14 acessórios para caminhão guincho

Carro em cima de um caminhão guincho com as rodas amarradas

Assim como existem itens específicos para carros e motos, há também alguns acessórios para caminhão guincho que podem ser bastante úteis e importantes para quem atua nesse ramo.

Isso porque esses acessórios podem facilitar o trabalho, torná-lo mais seguro e eficiente e, ainda, ajudar a gerar mais lucro — o que é ótimo, não é mesmo?

Portanto, se você está interessado em saber quais são esses itens, confira a leitura a seguir! Ao longo dela, você verá uma lista com 14 acessórios para caminhão guincho que vale a pena considerar o investimento, caso ainda não tenha. Veja!

Acessórios para caminhão guincho: conheça os 14 principais

O guincho é um tipo de veículo utilizado para rebocar automóveis nas vias por apresentarem algum defeito que impossibilite sua locomoção. 

Além disso, ele pode ser utilizado em situações que envolvem o desrespeito às leis, como parar/estacionar em locais proibidos

Nesse sentido, considerando a sua importância, é essencial que para garantir que o serviço seja realizado de maneira adequada, seja feito o uso de alguns acessórios. Agora, quais? Confira-os a seguir!

1. Cinta de amarração

Para que o serviço de içamento/reboque possa ser feito corretamente, o primeiro acessório fundamental para guinchos é a cinta de amarração.

Hoje em dia, existem diferentes modelos de cintas, com diferentes capacidades de amarração. Existem alguns tipos, por exemplo, que possuem grande resistência e conseguem suportar trações de até 20 toneladas.

Então, vale a pena estudar as opções disponíveis no mercado, de modo a avaliar qual cinta faz mais sentido para o seu trabalho.

Lembrando que se trata de um item que permitirá que veículos possam ser transportados sem nenhum risco de desprender. Portanto, não deixe de investir em uma cinta de qualidade, ok?

O mesmo vale para a catraca, acessório que ajuda a manter a cinta de amarração completamente esticada na hora de uma remoção.

2. Cabo de transmissão de carga

Outro acessório importante para ter sempre no caminhão guincho é o cabo de transmissão de carga, conhecido também como “cabo de transferência de carga” ou popularmente chamado de “cabo de chupeta”.

Como já é conhecido, esse tipo de cabo tem como função transmitir energia elétrica de uma bateria ou carregador portátil para uma bateria que está sem carga.

Evidentemente, muitos guincheiros têm esse item em seus veículos de trabalho e sabem da relevância dele. Porém, nós separamos esse tópico em específico para falar sobre a necessidade de ter um cabo de qualidade.

Isso porque existem cabos no mercado que são de baixa qualidade. Assim, eles acabam não funcionando como deveriam — o que pode acabar deixando você e outras pessoas “na mão”.

Portanto, não deixe de investir em um cabo de qualidade, assim como boas garras para que a transferência de energia possa ser feita com sucesso.

3. Gancho para guincho

Gancho de um caminhão guincho

Além da cinta de amarração e do cabo de transmissão de energia, outro acessório essencial para um caminhão guincho é o gancho. Afinal, é por meio dele que o engate de um automóvel será feito.

Assim como nos dois itens anteriores, é de suma importância que você invista em um gancho de qualidade, atentando-se a sua capacidade e a presença de trava de segurança.

4. Cepos

O quarto acessório que é interessante ter em seu caminhão são pedaços de cepos de madeira, em formato retangular, como um tijolo maciço.

Esses itens podem ser obtidos em uma madeireira, por exemplo, e servem para auxiliar em algumas situações específicas, como um serviço envolvendo um carro rebaixado.

Isso porque esses veículos que são mais baixos, podem, por exemplo, pegar no começo da prancha na hora de subir no guincho. Dessa forma, corre-se o risco de causar algum dano ou problema no para-choque.

Sendo assim, para evitar maiores contratempos, com o uso de um ou mais cepos é possível colocar uma espécie de base de modo que o carro suba no cepo e não raspe.

5. Frigobar ou geladeira portátil

Mais um acessório/equipamento interessante para se ter em um caminhão guincho é um frigobar ou geladeira portátil;

Isso porque esses itens permitem ter sempre no veículo alimentos, frutas, embutidos etc. de modo que eles fiquem sempre conservados e frescos.

Além do mais, eles possibilitam levar bebidas como água e sucos de modo a mantê-los gelados.

Dependendo da região onde você trabalha e do tempo que fica rodando pelas vias, esses itens podem ser bastante práticos e úteis.

Lembrando que você não precisa, necessariamente, ter um frigobar e uma geladeira portátil. Você pode ter um ou outro. Cabe avaliar qual faz mais sentido para o seu caso.

6. Suporte e carregador para celular

Suporte de celular dentro do carro

Atualmente, o celular é um aparelho praticamente indispensável em nosso dia a dia. E para quem trabalha como guincheiro, isso não é diferente. Afinal, é por meio dele que se recebe demandas, verifica-se rotas etc.

Sendo assim, dois itens essenciais para ter sempre na cabine do seu caminhão guincho são: o suporte para fixar o celular e um carregador veicular com saídas USBs para que você possa manter o seu aparelho sempre com bateria.

Afinal, de pouco adianta ter o celular com você, se ele estiver descarregado. Nesse caso, ele não terá utilidade. Portanto, vale a pena manter um carregador em sua cabine para que o seu aparelho esteja sempre com carga.

Outros acessórios interessantes para caminhão guincho

Além dos acessórios que apresentamos até aqui, existem alguns outros que você deve considerar para o seu caminhão guincho. São eles:

7. Cambão (e o seu respectivo engate);

8. Climatizador para umidificar o ar e deixar a temperatura na cabine mais agradável;

9. Engate para carretinha;

10. Mangueira de ar com engate para bico de encher pneu;

11. Patins de alavanca para manobrar veículos quando suas rodas estão travadas;

12. Roldana para auxiliar em serviços envolvendo veículos mais pesados e automóveis que se encontram em locais de difícil acesso;

13. Tapa-sol para diminuir a incidência dos raios solares diretamente na cabine;

14. Ventilador portátil para refrescar o ambiente interno do veículo, caso não queira investir em um climatizador.

E então, você já conhecia todos esses acessórios para caminhão guincho? Qual ou quais você já utiliza em seu veículo de trabalho? Comente abaixo!

Deixe um comentário