Suspensão ativa: o que é, como funciona e quais os benefícios

Mecânico mexendo na suspensão de um veículo

A suspensão ativa é uma tecnologia que vem sendo cada vez mais utilizada nos veículos modernos — em especial, em carros de luxo e modelos de alto desempenho. Mas afinal, o que ela é e como funciona exatamente?

Como sabemos, o sistema de suspensão é de grande importância para veículos. Afinal, ele é responsável por manter a estabilidade, o conforto e a segurança durante a condução.

Agora, com tantos avanços tecnológicos e mudanças ao longo do tempo, esse sistema já passou por diversas melhorias e transformações, ficando cada vez mais moderno e eficiente. É nesse contexto que está a suspensão ativa!

Quer saber mais sobre as características e o funcionamento da suspensão ativa? Então não deixe de acompanhar as informações a seguir!

O que é a suspensão ativa?

A suspensão ativa é um sistema de suspensão que utiliza sensores, atuadores e processadores eletrônicos para ajustar automaticamente a rigidez das molas e dos amortecedores de acordo com as condições da pista e as preferências do motorista.

Esse sistema é composto por diversos sensores, que medem constantemente as condições da pista, a velocidade do veículo, a inclinação das curvas e outras variáveis. 

Assim, com base nesses dados, o sistema utiliza atuadores para alterar a rigidez das molas e dos amortecedores, de modo a adaptar o comportamento do veículo às condições da via e às necessidades do motorista.

O objetivo desse tipo de suspensão é manter as rodas do veículo em contato com o solo e minimizar os movimentos da carroceria, proporcionando uma condução mais suave e estável.

Vale destacar que a origem desse tipo de suspensão se deu na década de 80/90, com os carros de Fórmula 1 — primeiro, com os veículos da Lotus e depois com os veículos da Williams. E hoje, mais moderna e tecnológica, ela é utilizada em diferentes automóveis à venda.

O único ponto que é um “obstáculo” é o seu custo. Isso porque, por envolver mais peças e ser um sistema mais complexo, esse tipo de suspensão tem um preço mais elevado. Logo, ele não está presente em muitos veículos que rodam pelo país.

Como funciona exatamente esse tipo de suspensão?

Suspensão veicular

Após entender o que é a suspensão ativa, é válido compreender como é o seu funcionamento exatamente.

No caso, esse tipo de suspensão utiliza diversos componentes para ajustar a rigidez das molas e dos amortecedores de forma automática. Conheça os principais a seguir!

Sensores de velocidade

Os sensores de velocidade são itens cuja função é medir a velocidade do veículo e fornecer informações ao sistema de suspensão para ajustar a rigidez das molas e dos amortecedores.

Sensores de inclinação

Já os sensores de inclinação, como o próprio nome já indica, ficam encarregados de medir a inclinação do veículo nas curvas.

Assim, ele consegue fornecer informações ao sistema de suspensão para ajustar a rigidez das molas e dos amortecedores conforme o ângulo de inclinação que o veículo se encontra na via.

Processador eletrônico

Além dos sensores de velocidade e de inclinação, outro componente que faz parte da suspensão ativa é o processador eletrônico.

Esse processador é responsável por interpretar as informações fornecidas pelos sensores de modo a tomar decisões sobre os ajustes que devem ser feitos na suspensão. 

Na prática, ele utiliza algoritmos complexos para determinar qual é a melhor configuração da suspensão em cada momento.

Atuadores 

Por fim, há os atuadores. Estes, por sua vez, são encarregados de ajustar a rigidez e a altura da suspensão, aumentando ou diminuindo a pressão do fluido hidráulico, ou a corrente elétrica que passa pelos amortecedores.

Isso permite que a suspensão se adapte rapidamente às mudanças na via e às variações de velocidade, mantendo o veículo estável e seguro.

No caso, os atuadores recebem as informações dos sensores e do processador eletrônico e, a partir disso, realizam os ajustes necessários na suspensão — interessante, não é mesmo?

Quais são os principais benefícios dessa suspensão?

Até aqui, você entendeu o que é e como funciona a suspensão ativa. Agora, para completar o artigo, veja os principais benefícios que esse sistema oferece para veículos e os seus motoristas!

Maior conforto durante a condução

O primeiro ponto positivo da suspensão ativa é que ela proporciona um conforto maior ao dirigir, em comparação com a suspensão convencional.

Isso porque, por meio desse tipo de suspensão mais avançada, o veículo pode se adaptar automaticamente às condições da estrada, reduzindo os solavancos e as vibrações que são transmitidos para o interior do carro. 

Dessa forma, ela torna a condução mais confortável, especialmente em estradas irregulares ou em pistas sinuosas — condições que, como sabemos, são bastante comuns nas vias brasileiras.

Maior estabilidade e segurança

Carro na estrada

Outro benefício da suspensão ativa (e que está ligado ao tópico anterior) é que ela melhora a estabilidade e a segurança do veículo, principalmente em curvas e em altas velocidades. 

Isso ocorre porque, conforme explicado, esse sistema de suspensão mais moderno e tecnológico pode ajustar de maneira automática e em tempo real a rigidez das molas e dos amortecedores para manter o veículo estável.

Dessa forma, em caso de uma frenagem brusca ou uma mudança repentina de direção, por exemplo, a suspensão ativa pode ajudar a manter o veículo sob controle, reduzindo o risco de capotamentos e outros problemas.

Redução de impactos

A suspensão ativa também é capaz de reduzir os impactos causados por irregularidades na pista, como buracos e lombadas. 

Isso acontece porque o sistema é capaz de ajustar a rigidez da suspensão de acordo com a situação, absorvendo, assim, os impactos e proporcionando uma condução mais leve e suave.

Aumento da vida útil dos pneus

Por fim, além dos benefícios anteriores, é válido destacar que com uma suspensão ativa, é possível evitar que os pneus se desgastem de maneira irregular ou em excesso em pouco tempo.

Afinal, o sistema ajusta a altura da carroceria de acordo com as condições de cada terreno. Dessa forma, ele ajuda a aumentar a vida útil dos pneus e ainda reduz os custos de manutenção do veículo — o que é sempre bem-vindo, não é mesmo?

Neste post, você conheceu o que é, como funciona e quais os principais benefícios da suspensão ativa. Como você viu, trata-se de um sistema bastante interessante — embora não seja tão acessível e explorado por todas as montadoras.

Gostou do conteúdo? Compartilhe-o com amigos e familiares que também se interessam pelo universo automotivo!

Deixe um comentário