8 dicas para dirigir em cidades desconhecidas

Pessoa dirigindo um carro na estrada

Por conta de uma viagem em família ou com os amigos, ou devido a algum compromisso de trabalho, por exemplo, talvez você tenha que dirigir em cidades desconhecidas. Sendo assim, o que fazer diante desse cenário?

Nesse caso, é bastante recomendado que você tenha certos cuidados. Afinal, trata-se de um lugar novo, diferente, que você nunca esteve antes. Logo, é de suma importância ter atenção com algumas questões para evitar maiores transtornos.

Quer saber mais sobre como dirigir em cidades desconhecidas e, assim, reduzir as chances de “perrengues” e problemas? Confira então as 8 dicas que separamos neste artigo. 

Tenha uma ótima leitura!

Como dirigir em cidades desconhecidas: 8 dicas essenciais

Quando se fala em dirigir em cidades desconhecidas, existe um elemento crucial que todo motorista deve se atentar: o planejamento. Isso porque, por meio dele, é possível pilotar de forma mais segura e tranquila, sem grandes dores de cabeça.

Portanto, se em breve você pilotará por regiões que, até então, nunca transitou, não deixe de considerar as 8 dicas a seguir, ok?

Ainda que você se considere um ótimo motorista, essas orientações poderão ser de grande ajuda. Veja!

1. Verifique as condições do veículo e leve-o para uma revisão

Antes de cair na estrada, é essencial que você verifique as condições do seu veículo. Afinal, ele precisa estar em perfeito estado para que você possa dirigir sem maiores contratempos. 

Já pensou se o seu veículo quebra ou apresenta algum tipo de problema no meio de um lugar desconhecido? Além de ser uma situação desagradável, pode ser um risco.

Portanto, antes de sair da sua casa, garanta que o veículo esteja pronto para rodar. E para isso, além de fazer uma boa verificação, é interessante levá-lo para uma revisão.

2. Baixe aplicativos de mapas em seu smartphone

Além de dar atenção às condições do seu veículo, outro cuidado importante que você deve ter durante o seu planejamento para dirigir em cidades desconhecidas refere-se ao uso de aplicativos de mapas em seu smartphone.

Isso porque eles o ajudarão durante trajetos, calcularão rotas e fornecerão outras informações relevantes, como qual o posto de combustíveis mais próximo, onde tem radares, onde tem estabelecimentos para você parar, comer etc.

Sendo assim, antes de pegar a estrada, procure baixar pelo menos dois apps deste tipo. Você pode, por exemplo, instalar em seu smartphone o Google Maps e o Waze — ambos são gratuitos.

Inclusive, vale ressaltar que antes de começar a dirigir de fato, você pode utilizar esses aplicativos para pesquisar sobre as regiões que percorrerá e, dessa forma, ir se habituando às características e aos formatos da cidade.

É de suma importância conhecer, com antecedência, os caminhos que percorrerá.

3. Fique de olho nas sinalizações presentes na cidade

Placa no Rio de Janeiro contendo as direções do Pão de Açúcar, Corcovado e Maracanã

Embora os apps de mapa sejam de grande utilidade para motoristas, eles não são perfeitos. Ademais, dependendo da região, eles podem não funcionar corretamente por conta de problemas de sinal, por exemplo.

Nesse contexto, é interessante observar as sinalizações de indicações presentes na cidade. Por meio delas, você poderá se guiar e se direcionar ao local que deseja.

Além de indicarem ruas, bairros, avenidas etc. essas sinalizações mostram onde há postos de abastecimento, hospitais, pedágios, terminais rodoviários, praias, pontos turísticos e muito mais.

4. Faça pesquisas sobre a cidade

Graças à internet, hoje em dia é possível saber uma série de informações sobre qualquer lugar. Portanto, aproveite isso quando for dirigir em cidades desconhecidas.

Antes de sair de casa, faça algumas pesquisas na internet sobre a região que você pilotará. Veja o que dizem sobre a segurança do local. Além disso, observe se não há orientações sobre determinadas regiões e horários específicos.

Afinal, há lugares que são mais perigosos do que outros. Sem contar que isso pode ser aumentado por conta de alguns horários, como a noite e de madrugada. Sendo assim, sempre que possível, dê preferência por dirigir durante o dia.

Veja também: 6 cuidados para se ter ao dirigir sob neblina.

5. Tenha cuidado com seus pertences

Nesta quinta dica, separamos uma orientação que você deve considerar em qualquer lugar que for dirigir: tenha cuidado com seus pertences. Estamos falando aqui especialmente sobre o seu celular, relógio, corrente, pulseira e anéis.

Isso porque todos esses itens costumam ser visados por criminosos. E se você não tiver cuidado, eles podem ser furtados — principalmente se você estiver parado, com a janela aberta.

Portanto, ao parar o seu veículo, por exemplo, no semáforo, evite ficar mexendo no celular com a janela aberta ou, ainda, colocar o braço para fora estando com um relógio, anel ou pulseira. 

Todo cuidado é pouco. Além disso, vale destacar que essas orientações também devem ser consideradas pelos seus passageiros. Afinal, os bandidos podem escolher qualquer alvo, não apenas o motorista.

6. Tenha cuidado ao estacionar

Além de ficar atento aos seus pertences, é importante que, ao estacionar, você também tenha cuidado. Afinal, criminosos podem surgir repentinamente.

Portanto, não estacione em qualquer lugar. Dê preferência para locais fechados e seguros. E caso precise parar na rua, observe se não há alguma movimentação estranha por perto.

7. Converse com moradores locais

Duas pessoas conversando na rua e a outra apontando para uma direção

Ao viajar para uma cidade diferente, seja a passeio, seja a trabalho, vale a pena conversar com alguns moradores locais.

Isso porque, essa interação, além de ser uma oportunidade de fazer novas amizades, permite que você saiba mais sobre o trânsito, a segurança do local, entre outros aspectos.

Muitas vezes, esses moradores podem dar dicas e orientações que, talvez, você não tenha encontrado na internet.

8. Informe-se sobre as leis de trânsito do local

Para encerrar o artigo, separamos nesta sétima dica uma orientação específica para quem pretende dirigir em outro país. Isso porque algumas leis de trânsito no exterior podem ser diferentes das nossas.

Portanto, é fundamental que você se informe sobre isso previamente para não ter que enfrentar maiores problemas ou até mesmo punições, como multas. Já pensou ser autuado em outro país?

Nos Estados Unidos, por exemplo, você pode virar a direita, mesmo que o semáforo esteja vermelho. Além disso, quando um ônibus escolar estiver com a placa “Stop” acionada, você deve parar o seu veículo imediatamente.

Vale ressaltar ainda sobre as placas de trânsito e os limites de velocidade. Afinal, tanto nos EUA quanto em outros países, eles costumam ser diferentes dos nossos. Então, é importante se atentar a essa questão também.

Gostou das 8 dicas para dirigir em cidades desconhecidas? São orientações básicas, mas de grande relevância para que você evite perrengues, riscos e transtornos.
Por fim, confira este outro artigo sobre os 7 países mais perigosos para dirigir — será que você não está indo (ou pretende ir) para um deles?

Deixe um comentário