Gestão de frota de caminhão: 9 dicas essenciais para fazê-la

Pessoa segurando um tablet com um software de gestão e caminhões atrás

A gestão de frota de caminhão é um processo complexo que envolve diversos aspectos, desde a manutenção dos veículos até a otimização das rotas e a redução de custos. 

E com a concorrência cada vez mais acirrada no setor de transporte de cargas, é fundamental que as empresas adotem uma gestão eficiente, visando aumentar sua produtividade e competitividade no mercado.

Sendo assim, com base nesse contexto, confira ao longo deste artigo 9 dicas essenciais para fazer uma gestão de frota adequadamente!

Como fazer uma boa gestão de frota? 9 dicas essenciais

Para fazer uma gestão de frota de maneira adequada, estratégica e eficiente, é primordial considerar algumas dicas e orientações.

Conheça as 9 principais nos tópicos a seguir!

1. Faça um diagnóstico da sua frota de caminhões

O primeiro passo para fazer uma boa gestão de frota de caminhão é realizar um diagnóstico completo de todos os veículos, verificando questões como:

  • idade;
  • quantidade;
  • condições mecânicas;
  • necessidades de manutenção;
  • consumo de combustível;
  • etc.

Esse diagnóstico é essencial para identificar os pontos fortes e fracos da frota, de modo a permitir que sejam tomadas as ações corretas para aprimorar o desempenho dos veículos e garantir que eles estejam prontos para pegar a estrada.

2. Crie um planejamento de rotas

Outro ponto importante para fazer uma gestão de frota de forma eficiente é planejar as rotas. 

Isso porque é necessário criar trajetos otimizados, que levem em conta a distância, o tempo de viagem, as condições do tráfego, os pontos de parada, eventuais pedágios e os custos envolvidos.

Além disso, é preciso considerar a capacidade de carga dos caminhões para evitar desperdício de combustível e garantir que a carga seja entregue com segurança e no prazo previsto.

3. Tenha uma rotina de manutenção preventiva

A manutenção preventiva é fundamental para garantir a segurança e o desempenho adequado dos caminhões. 

Sendo assim, é indispensável criar e seguir um plano de manutenção preventiva que inclua:

  • troca de óleo;
  • inspeção dos pneus;
  • averiguação dos freios;
  • verificação do sistema de arrefecimento;
  • etc.

A manutenção preventiva além de ajudar a evitar paradas inesperadas na estrada, contribui para um aumento da vida útil dos veículos.

Ademais, é mais econômico, afinal, as despesas com reparos preventivos costumam ser bem mais baratas do que esperar que um problema aconteça para, somente então, procurar um mecânico.

4. Invista em treinamentos para motoristas

Homem segurando prancheta em frente a um caminhão

Além de ter uma rotina de manutenção preventiva, é de grande relevância investir em treinamentos para os motoristas. Afinal, eles são parte fundamental para que o serviço de transporte de cargas seja realizado.

Portanto, periodicamente, ofereça cursos, palestras, materiais e treinamentos a esses profissionais para que eles aprimorem seus conhecimentos e habilidades, e possam dirigir de maneira segura, responsável e eficiente.

Esses treinamentos devem incluir assuntos como direção defensiva, condução econômica, manutenção básica e outros aspectos relevantes para a rotina de trabalho.

É importante ter em mente que os motoristas são representantes da empresa na estrada. Então, as suas atitudes, condutas e comportamentos estarão associadas à imagem da organização.

5. Analise e controle os custos

A análise e o controle dos custos são questões fundamentais para uma boa gestão de frota de caminhão. Afinal, elas estão diretamente relacionadas aos ganhos e lucros do negócio.

Por isso, é necessário monitorar regularmente os custos de combustível, manutenção, peças de reposição, seguro, multas e outros gastos relevantes. 

Essa análise permite identificar oportunidades de redução de custos e garantir a saúde financeira da empresa.

Ademais, vale ressaltar que, sem um controle adequado, o negócio pode ficar insustentável, gerar prejuízos e, em último caso, quebrar — o que, evidentemente, não é uma situação que você deseja, certo? Portanto, dê atenção aos custos.

6. Faça o monitoramento e rastreamento da sua frota de caminhões

Outro fator importante para realizar uma boa gestão de frota de caminhões é fazer um monitoramento e rastreamento dos veículos. Isso porque essa medida ajuda a garantir a segurança e a eficiência das operações. 

Hoje em dia, com as tecnologias que temos à disposição, é possível instalar dispositivos de rastreamento nos veículos que permitem monitorar sua localização, velocidade, trajeto e outras informações relevantes em tempo real.

Assim, esses recursos ajudam a identificar eventuais desvios de rotas, atrasos nas entregas e até mesmo o uso indevido dos veículos por parte dos motoristas. 

E com base nessas informações, é possível tomar medidas para corrigir os problemas, melhorar a eficiência da operação e reduzir os custos.

7. Utilize cartões automáticos para pedágios

O pagamento de pedágios pode ser um grande problema para as empresas de transporte, principalmente quando há muitos veículos envolvidos. 

Sendo assim, para facilitar esse processo, é recomendado utilizar cartões automáticos de pedágio — como a tag Sem Parar — que permitem o pagamento sem a necessidade de parar nas cabines de cobrança.

Além de economizar tempo, esse tipo de item ajuda a reduzir os custos com combustível, já que os motoristas não precisarão ficar parando e acelerando até pagar o pedágio.

Ademais, ao recorrer a esses cartões, você evita ter que fornecer previamente os valores em dinheiro aos motoristas ou ter de ressarci-los posteriormente.

8. Utilize um sistema de gestão de frota (automatização)

Pessoa utilizando um software de gestão

Para garantir uma boa gestão de frota de caminhão, é essencial contar com um sistema automatizado (software) que permita gerenciar as informações de forma eficiente. 

Com os avanços tecnológicos, hoje esses sistemas permitem integrar diferentes dados, como a localização dos veículos, os dados de manutenção, os custos com combustível e pedágio e muito mais.

Assim, com essas informações organizadas, registradas e centralizadas, é possível tomar decisões muito mais assertivas e melhorar a eficiência da operação.

Além disso, é válido destacar que esse tipo de sistema pode ajudar a identificar problemas antes que eles se tornem mais graves e prejudiciais.

9. Tome decisões com base em dados

Por fim, pegando gancho com o tópico anterior, é de suma importância contar com o auxílio de dados para tomar decisões e fazer uma gestão de frota de caminhão de modo adequado.

Por isso, esteja sempre acompanhando os dados gerados pelo sistema de gestão de frota e utilize-os como base para as suas tomadas de decisão.

Neste post, você conheceu 9 dicas essenciais para fazer uma boa gestão de frota de caminhão. Portanto, não deixe de considerá-las no seu dia a dia de trabalho, ok?

Para encerrar, confira este outro post sobre preço do frete: como calculá-lo corretamente!

Deixe um comentário