Higienização de caminhão: 11 dicas essenciais para fazê-la

Caminhão sendo lavado

Se você é um caminhoneiro, é importante que mantenha o seu veículo de trabalho sempre em um bom estado e conservado. Por isso, investir em uma boa higienização de caminhão periodicamente é algo fundamental a se fazer.

Agora, como fazer isso da maneira correta? Quais as melhores práticas? Além disso, o que deve ser evitado na hora de fazer essa limpeza? Para essas e outras dúvidas, acompanhe as dicas e informações a seguir!

Como fazer uma boa higienização de caminhão: dicas essenciais

Além de cuidar da manutenção e revisão do seu veículo, pois assim você garante mais segurança, eficiência e menos problemas e dores de cabeça, é de suma importância investir em uma boa higienização para manter o seu caminhão bem limpo e brilhando.

A higienização de caminhão é algo que além de deixar um veículo com um aspecto mais novo e bonito, demonstra que o seu dono é uma pessoa cuidadosa, que costuma dar uma certa atenção a ele de modo a mantê-lo sempre bem preservado.

Sem contar que uma boa higienização também ajuda a tornar a cabine mais agradável e confortável, a remover eventuais odores e a evitar a incidência de ácaros e bactérias que podem ser prejudiciais à saúde e ao bem-estar.

Portanto, se você quer manter o seu veículo limpo, conservado e em bom estado, não deixe de seguir as onze dicas que separamos abaixo!

1. Dê atenção aos detalhes

Por conta da rotina muitas vezes corrida, pesada e cansativa, diversos caminhoneiros não fazem uma higienização adequada em seus veículos. 

Eles simplesmente fazem uma limpeza mais rápida, “por cima” e pronto — isso quando fazem.

Porém, se você quer fazer uma boa higienização e manter o seu veículo sempre bem cuidado e preservado, é essencial que você dê atenção a cada detalhe:

  • Bancos;
  • Teto;
  • Volante;
  • Tapetes;
  • Cinto de segurança;
  • Painel;
  • Cama;
  • Laterais da porta;
  • Etc.

Faça o trabalho completo, ok?

2. Use os produtos certos

Em uma higienização de caminhão (ou de qualquer outro tipo de veículo), é natural utilizar alguns produtos durante o processo de limpeza. 

Porém, é importante ressaltar que você deve ter um certo cuidado em relação ao que você usa. Nem todo produto é adequado para uma higienização de veículo.

Às vezes, por conta de uma escolha errada, você pode estragar ou danificar um determinado acessório, componente ou peça do caminhão.

Por isso, invista na combinação já conhecida água + sabão neutro e, se quiser utilizar um outro tipo de produto, verifique se de fato ele pode ser passado e aplicado onde você deseja.

3. Limpe bem o tapete, o volante, o câmbio e as maçaneta

Painel interno de um caminhão

Quatro itens do seu caminhão merecem bastante atenção em relação a higienização: o tapete, o volante, o câmbio e as maçanetas.

Isso porque, primeiro, o tapete está sempre em contato com o seu calçado e toda vez que você entra e sai do veículo, ele acaba acumulando sujeiras e detritos. E segundo, porque na sua rotina de trabalho, constantemente você coloca as mãos no volante, no câmbio e nas maçanetas.

E como você deve saber, as mãos podem concentrar inúmeros micróbios, bactérias e germes — não à toa, lavar as mãos regularmente é uma tarefa de suma importância a se fazer no dia a dia.

Portanto, com uma certa periodicidade lave os tapetes do seu caminhão, utilizando água, sabão neutro e uma escovinha e, depois, coloque-os em local arejado para secar bem.

E quanto ao volante, ao câmbio e às maçanetas, passe álcool 70% em alguns momentos do seu dia a dia, por exemplo, a cada vez que você sair e voltar para o veículo.

4. Passe um pano com desinfetante nos bancos

Outro item do seu caminhão que merece atenção em relação a higienização são os bancos. E para limpá-los adequadamente, é interessante usar um desinfetante.

Porém, evite aplicá-lo de forma direta, pois se houver um excesso na hora de utilizá-lo, os bancos (especialmente a espuma) podem ser danificados.

Portanto, pegue um pano limpo e macio e apenas o umedeça com o desinfetante. Depois, é só passar nos bancos com cuidado.

O recomendado é fazer essa limpeza com uma certa frequência e, de preferência, em dias mais quentes para facilitar o processo de secagem.

5. Faça a limpeza das janelas

Assim como o veículo em si, as janelas também ficam sujas com o passar do tempo. 

É uma limpeza que não exige tanta frequência como outros itens que citamos, mas, mesmo assim, é importante fazê-la.

Então, com um pano (ou uma flanela) e um limpa-vidros, limpe as janelas do seu caminhão — tanto por dentro quanto por fora. 

Isso contribuirá para a parte estética do veículo e também o ajudará a visualizar melhor o que está ao seu redor no trânsito, afinal, com as janelas bem limpas, a sua visibilidade é aprimorada. Fica mais nítido enxergar as coisas em volta.

E já que estamos falando sobre as janelas…

6. Mantenha as janelas abertas

Caminhoneiro dentro do caminhão dando um sinal de "joia" com a mão

Por fim, mas não menos importante, outra dica interessante que você deve considerar é, em dias sem chuvas, manter as janelas do caminhão abertas.

Isso porque essa é uma forma de manter a cabine mais arejada e ventilada e facilitar a circulação do ar, evitando que agentes que possam causar problemas à saúde se proliferem no ambiente.

Dicas extras

7. Utilize um aspirador de pó para remover a poeira, sujeira e detritos;

8. Passe um pano limpo e úmido (não molhado) no painel;

9. Tire o lixinho regularmente (não deixe que haja acúmulo);

10. Evite deixar itens jogados e espalhados pelo interior do caminhão  — especialmente comida (mantenha o ambiente minimamente organizado).

11. Lave o caminhão (parte externa) para preservar a pintura, a lataria e a aparência do veículo.

Pronto para fazer uma boa higienização de caminhão?

E então, com base nas dicas e informações apresentadas, ficou mais claro como fazer a higienização do seu veículo agora? Esperamos que sim! 

Como você conferiu, você mesmo pode fazer essa limpeza, porém, se quiser contar com serviço especializado, sem problemas, é uma opção também.

Além disso, caso tenha alguma outra dica ou indicação sobre o assunto que não abordamos e você considera interessante, comente abaixo. Queremos ouvir você!

Deixe um comentário