Alguns problemas no sistema elétrico do veículo podem resultar em uma grande dor de cabeça, além de gastos elevados com eventuais trocas e reparos.
E como sabemos, hoje grande parte dos componentes de um veículo tem algum tipo de ligação com o sistema elétrico.
Por isso, é fundamental se atentar a alguns sinais para conseguir identificar problemas nesse sistema antes que ele se torne mais grave.
Quer descobrir como fazer isso na prática? Então não deixe de conferir as informações deste post até o final!
Afinal, como identificar problemas no sistema elétrico do veículo?
O sistema elétrico é um dos mais importantes e também um dos mais complexos em um veículo, visto que ele é composto por diversos componentes que são responsáveis por garantir o bom funcionamento do carro.
No entanto, devido ao uso (ou mau uso) do veículo, podem surgir alguns problemas nesse sistema, que podem resultar em falhas e prejudicar o desempenho do automóvel.
Sendo assim, veja nos tópicos a seguir como identificar esses problemas e realizar a manutenção adequada para evitar maiores transtornos!
Verifique a bateria
A bateria é um dos componentes mais importantes do sistema elétrico de um veículo, pois é responsável por fornecer energia para a partida e para outros sistemas.
Nesse contexto, se a bateria estiver fraca ou com defeito, o veículo não dará partida ou poderá falhar ao ligar.
Sendo assim, como primeira orientação, verifique a bateria do seu veículo. Veja se ela está segura e sem corrosão nos terminais. Em seguida, veja a sua tensão e a corrente de carga por meio de um multímetro.
Às vezes, você nem precisará fazer essa checagem, pois o próprio veículo pode indicar o problema por meio de uma luz acesa no painel. Portanto, também fique atento a ele, ok?
Vale destacar que o sinal mais comum de pane elétrica em veículos é a dificuldade para dar partida no automóvel. Porém, claro, não é o único.
Verifique os fusíveis
Outro item essencial para o bom funcionamento do sistema elétrico de um veículo são os fusíveis. Afinal, eles são responsáveis por proteger o sistema contra sobrecargas e curto-circuitos.
Logo, se um fusível estiver queimado, o componente correspondente não funcionará. Portanto, verifique o manual do proprietário para localizar os fusíveis e veja se eles não estão queimados ou com algum outro tipo de problema.
Em caso afirmativo, substitua-os pelo fusível correto, considerando a sua amperagem.
Verifique as lâmpadas
Assim como a bateria e os fusíveis, as lâmpadas do veículo são componentes de suma importância no sistema elétrico. Afinal, elas fornecem iluminação para a condução noturna e indicam as intenções do motorista para os outros condutores.
Sendo assim, se uma lâmpada não estiver funcionando, verifique se ela está queimada ou solta. Veja também se as luzes dos freios, setas e faróis estão funcionando corretamente.
Como esses itens são bastante utilizados no dia a dia, é natural que em algum momento um ou mais componentes do sistema de iluminação apresentem algum tipo de defeito e gerem problemas elétricos.
Verifique o alternador
Outro item fundamental para o sistema elétrico de um veículo é o alternador. Isso porque ele tem como função gerar energia elétrica para o automóvel enquanto o motor está em funcionamento.
Nesse sentido, se o alternador ou as suas correias estiverem com algum tipo de defeito, a bateria pode se descarregar rapidamente e os componentes elétricos podem parar de funcionar.
Portanto, não deixe de verificar se o alternador está carregando a bateria adequadamente e se ele está produzindo a tensão adequada. Além disso, veja se as suas correias não estão ressecadas ou com fissuras.
Verifique os cabos e as conexões elétricas
Os cabos e as conexões elétricas são encarregadas de conectar os componentes elétricos do veículo ao sistema elétrico.
Então, se uma conexão estiver solta ou corroída, por exemplo, o componente correspondente pode parar de funcionar.
Logo, não deixe de conferir se todos os cabos estão limpos, bem apertados e sem danos aparentes, como ferrugens e cortes.
Quais os principais sinais de problemas no sistema elétrico do seu veículo?
Além da dificuldade para ligar o veículo e da luz acesa no painel, esses são os principais sinais ligados a problemas no sistema elétrico:
- luzes fracas ou piscando;
- falhas constantes no motor;
- fusível queimando com uma certa frequência;
- luz acende e o carro apaga logo em seguida;
- rádio e/ou os vidros não funcionam corretamente.
Por fim, vale destacar que o uso de peças não originais também pode prejudicar o sistema elétrico de um veículo, visto que elas podem sobrecarregá-lo. Então, atente-se a isso.
Qual a relação da manutenção com os problemas no sistema elétrico do seu veículo?
Muitos desses problemas citados podem ser consideravelmente evitados se você manter a manutenção (e também a revisão) do veículo em dia.
Afinal, assim eventuais falhas ou defeitos poderão ser identificados previamente de modo a serem solucionados antes que gerem um transtorno maior.
Portanto, se você não quer ter dor de cabeça e gastos desnecessários com o sistema elétrico do seu veículo, não deixe de levá-lo para a manutenção com uma certa regularidade.
Não espere que um problema grande aconteça para só depois buscar ajuda. Aja de maneira preventiva.
Entendeu como identificar problemas no sistema elétrico do seu veículo?
Como você viu ao longo do artigo, existem diferentes medidas que podem ajudá-lo a identificar problemas no sistema elétrico do seu veículo. Portanto, não deixe de considerá-las caso esteja desconfiado de algum defeito.
Agora, se você não sabe muito bem como fazer cada checagem ou não se sente confortável para fazê-las sozinho, sem problemas, não coloque a sua segurança em risco sem necessidade.
Diante dessa situação, o melhor a se fazer é procurar por uma boa auto elétrica ou uma oficina mecânica de confiança para levar o seu automóvel.
Dessa forma, você terá a garantia de que um profissional qualificado poderá verificar e resolver o problema no seu veículo.
Talvez seja preciso apenas trocar um componente específico. Ou talvez seja necessário trocar uma peça inteira. De qualquer modo, você só saberá isso ao analisar o seu veículo corretamente ou ao contar com o auxílio de um profissional.
E então, entendeu como identificar problemas no sistema elétrico do seu veículo? Esperamos que as informações e orientações apresentadas possam ajudar. E caso tenha alguma dúvida ou comentário a fazer, aproveite o espaço abaixo!
É sempre bom ter disponível um aplicativo de guincho 24h para te auxiliar, caso seja necessário. O Cadê Guincho é a melhor solução para isso, pois tem sua base mais de 20 mil profissionais de auto socorro cadastrados em todo território nacional. Nosso aplicativo está disponível em sistemas Android e IOS, além de termos nossa central pelo WhatsApp.