: qual a frequência ideal para lavar a moto?
Se você costuma pegar bastante a estrada ou mora em uma região litorânea, com muita maresia, a limpeza deve ser mais frequente, a cada uma semana ou dez dias.
Agora, se você não costuma rodar tanto e o seu uso é mais urbano, você pode higienizar a sua moto a cada vinte dias ou uma vez por mês.
E então, o que achou das nossas dicas sobre como lavar a moto corretamente? Tem alguma outra informação para acrescentar? Comente no espaço abaixo, queremos ouvir você!