8 equipamentos essenciais em uma oficina de veículos pesados

Mecânicos agachados com um caminhão atrás

Para ter uma oficina de veículos pesados que faça sucesso, além de prestar um serviço de qualidade e oferecer um ótimo atendimento, é fundamental dar atenção aos equipamentos que farão parte do seu estabelecimento.

Afinal, hoje em dia existem diversas máquinas e ferramentas que podem ser de grande auxílio ao trabalho manual. Elas podem não só ajudar a sua oficina a ganhar mais dinheiro, como também podem agilizar processos e otimizar tempo.

Sendo assim, se você quer saber quais são os 8 equipamentos essenciais para uma oficina de veículos pesados, não deixe de conferir este artigo até o fim, pois ele será de grande ajuda.

Tenha uma ótima leitura!

Quais são os 8 equipamentos essenciais para uma oficina de veículos pesados?

Veículos de grande porte, como caminhões, ônibus, tratores etc exigem cuidados especiais. Cuidados esses que muitas oficinas mecânicas convencionais não conseguem oferecer.

Por conta disso, além de pensar em um espaço e uma estrutura adequada para montar o seu estabelecimento, é fundamental refletir sobre os equipamentos que serão necessários para que você possa realizar o seu trabalho de forma eficiente.

Para isso, acompanhe a lista a seguir com os 8 principais equipamentos que devem fazer parte de uma oficina de veículos pesados!

1. Guinchos hidráulicos

Ao lidar com veículos pesados, é importante ter em mente que diversas peças e componentes terão essa mesma característica. Ou seja, eles terão um peso considerável, sendo difícil levantá-las e transportá-las de modo braçal.

Sendo assim, o primeiro equipamento que vale a pena ter em uma oficina de veículos pesados são guinchos hidráulicos. 

Por meio deles, você e seus funcionários não terão muitos problemas em elevar e transportar determinados tipos de cargas. 

Ademais, esses equipamentos os ajudarão a executar tarefas de forma mais segura e menos arriscada.

Já imaginou estar carregando um item pesado e você o deixa cair no chão? Além do possível dano/prejuízo, você poderia ser atingido e, devido a essa situação, precisar de cuidados médicos.

2. Scanner automotivo

Os veículos que saem de fábrica hoje em dia costumam ter diversas tecnologias e sistemas eletrônicos em sua construção. Por conta disso, outro equipamento que vale a pena fazer o investimento para sua oficina mecânica são os scanners automotivos.

Ao utilizar esse tipo de equipamento, é possível fazer análises e diagnósticos com muito mais precisão. Trata-se de um item que pode ajudar a detectar problemas de uma forma mais fácil e rápida.

Além disso, ele pode auxiliar em situações que, talvez, o olho humano não consiga enxergar com clareza.

3. Manômetros

Manômetro

Medir a pressão de gases e líquidos presentes em um veículo é uma medida de suma importância. Afinal, isso permite detectar possíveis anomalias e irregularidades e, a partir dessas circunstâncias, trabalhar em ajustes e correções.

Sendo assim, mais um equipamento que não pode faltar em sua oficina de veículos pesados é o manômetro. Por meio dele, é possível averiguar os sistemas de freios, combustível, motor etc.

4. Torquímetros

Além do manômetro, outro equipamento que você deve ter em sua oficina são os torquímetros. Isso porque eles ajudam a evitar possíveis ajustes fortes ou fracos demais, além de empenos ao apertar parafusos e porcas.

Esse tipo de equipamento indica qual é a força (torque) que deve ser realizada em cada parafuso ou porca, de modo a evitar que esses itens se soltem ou quebrem.

Somado a esse equipamento, uma sugestão extra para esse tópico é considerar o investimento em máquinas pneumáticas, como apertadeiras. 

Por meio delas, pode-se garantir a fixação adequada de parafusos e porcas, reduzir o esforço dos mecânicos e ainda ganhar tempo.

Ademais, vale ressaltar que existem diferentes tipos de torquímetros no mercado. Os principais são de estalo, dinâmico e os digitais. Então, cabe a você avaliar cada um para verificar qual faz mais sentido para o seu estabelecimento.

5. Alinhadores e balanceadoras

Ligados aos cuidados com o pneu, nós separamos neste quinto tópico, dois equipamentos: os alinhadores automotivos e os balanceadores de rodas.

Afinal, manter os pneus sempre em bom estado, conservados, calibrados, alinhados e balanceados é fundamental.

Nesse sentido, não deixe de investir nesses dois tipos de equipamentos. Até porque ambos estão relacionados a serviços que costumam ser recorrentes em oficinas mecânicas.

6. Rampas

Em sexto lugar, assim como no tópico anterior, estão dois equipamentos: a rampa de alinhamento e a rampa de troca de óleo.

Ambos os itens podem auxiliar no dia a dia de trabalho, tornando-o mais ágil e organizado — o que também ajuda a “ganhar pontos” com a clientela.

Portanto, não deixe de considerar esses dois tipos de rampas para a sua oficina mecânica, ok?

7. Elevadores automotivos

Carro elevado visto de baixo

Em determinados serviços e reparos automotivos, é necessário olhar e mexer na parte inferior dos veículos. E para isso, na maioria das vezes, é preciso erguer o automóvel para que o trabalho possa ser feito corretamente.

Logo, o investimento em elevadores automotivos faz total sentido. Afinal, por meio desse tipo de equipamento pode-se levantar o veículo a uma altura considerável, de modo que o serviço possa ser realizado.

Agora, vale ressaltar que essa não é a única forma de trabalhar na parte inferior dos veículos — e é sobre isso que trataremos no próximo e último tópico!

8. Valas de inspeção

Por fim, mas não menos importante, nós não podemos deixar de falar sobre as valas de inspeção. 

Isso porque levantar veículos pesados é uma tarefa difícil e exige estruturas sólidas, robustas e bem reforçadas, além de equipamentos específicos (que podem ser bastante caros).

Sendo assim, com base nesse contexto, vale a pena considerar a instalação de algumas valas de inspeção em sua oficina.

Dessa forma, tanto você quanto os seus funcionários poderão verificar a parte debaixo dos veículos sem maiores dificuldades. 

Para encerrar, uma última dica: além de ter esses e outros itens em sua oficina de veículos pesados, é essencial que toda a equipe, isto é, você e seus funcionários, saibam como utilizar cada equipamento corretamente. 

Portanto, não deixe de investir também em capacitação e treinamentos para que todos saibam como manusear cada equipamento de maneira adequada.

Gostou do artigo? Quer conferir mais conteúdos como esse? Acesse nosso blog!

Deixe um comentário