A bomba d’água do carro é um dos diversos componentes que fazem parte de um automóvel. Agora, você sabe o que ela é e qual a sua função?
Embora pequena, essa peça tem um papel preponderante para o funcionamento adequado de um carro. Por isso, conhecê-la com mais detalhes é essencial.
Sendo assim, se você quer entender melhor o que é a bomba d’água do carro e para que ela serve, continue acompanhando as informações deste artigo.
Tenha uma ótima leitura!
O que é a bomba d’água do carro?
Para começar as explicações, vale a pena compreender o que é esse componente afinal.
A bomba d’água consiste em uma peça que faz parte do sistema de arrefecimento do carro, ajudando o motor a permanecer em uma temperatura ideal de trabalho.
O posicionamento deste item pode diferir de veículo para veículo. No entanto, em todos os automóveis ele retira o líquido quente de dentro do motor, leva-o até o radiador e o esfria antes de encaminhá-lo novamente ao motor.
Para entender de maneira simples e prática o que é e como funciona essa peça, é possível compará-la com a atuação do coração no corpo humano.
No caso do corpo humano, o coração é quem bombeia o sangue para o nosso organismo, certo? Pois bem, em relação ao carro, é a bomba d’água que faz o bombeamento do líquido refrigerante para o radiador e motor.
Quais os componentes da bomba d’água do carro??
Embora pequena, a bomba d’água automotiva é formada por cinco componentes principais. São eles:
- carcaça;
- polia;
- rolamento;
- rotor;
- selo de vedação.
A carcaça é o corpo de sustentação dos componentes. Já a polia é o item responsável por fazer a circulação do eixo do rolamento.
O rolamento atua no impulsionamento do rotor. Este, por sua vez, opera de modo a fazer o líquido de arrefecimento circular entre as galerias internas do motor.
Por fim, há o selo de vedação que, como o nome já indica, tem como função vedar (obstruir) os componentes externos e internos ao motor.
Qual a função da bomba d’água do carro?
Sabendo o que é a bomba d’água do carro e quais os seus componentes, fica mais fácil entender para que ela serve.
No caso, a bomba d’água do carro tem como função contribuir para a circulação do líquido refrigerante pelo motor.
Por conta dessa característica, ela auxilia a manter a temperatura ideal do motor, evitando que ele esquente muito e cause problemas mais graves.
Sem essa peça, de nada adiantaria você colocar água no radiador, por exemplo. Isso porque se ela não circular de modo a refrigerar o motor, o resultado acabaria sendo nulo.
Respeitar a temperatura ideal do motor é uma medida essencial, pois ajuda a garantir um melhor desempenho do componente, reduz a emissão de gases poluentes e gera um menor desgaste de peças.
Como identificar problemas na bomba d’água do carro?
Agora que você já sabe o que é a bomba d’água e qual a sua função em um veículo, é válido entender como você pode identificar possíveis problemas nesse tipo de peça.
Afinal, embora esse componente tenha uma grande durabilidade, não quer dizer que ele durará para sempre. Dependendo das circunstâncias, ele pode apresentar algumas falhas e problemas.
Portanto, você, como proprietário, deve estar atento para identificá-los e, principalmente, para buscar ajuda para solucioná-los.
Geralmente, quando há algum problema na bomba d’água, o próprio veículo já faz uma indicação por meio de uma luz no painel do carro referente ao sensor de temperatura.
Ademais, há outros cinco sinais que você deve prestar atenção. São eles:
- possível vazamento na parte externa do motor;
- ruídos estranhos vindos da bomba ou do motor;
- correia de distribuição solta;
- vazamento na junta de vedação da bomba;
- mau funcionamento do ar-condicionado.
Portanto, se você constatar qualquer um desses pontos, não deixe de procurar uma boa oficina mecânica para que profissionais possam fazer o conserto necessário. Caso contrário, você estará correndo alguns sérios riscos…
Quais os riscos de uma bomba d’água com problema?
Conforme você acompanhou ao longo do artigo, o funcionamento da bomba d’água está diretamente relacionado ao controle da temperatura do motor.
Sendo assim, se esse componente estiver com algum tipo de problema, a tendência é que o motor do veículo acabe superaquecendo.
Quando essa situação acontece, há uma chance considerável de o motor se fundir. Afinal, itens como anéis, pistões, válvulas, junta do cabeçote, entre outros, acabam atingindo uma temperatura muito elevada.
Como consequência, esses componentes podem ser danificados, quebrar, queimar e até mesmo derreter.
Assim, o motor trava, para de funcionar e você, para resolver o problema, precisará desembolsar uma quantia significativa de dinheiro. Trata-se de um dos reparos automotivos mais caros que existem.
Por isso, para evitar dores de cabeça e gastos elevados, tenha bastante cuidado com a bomba d’água do seu veículo, assim como com outros componentes do seu automóvel.
As manutenções e revisões definitivamente devem ser feitas para que você possa ter mais segurança e tranquilidade ao dirigir. Então, não descuide delas, ok?
Quando trocar a bomba d’água?
Como mencionado, a bomba d’água é um componente de grande durabilidade. Logo, ele não precisa de trocas constantes como outros itens.
Geralmente, essa peça, se bem conservada e cuidada, pode durar até 10 anos e ultrapassar os 100 mil quilômetros rodados. Não é uma regra para todos os veículos, vale ressaltar, porém trata-se de um parâmetro que você pode considerar.
De qualquer forma, a melhor maneira de saber a hora certa de trocar a bomba do seu veículo é, primeiro, observando-a (faça isso a cada 50 mil km, pelo menos) e, segundo, olhando o manual do proprietário.
Isso porque normalmente no manual há uma indicação do tempo necessário para substituir esse item.
Entendeu o que é a bomba d’água do carro e qual a sua função? Como você viu, trata-se de uma peça de grande importância para os veículos. Portanto, fique sempre de olho nela e em seu sistema.
Por fim, se quiser conferir mais conteúdos sobre o universo automotivo, acesse nosso blog e leia outros posts. Até a próxima!