Carros elétricos já não são mais o futuro e sim o presente da mobilidade urbana. Afinal, hoje já existem diversos modelos desse tipo sendo fabricados e comercializados por diferentes montadoras — tanto aqui no Brasil quanto em outros países.
No entanto, ainda existem algumas dúvidas e questões não muito claras que envolvem esse tipo de veículo. Sendo assim, para esclarecê-las, nós resolvemos fazer este artigo.
Ao longo dele, você conhecerá os principais mitos e verdades sobre os carros elétricos, além de outros pontos importantes sobre o assunto. Confira!
Quais os principais mitos e verdades sobre carros elétricos?
Ter um veículo elétrico é o desejo de diversos motoristas. Contudo, devido a algumas particularidades, muitas pessoas ficam com “um pé atrás” sobre comprar esse tipo de automóvel.
Porém, às vezes, essa desconfiança é por causa de questões que sequer são reais. Por isso, conheça a seguir os principais mitos e verdades sobre os carros elétricos!
Carros elétricos não têm autonomia para fazer viagens
Para começar as explicações, separamos neste primeiro tópico um assunto que é bastante falado, sendo que, muitas vezes, de forma equivocada: a autonomia dos elétricos para fazer viagens.
Diversas pessoas adoram fazer viagens de carro. E, dependendo da distância a ser percorrida, é importante que o veículo tenha uma boa autonomia. Agora, será que os elétricos entregam isso?
Muito se fala que veículos elétricos não têm autonomia suficiente para fazer viagens — porém, trata-se de um mito.
É possível viajar, por exemplo, de São Paulo até Santos, de São Paulo até Campinas, de Blumenau até Florianópolis etc. A autonomia de muitos elétricos à venda no Brasil parte dos 300 km, podendo chegar a mais de 600 km.
Evidentemente, distâncias muito grandes podem exigir um planejamento mais detalhado e uma atenção maior com relação a carga da bateria.
Porém, ao ter um veículo elétrico, não quer dizer que você ficará restrito a distâncias curtas, apenas na cidade, por exemplo.
O único ponto sobre esse tópico é que, embora os veículos elétricos estejam ganhando cada vez mais espaço, ainda há problemas em termos de infraestrutura.
No Brasil, não existem muitos pontos de carregamento como em outros países. Logo, se você precisar de uma recarga no meio de um trajeto, pode ter uma certa dificuldade.
Carros elétricos podem ser carregados em tomadas comuns
Por ser um carregador de carro, muitas pessoas acreditam que esse tipo de veículo só pode ser carregado em tomadas especiais. Porém, não é verdade.
Hoje, já existem modelos que são vendidos no mercado que possuem uma espécie de adaptador. Assim, é possível carregá-los em tomadas comuns (domésticas) — preferencialmente, em tomadas de 220V que estejam aterradas.
E isso, consequentemente, já nos leva para outra situação: carregar o veículo elétrico em casa, deixa a conta de luz muito mais cara? E a resposta é não.
O valor aumentará, evidentemente. Porém, se você comparar o gasto para carregar um veículo com o gasto para abastecê-lo em um posto de combustíveis, o custo é bem menor.
Carros elétricos têm manutenção mais cara
Outra questão que costuma ser bastante discutida sobre veículos elétricos refere-se à manutenção. Para muitas pessoas, ela é mais cara por ser um sistema novo, mais moderno e tecnológico.
Porém, trata-se de mais um mito. Isso porque a construção dos motores dos veículos elétricos é mais simples. Ademais, eles têm um número menor de peças e componentes móveis, e não necessitam de óleo.
Logo, por conta dessas características, a manutenção desse tipo de veículo acaba sendo mais barata em comparação com automóveis a combustão.
Carros elétricos são silenciosos
Muitos motoristas quando saem com seus veículos gostam de ouvir o ronco do motor. Contudo, se esse for o seu caso, saiba que os elétricos podem lhe decepcionar.
Isso porque, sim, esse tipo de veículo é bastante silencioso. No máximo o som que você ouvirá é de um zumbido do motor e do contato dos pneus com o asfalto, paralelepípedo etc.
Embora essa característica possa desagradar diversos motoristas, ela é interessante do ponto de vista da segurança. Afinal, como há menos ruído, pode-se perceber melhor o que está acontecendo no entorno.
Carros elétricos dão choque
Além dos pontos anteriores, outra questão que é válido saber está relacionada à possibilidade de os veículos elétricos darem choque.
Diversas pessoas acreditam que isso pode acontecer, especialmente em dias de fortes chuvas e alagamentos, por exemplo. No entanto, trata-se de um mito.
Todo o sistema elétrico do carro é bem selado e isolado. Ademais, as baterias são projetadas para suportar diversas situações de risco. Em uma enchente ou em um acidente, por exemplo, o fluxo da corrente é automaticamente desligado.
Então, se você tiver um carro elétrico e no meio de um trajeto enfrentar uma tempestade ou outro tipo de adversidade, não se preocupe, nem você, nem os passageiros tomarão choque.
Carros elétricos não devem ser carregados até 100%
Uma dúvida que também costuma surgir quando se fala sobre veículos elétricos refere-se à porcentagem de carregamento.
Algumas pessoas, até utilizando como base o carregamento do celular, acreditam que não se pode carregar a bateria do veículo elétrico até 100%, pois pode estragá-la ou até mesmo viciá-la.
Entretanto, esse é mais um mito. Não há problema em carregar a bateria automotiva até o máximo de sua capacidade.
Carros elétricos são caros
Por último, vale a pena falarmos sobre o preço dos veículos elétricos. Caro ou barato é muito relativo. Afinal, as pessoas têm diferentes condições e realidades.
Porém, levando em consideração o poder aquisitivo de grande parte dos brasileiros, sim, os carros elétricos são caros. Apenas uma parcela específica da população consegue adquiri-los sem muita dificuldade.
Hoje, os carros elétricos mais baratos do Brasil estão custando a partir de R$ 145 mil.
Agora, vale ressaltar que a tendência é que esse cenário mude nos próximos anos, visto que as montadoras desejam alcançar todos os públicos e tornar esses veículos mais acessíveis.
E então, o que você achou de todos esses mitos e verdades sobre os carros elétricos? Você já sabia a resposta de todos eles? Deixe abaixo a sua opinião sobre o assunto!