Mototaxista: principais vantagens e desvantagens da profissão

Mototaxista em cima de uma moto

O trabalho envolvendo o transporte de pessoas já é de conhecimento de grande parte da população. Afinal, a profissão de taxista já existe há bastante tempo, o Uber é um serviço que muita gente utiliza e assim por diante. Porém, devido ao trânsito pesado, estressante e muitas vezes caótico, a figura do mototaxista tem ficado cada vez mais em evidência. Afinal, trata-se de um tipo de serviço de transporte mais ágil e dinâmico.

Agora, será que ele de fato compensa? Ou será que não? Se você tem interesse em saber mais sobre a profissão de mototaxista, assim como suas principais vantagens e desvantagens, acompanhe as informações a seguir com atenção!

O que é e o que faz um mototaxista?

Vamos começar pelo básico: o que é e o que faz um mototaxista?

O mototaxista é uma pessoa habilitada com a categoria de CNH do tipo “A”, que transporta passageiros por ruas, avenidas, comunidades, estradas e rodovias do país por meio de sua moto. Para atuar nessa função, ele precisa:

  • ter no mínimo 21 anos;
  • ter pelo menos dois anos na categoria A de habilitação;
  • ser aprovado em curso especializado ministrado pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ou por uma escola autorizada;
  • usar um colete retrorrefletivo e fluorescente enquanto estiver trabalhando por questões de segurança.

Trata-se de um serviço semelhante ao de táxi, porém, em vez de um carro, usa-se uma moto.

Quando surgiu a profissão de mototaxista?

De acordo com estudos, a profissão de mototaxista surgiu na Alemanha em 1987. No Brasil, embora não haja um consenso sobre o local exato, esse tipo de serviço começou a ser observado no país na década de 90.

Então, trata-se de um trabalho que tem pouco mais de 30 anos de existência — o que não é muito tempo se comparado com outras profissões.

Qual a importância do mototaxista?

Além de ajudar a movimentar a economia, o mototaxista é importante, pois ele pode ser útil para diversas pessoas nas mais diferentes situações. Por exemplo, no caso de:

  • um atraso envolvendo o trabalho;
  • um atraso envolvendo um compromisso importante/inadiável;
  • uma emergência envolvendo a saúde de alguém;
  • etc.

Sendo assim, por conta da facilidade e praticidade em termos de mobilidade, muitas vezes faz sentido para uma pessoa recorrer a uma mototáxi — ainda mais em circunstâncias urgentes. 

Trata-se de uma forma de “driblar o trânsito” e, desse modo, resolver uma questão específica que, muitas vezes, não se pode esperar.

Quais as principais vantagens de ser um mototaxista?

Homem motociclista e passageira de capacetes na moto

Agora que você já sabe o que é um mototaxista, o que ele faz e qual a sua importância, vale a pena conhecer as principais vantagens dessa profissão. Veja!

Flexibilidade

Ao atuar como mototaxista, você pode ter mais flexibilidade. Isso significa que você pode trabalhar onde e quando quiser. Ou seja, você pode fazer os seus próprios horários.

Ademais, por conta dessa característica, você pode trabalhar tanto de forma integral, de segunda a sexta, por exemplo, quanto para fazer uma renda extra.

Economia com combustível

Em relação a outros tipos de automóveis, como carros, caminhões, ônibus etc., a moto é um veículo bem mais econômico, podendo rodar dezenas de quilômetros com apenas um litro de gasolina.

Logo, trata-se de uma boa vantagem, afinal, você não precisará ficar parando toda hora no posto. O rendimento tende a ser bem interessante.

Boa demanda

O transporte realizado por mototaxistas normalmente é mais barato do que carros (táxis, Ubers etc.). Além disso, pode ser uma alternativa viável para pessoas que não querem depender apenas do transporte público para se locomover.

Portanto, mais uma vantagem de ser um mototaxista é que o preço do serviço costuma ser mais em conta. Trata-se de uma solução acessível. Assim, atrai o interesse de diversas pessoas. 

Isenção do rodízio

O rodízio é um programa cujo intuito é reduzir o congestionamento de automóveis durante horários de pico. Na prática, ele é baseado no número final da placa de um veículo.

