Ventoinha do carro: o que é e para que serve

Ventoinha automotiva

A ventoinha do carro, também conhecida como ventoinha automotiva e eletroventilador, é um componente de suma importância para um veículo.

Porém, nem todos os motoristas a conhecem e sabem sobre o seu funcionamento e sobre a sua importância.

Por isso, no artigo de hoje, nós vamos te explicar o que é a ventoinha do carro, para que ela serve, além de diversas outras informações relevantes sobre o assunto.

Então, não deixe de acompanhar a leitura com atenção, ok? Vamos lá?

O que é a ventoinha do carro e para que ela serve

A ventoinha do carro nada mais é do que um componente, uma espécie de ventilador não muito grande, que fica localizada próxima ao motor do veículo e que tem como intuito refrigerar a água que circula no radiador de modo a manter a temperatura do motor controlada.

E isso é extremamente importante, pois o motor de um carro não pode superaquecer. 

Caso essa situação aconteça, várias peças podem ser danificadas, como o radiador, as juntas e os selos, o cabeçote pode rachar/queimar, os cilindros podem entortar e deformar e, no pior dos casos, o motor pode travar, ou seja, parar de funcionar.

Por conta disso, ao dar a partida, você apenas ouvirá o barulho de peças metálicas raspando e o seu carro simplesmente não ligará, ou seja, você não conseguirá sair com ele. 

E isso, além de ser uma grande dor de cabeça, ainda vai gerar um gasto enorme para o seu bolso — o que claro, não são coisas que você deseja, certo?

Portanto, ter cuidado com a ventoinha é fundamental para evitar maiores problemas e transtornos com seu carro.

Todo veículo que possui ar-condicionado instalado, exceto os que são refrigerados a ar, possuem uma ou duas ventoinhas — a quantidade varia de modelo para modelo. Então, se o seu carro possui esse item, você precisa estar atento ao eletroventilador.

Funcionamento da ventoinha automotiva

A ventoinha do carro é acionada quando o veículo está em baixa velocidade (em situações de trânsito, por exemplo) ou totalmente parado.

Basicamente, há um pequeno motor elétrico na ventoinha automotiva que, após a água do radiador (mais aditivo) acionar o termostato, acaba sendo ligada.

De forma simples, o eletroventilador é acionado quando o termostato envia um sinal quando uma temperatura elevada é atingida.

Assim, a ventoinha começa a girar, como se fosse mesmo um ventilador, para iniciar o processo de resfriamento do motor. Ela faz isso acelerando a passagem de ar e de calor pelo radiador.

E quando o motor esfria, o eletroventilador automaticamente se desliga.

É normal o eletroventiulador continuar funcionando após desligar o carro?

Ventoinha junto do radiador do carro

Uma dúvida que muitos motoristas têm a respeito da ventoinha do carro é se é normal ela continuar funcionando, isto é, girando, após o veículo ser desligado.

Bom, como dissemos, o eletroventilador tem como função resfriar o radiador para que o motor não superaqueça. Então, em dias de muito calor, quando o motor está mais quente, é normal que este componente fique ligado. 

Geralmente, ele pode permanecer nessa condição durante cinco/dez minutos, mesmo após o veículo já estar parado e desligado.

Agora, se a ventoinha automotiva fica sempre ligada, mesmo em dias de pouco calor, é sinal de que há algo errado com o componente ou itens relacionados. Após o motor esfriar, o eletroventilador deve desligar.

Sendo assim, se isso não acontecer em seu carro, o ideal é levá-lo até uma boa oficina mecânica para que ele seja analisado e, se necessário, passe por uma manutenção ou troca de peças.

Talvez seja algum problema nos componentes eletrônicos (muitas vezes essa é a principal causa), no fusível, na válvula termostática, no nível de líquido de arrefecimento, nos fios ou no sensor de temperatura. 

Sobre esse último item é simples, se o sensor está com algum tipo de problema, ele não conseguirá informar corretamente a temperatura. Consequentemente, o eletroventilador ou não ligará, ou não desligará.

Por isso, é muito importante que você leve o seu veículo até uma oficina para que um profissional qualificado faça uma vistoria nele e encontre o defeito.

A importância da manutenção e da revisão

A ventoinha do carro, assim como diversos outros componentes, precisa de revisão e, em certos casos, de manutenção.

Com o passar do tempo, tanto ela quanto também outras peças do carro se desgastam e/ou podem apresentar falhas/problemas.

Por isso, é essencial estar sempre atento aos itens do seu veículo, caso apresentem algum barulho estranho ou mau funcionamento.

No caso do eletroventilador, o que você pode fazer para verificar se há algo de errado é ligar o carro, depois ligar o ar-condicionado, aguardar alguns minutos e, em seguida, levantar o capô. 

Com o capô aberto, faça uma inspeção visual e observe se há algum ruído diferente/estranho.  

Além disso, você pode fazer o seguinte teste: com o ar-condicionado ligado e o capô aberto, pegue uma folha sulfite e segure-a perto de onde fica o eletroventilador. 

Se a folha começar a movimentar, sendo jogada para trás, é porque a ventoinha está funcionando corretamente. 

Agora, se ela não se movimentar ou fizer o movimento contrário, sendo “puxada” para frente, na sua direção, é porque tem algo de errado. Ela não está trabalhando como deveria.

Quem se previne segue os períodos de revisão do veículo e investe em manutenções preventivas, evitando assim diversos gastos desnecessários, dores de cabeça e prejuízos.

O único ponto que merece ser ressaltado é que, diferentemente de componentes como pneus — que desgastam bastante por estarem em constante contato com o solo — as ventoinhas possuem uma tempo de vida útil maior. Então, você não precisará trocá-la com frequência, ok?

Sistema de arrefecimento

Sistema de arrefecimento do veículo

A ventoinha automotiva está totalmente ligada ao sistema de arrefecimento do carro. Ela é um componente essencial para que esse conjunto de itens funcione adequadamente.

Esse sistema possui diversas peças, como bomba d’água, mangueiras, radiador, reservatório, sensor de temperatura, aditivo, válvula termostática e claro, a ventoinha.

Então, tenha em mente que esses componentes trabalham constantemente de forma interligada para que o seu veículo funcione adequadamente. E se uma ou mais peças estiverem com problemas, o sistema pode ser comprometido.

Portanto, cuide bem do seu carro e fique sempre atento a qualquer coisa que pareça estranha, afinal, um veículo, mesmo que seja mais simples, de entrada, requer um investimento considerável.

E se você quiser conferir mais conteúdos sobre o universo automotivo, acesse nosso blog ou confira as sugestões de posts logo abaixo!

Deixe um comentário