Descarte de resíduos de oficina mecânica: como e onde fazê-lo

Galão de resíduos em uma oficina mecânica

O descarte adequado de resíduos de uma oficina mecânica é uma medida fundamental para proteger o meio ambiente e a saúde pública. Agora, como fazer isso afinal?

Como dono ou funcionário de uma oficina mecânica, é de suma importância ter em mente que nesse ambiente de trabalho há diferentes tipos de substâncias nocivas e perigosas. Logo, saber como se desfazer delas corretamente é essencial.

Nesse sentido, se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, acompanhe, com atenção, as informações a seguir. A partir delas, você entenderá como fazer o descarte de resíduos de uma oficina mecânica de forma apropriada! 

Vamos lá?

O que são resíduos?

Para começarmos a tratar deste assunto, é necessário compreender, de maneira clara, o que são os resíduos.

No caso, eles são materiais, objetos e substâncias que sobram após a realização de um serviço, podendo ser líquidos ou sólidos. Alguns exemplos são:

  • baterias;
  • embalagens;
  • estopas sujas;
  • graxa;
  • latas;
  • óleos usados;
  • peças sem utilidade;
  • pneus usados;
  • etc.

Esses resíduos, se não geridos corretamente, podem ser nocivos à natureza e ainda gerar riscos aos trabalhadores do estabelecimento e à população de modo geral.

Por isso, é fundamental ter cuidado com eles para não gerar maiores problemas e contratempos.

De todos os itens citados acima, vale ressaltar que uma das principais preocupações é com o óleo lubrificante usado nos motores. Afinal, ele não pode ser descartado de qualquer maneira. 

Esse tipo de óleo contém substâncias tóxicas que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas. 

Nesse sentido, para descartá-lo corretamente, é necessário armazená-lo em recipientes próprios e depois levá-lo a uma empresa especializada ou a um ponto de coleta de óleo usado.

Agora, esse é apenas um exemplo de um resíduo que deve ser gerido adequadamente. Como lidar com os outros?

Como fazer o descarte de resíduos de uma oficina mecânica corretamente?

Latas de lixo em um estabelecimento

Para garantir que o descarte de resíduos de sua oficina mecânica seja feito de forma segura e responsável, é importante seguir as leis e regulamentações ambientais locais, estaduais e federais. 

Isso inclui o uso de recipientes de armazenamento, o transporte adequado dos resíduos e a disposição final em um local apropriado.

A primeira etapa do processo de descarte de resíduos de oficina mecânica é a separação dos materiais. 

É importante que cada tipo de resíduo seja separado e armazenado em recipientes apropriados, como tambores, caixas, bombonas e lixeiras plásticas.

Os resíduos devem ser separados em grupos como óleo lubrificante, filtro de óleo, peças metálicas, pneus e baterias — cores diferentes ajudam na identificação e separação de cada item.

Além dessas medidas, é válido ressaltar que uma opção interessante para o descarte de resíduos de oficina mecânica é contratar uma empresa especializada em gerenciamento de resíduos. 

Afinal, essas empresas têm equipamentos e profissionais qualificados para lidar com resíduos tóxicos e perigosos, de modo a garantir que eles sejam eliminados de forma segura e responsável. 

Ademais, essas companhias possuem licenças e autorizações para realizar o transporte de resíduos, garantindo, assim, o descarte correto, além da adequação às normas e legislações ambientais vigentes (ISO 14000 e NBR 1000).

E não só isso, muitas dessas empresas ainda pagam determinadas quantias em troca dos produtos usados. Então, trata-se de uma forma de a oficina ganhar dinheiro também.

Como descartar resíduos específicos?

Nas explicações anteriores, você conferiu algumas orientações gerais sobre como fazer o descarte de resíduos de uma oficina mecânica corretamente. 

Porém, como colocar essa medida em prática ao lidar com resíduos específicos? Para essa finalidade, acompanhe as dicas a seguir!

Baterias

Além do óleo lubrificante, outro resíduo bastante comum em oficinas mecânicas são as baterias automotivas. Esses produtos contêm metais pesados, como chumbo e cádmio, que são altamente tóxicos. 

Por isso, é importante que as baterias sejam descartadas em locais apropriados, como postos de coleta ou empresas especializadas. 

As baterias velhas podem ser recicladas e devolvidas ao fabricante ou levadas a um centro de reciclagem de baterias. 

Filtros de óleo

Outro tipo de resíduo que merece cuidado na hora do descarte são os filtros de óleo. Eles devem ser colocados em recipientes apropriados e levados para um centro de reciclagem de metais. 

Os filtros contêm resíduos de óleo e metais pesados, que podem contaminar o solo e os lençóis freáticos. Portanto, ter cuidado com eles é essencial.

Pneus

Profissional com uma prancheta em um depósito de descarte de pneus

Os pneus também merecem atenção especial no momento do descarte. Isso porque eles não podem ser jogados em lixões ou terrenos baldios, pois podem acumular água e se tornar criadouros de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue.

Além disso, pneus descartados de maneira inadequada podem poluir o solo e contaminar o lençol freático. Portanto, é recomendado que eles sejam levados a empresas que realizam a reciclagem desse tipo de material.

Peças metálicas

As peças metálicas, como as de motor e chassis, devem ser armazenadas em recipientes separados e levadas a empresas especializadas em reciclagem de metais. 

Qual a importância das práticas sustentáveis na oficina mecânica?

Para garantir o descarte adequado de resíduos de uma oficina mecânica, é fundamental que os proprietários desses estabelecimentos sejam conscientes da importância desse processo e adotem medidas para garantir a destinação correta desses materiais. 

Nesse contexto, é válido implementar programas de treinamento para funcionários, ensinando-os sobre as práticas de eliminação de resíduos. Isso pode ajudar a reduzir o risco de acidentes e de danos ao meio ambiente.

Além dessas questões, vale observar que é possível obter informações junto a órgãos públicos e empresas especializadas em descarte de resíduos para saber como fazer o descarte adequado de cada tipo de material. 

Assim, agindo dessa forma, é possível preservar o meio ambiente e contribuir para um futuro mais sustentável.

Por fim, vale ressaltar que as oficinas mecânicas podem investir no monitoramento das atividades e ainda adotar práticas sustentáveis, como a reutilização de materiais e a reciclagem sempre que for possível. 

Por que é tão importante fazer o descarte correto de resíduos?

Profissionais recolhendo resíduos em um caminhão

O primeiro ponto relevante para fazer o descarte de resíduos de uma oficina mecânica de forma adequada refere-se ao cuidado com meio ambiente, conforme mencionado no começo do post.

Agora, além dessa questão, é válido destacar que ao fazer esse descarte corretamente, algumas empresas podem reciclar e reaproveitar determinados itens.

Por último, mas não menos importante, dar atenção ao descarte apropriado é uma questão interessante, pois contribui para a imagem e a credibilidade da oficina

Ela passa a ser vista por muitos clientes como um estabelecimento consciente, responsável e sustentável.

Pronto para fazer o descarte de resíduos corretamente?

Ao seguir as dicas e orientações acima é possível contribuir para a preservação do meio ambiente e para a saúde de todos. 

Além disso, vale mencionar que o cumprimento das leis ambientais pode evitar multas e sanções para as oficinas mecânicas.

Portanto, não deixe de colocar em prática as recomendações sobre o descarte correto de resíduos, combinado?

Deixe um comentário