Então, se um motorista tem um carro com uma placa que termina com o número 3, ele não pode circular em determinadas regiões e horários em um dia específico — no caso, na terça-feira.

Agora, por que estamos dizendo tudo isso? Porque mototaxistas, assim como taxistas e guinchos, não entram no rodízio. Ou seja, não há essa restrição de circulação.

Isenção/gastos menores com pedágio

Seguindo a linha do que foi explicado no tópico acima, outra vantagem de ser um mototaxista refere-se ao pedágio. Isso porque, em rodovias estaduais, ele é isento para quem trabalha dessa forma. 

E embora ele seja cobrado em estradas federais, o preço é bem menor em comparação com carros, ônibus e caminhões. O mesmo vale para estacionamentos.

Custo do meio de trabalho

Por fim, uma última vantagem que vale ser mencionada sobre a ocupação de mototaxista é que o meio de trabalho, isto é, a moto, exige um investimento menor em comparação com outros veículos.

Enquanto é possível adquirir uma moto 0km com cerca de R$ 15 mil, para um carro zero, a quantia a ser desembolsada é pelo menos quatro vezes maior.

Quais as principais desvantagens de ser um mototaxista?

Motociclista de lado com capacete

Agora que você já sabe quais são as vantagens de ser um mototaxista, vale a pena conhecer o outro lado da moeda. Ou seja, as principais desvantagens da profissão.

Riscos

O trânsito em si, é um lugar perigoso. E para quem dirige uma moto, essa situação é ainda mais complicada.

Isso porque, primeiro, existe o risco de acidentes. E esse risco pode ser aumentado em circunstâncias específicas, como em dias chuvosos e com neblina. Em uma colisão, por exemplo, a queda é inevitável.

Ademais, vale ressaltar a questão da insegurança. Afinal, muitos motociclistas são furtados e roubados todos os dias no país. E essas são situações que não só envolvem o seu meio de trabalho como um risco para a sua integridade física.

Portanto, os riscos relacionados ao trabalho de mototaxista são uma das principais desvantagens dessa profissão — porém, não a única.

Demanda

Como você viu na parte de vantagens, a demanda foi um tópico positivo. Porém, ela também pode ser um aspecto negativo.

Isso porque, devido aos riscos (citado anteriormente), há pessoas que não se sentem muito seguras para utilizar esse tipo de serviço.

Ambiente de trabalho

Outra desvantagem referente a ser um mototaxista diz respeito ao ambiente de trabalho. Afinal, como sabemos, o trânsito brasileiro não é o mais agradável e tranquilo do mundo.

Por outro lado, é possível ver essa questão também de uma forma positiva. Isso porque, o ambiente de trabalho é dinâmico. Ou seja, você sempre pode conhecer novos lugares todos os dias.

Combustível

Da mesma forma que a demanda pode ser um ponto positivo e negativo, o combustível também pode ser visto por esses dois lados.

Isso porque, embora motos costumem ter uma boa autonomia, o preço dos combustíveis em alta acaba sendo uma desvantagem. Afinal, é preciso gastar mais para abastecer o veículo.

Regulamentação

Para encerrar o post, separamos neste último tópico uma questão polêmica que envolve a atividade de mototaxista: a regulamentação. 

Isso porque, embora exista a Lei n.º 12.009/2009, nem todo lugar permite esse tipo de trabalho.

Inclusive, há pouco tempo, em janeiro de 2023, a Uber anunciou o Uber Moto em algumas regiões do país e as prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro posicionaram-se de forma contrária ao serviço, movimentando-se para suspendê-lo.

Portanto, é válido se atentar a essa questão de regulamentação e buscar mais informações sobre o local onde você mora e pretende atuar, para não precisar enfrentar problemas legais com a ocupação.

Agora, cabe a você avaliar essas vantagens e desvantagens para decidir se, de fato, atuará como mototaxista ou buscará outra opção.

Se você pretende seguir outro caminho, pode considerar então ser motoboy. Nessa profissão, em vez de pessoas, você transportará documentos, pizzas, comidas de fast-food, encomendas, entre outros tipos de produtos.
E sobre este assunto, nós temos um post específico: dicas de segurança para motoboys no horário de trabalho. Confira!

Deixe um comentário